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LUANA THAIS NUNES
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PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA
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Orientador : AIRTON ZANCANARO
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MEMBROS DA BANCA :
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AIRTON ZANCANARO
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ROSELI NAZARIO
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MARTHA K. BORGES
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Data: 18/03/2024
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Diante da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e da suspensão das atividades presenciais como medida de prevenção contra a propagação do vírus, professores precisaram se reinventar para dar continuidade às aulas de forma remota. Percebendo a alfabetização como uma importante e indispensável etapa da educação, e visto que esse tema ainda é recente, a presente dissertação, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, teve como objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na prática pedagógica do professor alfabetizador do Sistema Municipal de Educação de Lages. Trata-se de um trabalho de natureza básica, com abordagem mista, tendo como metodologia a pesquisa descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica e documental (Gil, 2022). A estratégia utilizada para a efetivação da pesquisa foi a realização de um Estado do Conhecimento em base de dados científicas. Pesquisa documental em portarias, decretos, comunicados, entre outros, que circularam no Sistema Municipal de Educação de Lages, também compõem esta dissertação. O estudo também se desenvolveu por meio de entrevista (Minayo, 2010) com um representante do setor de ensino dos anos iniciais, para buscar informações. Além disso, um questionário semiestruturado foi aplicado com dezenove professoras efetivas que atuaram como regentes em turmas de alfabetização nos anos iniciais (1º e 2º ano) em 2020 e 2021, abordando questões sobre práticas docentes utilizadas e os desafios enfrentados durante esse período. Os dados do questionário foram categorizados e analisados através da análise interpretativa para a escala Likert. Nos documentos, entrevista e questões abertas, foram utilizados alguns princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). O presente estudo ancorou-se na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2014), tendo como referência a concepção de alfabetizar letrando de Soares (2004, 2020, 2021). Como fundamentação teórica, a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e os autores Saviani (2008, 2013), Libâneo (2008), Goulart, Gontijo e Ferreira (2017), Bordignon e Paim (2015), Souza (2021), Smolka (2017), Morais (2019), Borges (2019), Moran (2020), entre outros, que trouxeram contribuições para a pesquisa. Através do Estado do Conhecimento, conseguimos elencar desafios relatados por professores em áreas específicas, sendo estas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiental. Ao observar as percepções das professoras, os documentos e a fala da representante do setor de ensino, entendemos que não houve um debate e participação dos professores nas decisões sobre esse período em que passamos pela pandemia de Covid-19, fazendo com que estes se sentissem inseguros, o que trouxe desafios, mas também aprendizados, e a certeza de que os professores precisam ser valorizados e preparados para as demandas da sociedade atual, dispondo de recursos necessários para esse fim. Esperamos que esse evento traumático possa deixar lições sobre a importância de incentivo a políticas públicas voltadas para a alfabetização, bem como do diálogo entre professores, comunidade escolar, estudiosos e governo, promovendo discussões e valorizando estudos que mobilizaram pesquisadores ao longo do tempo.
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Faced with the Covid-19 pandemic, caused by the new coronavirus, and the suspension of face-to-face activities as a prevention measure against the spread of the virus, teachers had to reinvent themselves to continue classes remotely. Perceiving literacy as an important and indispensable stage of education, and since this theme is still recent, this dissertation, developed by the Graduate Program in Education of the Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Brazil research line Educational Processes and Inclusion, aimed to analyse the impacts of the Covid-19 pandemic in the pedagogical practice of the literacy teacher of the Municipal Education System of Lages. It is a work of basic nature, with a mixed approach, having as methodology the descriptive and exploratory research, using as technical procedures the bibliographic and documentary review (Gil, 2022). The strategy used to carry out the research was the realization of a State of Knowledge in a scientific database. Documentary research in ordinances, decrees, communications, among others, which circulated in the Municipal Education System of Lages, also make up this dissertation. The study was also developed through an interview (Minayo, 2010) with a representative of the education sector of the early years, to seek information. In addition, a semi-structured questionnaire was applied with nineteen effective teachers who acted as regents in literacy classes in the early years (1st and 2nd year) in 2020 and 2021, addressing questions about teaching practices used and the challenges faced during this period. The questionnaire data were categorized and analysed through the interpretative analysis for the Likert scale. In the documents, interview and open questions, some principles of content analysis of Bardin (2016) were used. The present study was anchored in the historical-cultural perspective of Vygotsky (2014), having as reference the conception of literacy by reading Soares (2004, 2020, 2021). As theoretical basis, the National Common Curricular Base (Brazil, 2018) and the authors Saviani (2008, 2013), Libâneo (2008), Goulart, Gontijo e Ferreira (2017), Bordignon e Paim (2015), Souza (2021), Smolka (2017), Morais (2019), Borges (2019), among others, who brought contributions to the research. Through the State of Knowledge, we were able to list challenges reported by teachers in specific areas: Technology, Evaluation, Culture, Social, Health, Economic and Environmental. By observing the perceptions of the teachers, the documents and the speech of the representative of the teaching sector, we understand that there was no debate and participation of teachers in the decisions about this period in which we went through the Covid-19 pandemic, making them feel insecure, which brought challenges, but also learning, and the certainty that teachers need to be valued and prepared for the demands of today’s society, having the necessary resources for this purpose. We hope that this traumatic event can leave lessons on the importance of encouraging public policies aimed at literacy, as well as dialogue between teachers, school community, scholars, and government, promoting discussions and valuing studies that mobilized researchers over time.
