Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE CHAMPOWSKI CORRÊA

DISCENTE : CAROLINE CHAMPOWSKI CORRÊA
DATA : 08/08/2023
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/ref-wexc-apq

Processos formativos de mulheres em cursos de licenciatura do IFC: relações de gênero e educação

Formação Inicial; Gênero; Mulheres estudantes

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as relações de gênero impactam nas experiências dos processos formativos de mulheres nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com viés analítico, descritivo e interpretativo (CRESWELL, 2010). Participaram da pesquisa doze estudantes de cinco diferentes cursos de licenciatura do IFC. Utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário semi-estruturado on-line, a partir da plataforma Google Forms. Os dados, por sua vez, foram analisados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2016; FRANCO, 2008). Foi possível observar que os principais impactos das relações de gênero nos processos formativos das estudantes remetem a uma sobrecarga de atividades como a conciliação dos estudos com o trabalho remunerado, trabalho doméstico e cuidado com os filhos. Os resultados e discussões apontam para uma necessidade de articulação de políticas institucionais e ações que considerem as vivências dessas mulheres dentro e fora do espaço do IFC ao longo de seus processos formativos.

Externa à Instituição - MARIA CLÁUDIA DAL’IGNA - Unisinos
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 08:31