Processos formativos de mulheres em cursos de licenciatura do IFC: relações de gênero e educação
Formação Inicial; Gênero; Mulheres estudantes
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as relações de gênero impactam nas experiências dos processos formativos de mulheres nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com viés analítico, descritivo e interpretativo (CRESWELL, 2010). Participaram da pesquisa doze estudantes de cinco diferentes cursos de licenciatura do IFC. Utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário semi-estruturado on-line, a partir da plataforma Google Forms. Os dados, por sua vez, foram analisados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2016; FRANCO, 2008). Foi possível observar que os principais impactos das relações de gênero nos processos formativos das estudantes remetem a uma sobrecarga de atividades como a conciliação dos estudos com o trabalho remunerado, trabalho doméstico e cuidado com os filhos. Os resultados e discussões apontam para uma necessidade de articulação de políticas institucionais e ações que considerem as vivências dessas mulheres dentro e fora do espaço do IFC ao longo de seus processos formativos.