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CAROLINE CHAMPOWSKI CORRÊA
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GÊNERO E FORMAÇÃO INICIAL: AS EXPERIÊNCIAS DE MULHERES EM CURSOS DE LICENCIATURA DO IFC
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Orientador : ALEXANDRE VANZUITA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE VANZUITA
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MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
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MARIA CLÁUDIA DALIGNA
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Data: 26/03/2024
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Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Cabe ressaltar que seu desenvolvimento foi financiado pelo programa de concessão de bolsas UNIEDU, do estado de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo analisar como as relações de gênero são percebidas pelas mulheres em suas experiências de formação inicial em cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em educação com viés analítico, descritivo e interpretativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; CRESWELL, 2010). O escopo teórico do trabalho está ancorado nos estudos feministas e de gênero, com destaque para as abordagens do feminismo marxista e da teoria crítica (SAFFIOTI, 2013; ARRUZZA, 2014; FEDERICI, 2019; HOOKS, 2019). Participaram da pesquisa doze estudantes de cinco diferentes cursos de licenciatura e campi do IFC: Pedagogia, Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo, Matemática, Química e Ciências Agrícolas. Utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário semi-estruturado on-line, a partir da plataforma Google Forms. Os dados, por sua vez, foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; FRANCO, 2008). Verificou-se que as estudantes não tiveram muitas oportunidades de discussões sobre a temática de gênero no decorrer de sua formação inicial. As participantes indicaram que, mesmo tendo participado de atividades sobre relações de gênero em sua formação, sentiram falta do debate em momentos de aula. Existe um pequeno avanço nesse sentido nas propostas curriculares mais recentes dos cursos de licenciatura do IFC, a partir da inserção do componente denominado “Educação, Diversidade e Inclusão” nos eixos pedagógicos obrigatórios. Foi possível observar que os principais impactos das relações de gênero nos processos formativos das estudantes remetem a uma sobrecarga de atividades, como a conciliação dos estudos com o trabalho remunerado, trabalho doméstico e cuidado com os filhos. As múltiplas jornadas vivenciadas pelas licenciandas remetem a uma naturalização do cuidado e da manutenção do espaço doméstico como funções femininas. Os resultados e discussões apontam para uma necessidade de articulação de políticas institucionais e ações que considerem as vivências dessas mulheres dentro e fora do espaço do IFC ao longo de sua formação inicial.
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This study was conducted within the Graduate Program in Education at the Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, in the research strand of Formative Processes and Educational Policies. It is noteworthy that its development was funded through the UNIEDU scholarship program of the state of Santa Catarina. The research aimed to analyze how gender relations are perceived by women in their experiences of initial teacher education in undergraduate courses at the Federal Institute of Santa Catarina. This qualitative education study employs an analytical, descriptive, and interpretative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; CRESWELL, 2010). The theoretical framework is rooted in feminist and gender studies, with a particular focus on Marxist feminism and critical theory (SAFFIOTI, 2013; ARRUZZA, 2014; FEDERICI, 2019; HOOKS, 2019). Twelve students from five different undergraduate programs and campuses at IFC participated in the research: Pedagogy, Pedagogy with an Emphasis on Rural Education, Mathematics, Chemistry, and Agricultural Sciences. We utilized an online semi-structured questionnaire through the Google Forms platform as a data collection tool. The data were subsequently analyzed using content analysis techniques (BARDIN, 2016; FRANCO, 2008). It was observed that the students had limited opportunities for discussions on gender issues during their initial teacher education. Participants indicated that, despite engaging in activities related to gender relations in their education, they felt a lack of discussion during class times. There is a slight advancement in this regard in the more recent curricular proposals of IFC's teacher education courses, with the inclusion of the component titled "Education, Diversity, and Inclusion" in mandatory pedagogical axes. It was possible to observe that the primary impacts of gender relations on the formative processes of students relate to an overload of activities, such as balancing studies with paid work, domestic work, and childcare. The multiple roles experienced by female teacher education students contribute to the normalization of caregiving and the maintenance of the domestic sphere as feminine functions. The results and discussions point to the need for the articulation of institutional policies and actions that consider the experiences of these women within and beyond the IFC space throughout their initial teacher education.
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BARBARA DANIELE SCHULTZ
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O INTELECTUAL JUAN RODRIGUEZ BECKER Y SILVA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1922-1940): MATERIALIDADES DO CURRÍCULO E APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA NOVA
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Orientador : SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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MEMBROS DA BANCA :
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SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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AMAURI CARBONI BITENCOURT
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MARIA APARECIDA CRISSI KNUPPEL
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Data: 27/03/2024
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A presente pesquisa se insere na área da história da educação, tendo como objeto de investigação o currículo e suas materialidades, a partir da produção e ações do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva. Apresenta como objetivo central analisar a produção do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva, sobretudo, o Resumo Didático (BECKER Y SILVA, 1940), como fonte matricial de investigação sobre a materialização do currículo praticado em escolas que atuou no Brasil, no período de 1922 a 1940. Como questão-problema se propõe a responder: Como compreender a materialidade do currículo, a partir da produção do intelectual Juan Rodriguez Becker Y Silva, com destaque para o Resumo Didático (1940), e da sua aproximação com os ideais da Escola Nova? Becker Y Silva, trata-se de um professor pouco conhecido e explorado na história da educação brasileira, no entanto, devido a algumas pesquisas e resultados de alguns trabalhos, constatou-se que ele possui contribuições relevantes e que proporcionaram acontecimentos de visibilidade para o debate educacional, que, nos últimos meses percebeu-se o surgimento de novos documentos e pesquisas atreladas ao seu nome. Está representado nessa dissertação pela figura de um professor e intelectual que atuou brevemente no Estado de Santa Catarina, como também se fixou em terras paranaenses ao fundar escolas, dirigir e criar um Instituto Secundário, nas primeiras décadas do século XX. Os materiais didáticos do referido professor apresentam-se como fontes matriciais de investigação sobre a materialização do currículo escolar, praticado nas escolas em que Juan Rodriguez Becker Y Silva atuou, e sua articulação ou aproximações com os ditames da Escola Nova, no sentido de refletir também acerca das inovações que a Escola Nova apresentou no cenário educacional e como o professor se apropriou de tais práticas e as representou. O estudo foi realizado a partir do currículo praticado, mais especificamente nos conteúdos abordados em materiais didáticos pelo referido professor, sobretudo, do Resumo Didático (1940), como também a partir dos Cadernos de Classe de Iniciação Gramatical de 1922, de Lauro Caldas, seu aluno na época. A concepção metodológica da pesquisa centra-se na história cultural, pelas referências da cultura material escolar, em estreita relação com a história das disciplinas escolares e dos conteúdos, cuja abordagem qualitativa possui a finalidade de reconstruir uma rede de significados quanto aos saberes escolares propostos por Juan Rodriguez Becker Y Silva, em um determinado tempo e espaço históricos. A pesquisa toma dentre as referenciais teórico-conceituais: Chartier, Sirinelli, Chervel e Stake e Bordieu. Designa-se Becker Y Silva como um professor, professor e intelectual, que em certos aspectos, se distingue e, em outros, se aproxima de tantos outros nomes da educação brasileira. Por ações e proposições, sugere-se então, o reconhecimento de um professor e intelectual comprometido com seu trabalho e engajado em assuntos pertencentes à educação e à sociedade paranaense e, por consequência, à realidade macro da nação brasileira no período em que atuou. Por isso, verifica-se o trajeto percorrido para o auxílio na compreensão do campo e do contexto educacional de um determinado período por meio de sua produção intelectual, como também em sua atuação de um professor itinerante, que se articula por seu posicionamento político e por suas redes de sociabilidade.
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This research aims to analyze the Didactic Manuals, also called Class Diaries by Juan Rodriguez Becker Y Silva. He is a teacher little recognized in the history of Brazilian education, but who has relevant contributions to the educational debate. It is represented in this dissertation by the figure of an educator and intellectual who worked briefly in the State of Santa Catarina, as well as settled in Paraná lands when creating a Secondary Institute, in the first decades of the 20th century. The didactic material of the referred teacher presents itself as a matrix source of investigation on the materialization of the school curriculum, practiced in the schools where Becker Y Silva worked and its articulation or approximations with the dictates of the new school, in the sense of also reflecting on the innovations that Escola Nova presented in the educational scenario and how the educator appropriated and represented them. The study was carried out based on the curriculum practiced, more specifically on the contents covered in the said teacher's didactic materials. The methodological conception of the research focuses on Cultural History, through references to school material culture, in close relationship with the history of school subjects and content whose qualitative approach has the purpose of reconstructing a network of meanings regarding school knowledge proposed by Becker Y Silva, in a certain historical time and space, for the records of these proposals in the Didactic Manuals of this intellectual. The research takes among the theoretical-conceptual references: Chartier, Sirinelli, Chervel and Stake. Becker Y Silva is proposed as an educator, teacher and intellectual, who in certain aspects stands out and in others approaches so many other names in Brazilian education. By actions and propositions, it is proposed, then, the recognition of a professor and intellectual committed to his work and engaged in matters pertaining to education and society in Paraná and, consequently, to the macro reality of the Brazilian nation in the period in which he worked. In view of these considerations, the path that helps us understand the field and the educational context of a given period is verified through his intellectual production, as well as in his role as an itinerant teacher, who articulates himself by his political position and by their social networks.
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VALÉRIA PAZ AREND ROSA
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PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS ENTRE AS PERSPECTIVAS LOCAL E INTERNACIONAL: CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL -SANTA CATARINA (2014-2024)
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Orientador : SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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MEMBROS DA BANCA :
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SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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IDORLENE DA SILVA HOEPERS
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ALINE HELENA MAFRA REBELO
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Data: 27/03/2024
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A pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, assume como objeto de investigação: as concepções e as representações de Educação Infantil, de criança e de infância presentes nos Planos Municipais de Educação (PME) de seis municípios de Santa Catarina, representando cada uma das seis mesorregiões do estado, escolha feita após análise exploratória dos vinte e um municípios polo da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), utilizando-se como critério principal o maior número populacional, configurando-se numa amostra representativa. Propõe-se como objetivo central analisar as concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância, a partir dos Planos Municipais de Educação (PME) dos seis municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina. Apresenta-se como questão-problema: Como estão organizados os Planos Municipais de Educação dos municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina e que concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância são possíveis de serem interpretadas? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, apoiada na descrição interpretativa, operando com os conceitos de concepção(ções) e representação, criança, infância e Educação Infantil.Os principais autores que compõem o referencial teórico e metodológico da pesquisa são: CHARTIER (1990, 1991, 1995, 2004) para o conceito de representação; os autores WHITE (1994) e MATOS E JARDILINO (2016) para o respaldo teórico do conceito de concepção; em CAMPOS (2012) e CAMPOS (2017) para pensarmos as políticas públicas desenvolvidas para a educação das crianças pequenas, e PENN (2002), para o embasamento das perspectivas relativas ao capital humano futuro e intencionalidades do Banco Mundial. A pesquisa compreende quatro abordagens teórico-metodológicas principais: a) pesquisa bibliográfica com o levantamento de referências teóricas publicadas e reflexão sobre os principais aspectos que envolvem as representações de criança, infância e Educação Infantil; b) pesquisa documental com a análise dos PMEs no que tange às representações de Educação Infantil, de criança e de infância dos municípios a que se dispõe a pesquisa; c) A identificação, problematização e análise das mesmas concepções em documentos da UNESCO para a Educação Infantil; d) apresentação de tabelas e comparativos sobre a análise documental e discussão dos dados, a fim de traçar um panorama entre documentações para a Educação Infantil e políticas públicas – sobretudo as municipais –, considerando a articulação e a circulação de ideais entre perspectivas macro e micro, no que concerne o olhar às crianças e suas infâncias.Os resultados apontaram o atual cenário das políticas públicas desenvolvidas para a criança, a infância e a Educação infantil no estado de Santa Catarina, e do quanto ainda há necessidade de investimento e atenção à categoria e à etapa educacional voltada à primeira infância.
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A pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, assume como objeto de investigação: as concepções e as representações de Educação Infantil, de criança e de infância presentes nos Planos Municipais de Educação (PME) de seis municípios de Santa Catarina, representando cada uma das seis mesorregiões do estado, escolha feita após análise exploratória dos vinte e um municípios polo da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), utilizando-se como critério principal o maior número populacional, configurando-se numa amostra representativa. Propõe-se como objetivo central analisar as concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância, a partir dos Planos Municipais de Educação (PME) dos seis municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina. Apresenta-se como questão-problema: Como estão organizados os Planos Municipais de Educação dos municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina e que concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância são possíveis de serem interpretadas? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, apoiada na descrição interpretativa, operando com os conceitos de concepção(ções) e representação, criança, infância e Educação Infantil.Os principais autores que compõem o referencial teórico e metodológico da pesquisa são: CHARTIER (1990, 1991, 1995, 2004) para o conceito de representação; os autores WHITE (1994) e MATOS E JARDILINO (2016) para o respaldo teórico do conceito de concepção; em CAMPOS (2012) e CAMPOS (2017) para pensarmos as políticas públicas desenvolvidas para a educação das crianças pequenas, e PENN (2002), para o embasamento das perspectivas relativas ao capital humano futuro e intencionalidades do Banco Mundial. A pesquisa compreende quatro abordagens teórico-metodológicas principais: a) pesquisa bibliográfica com o levantamento de referências teóricas publicadas e reflexão sobre os principais aspectos que envolvem as representações de criança, infância e Educação Infantil; b) pesquisa documental com a análise dos PMEs no que tange às representações de Educação Infantil, de criança e de infância dos municípios a que se dispõe a pesquisa; c) A identificação, problematização e análise das mesmas concepções em documentos da UNESCO para a Educação Infantil; d) apresentação de tabelas e comparativos sobre a análise documental e discussão dos dados, a fim de traçar um panorama entre documentações para a Educação Infantil e políticas públicas – sobretudo as municipais –, considerando a articulação e a circulação de ideais entre perspectivas macro e micro, no que concerne o olhar às crianças e suas infâncias.Os resultados apontaram o atual cenário das políticas públicas desenvolvidas para a criança, a infância e a Educação infantil no estado de Santa Catarina, e do quanto ainda há necessidade de investimento e atenção à categoria e à etapa educacional voltada à primeira infância.
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GREICY KELLY BITTENCOURTE
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MAPEANDO TENDÊNCIAS: DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE SERVIÇOS E ATENDIMENTOS EDUCATIVOS PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2015-2022)
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Orientador : MAGALI DIAS DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIANE ROMANO DE SOUZA BRIDI
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IDORLENE DA SILVA HOEPERS
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MAGALI DIAS DE SOUZA
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Data: 02/04/2024
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O presente estudo tem por objetivo analisar o que as discussões nas produções acadêmicas brasileiras revelam sobre o desenvolvimento de serviços e/ou atendimentos educativos que envolvam jovens e adultos com deficiência intelectual. Concentrando-se em 41 teses e dissertações extraídas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, articulando o Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021) e a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O referencial teórico do estudo intersecciona a produção social da normalidade com a evolução na percepção e conceituação da deficiência intelectual, explorando como essa dinâmica afeta a institucionalização da Educação Especial. Inicialmente, realizou-se um levantamento tendencial das produções, evidenciando uma concentração de estudos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a diversidade dos programas de pós-graduação em educação que abordam a educação de pessoas com deficiência intelectual, a predominância de pesquisas focadas em adaptação e tecnologias de apoio à aprendizagem, além da prevalência de métodos qualitativos de investigação com o uso de entrevistas como principal técnica de coleta de dados. Posteriormente, o estudo buscou compreender as tendências, avanços e desafios na execução dos serviços educativos para esse público, com base nos atendimentos evidenciados nas pesquisas analisadas. Os resultados apontam para a existência de serviços e atendimentos educativos abrangentes para jovens e adultos com deficiência intelectual em diversos níveis e modalidades do sistema educacional brasileiro. Entretanto, identificaram-se desafios significativos, como as dificuldades na alfabetização, evidenciando obstáculos específicos nas competências de leitura e escrita. Destaca-se a necessidade de implementar mudanças pedagógicas que contemplem as particularidades desse público, além de superar divergências conceituais sobre a deficiência intelectual. Sublinha-se a importância de adotar práticas educacionais que valorizem a diversidade de aprendizado, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e facilitando o desenvolvimento integral de jovens e adultos com deficiência intelectual.
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The present study aims to analyze what discussions in Brazilian academic productions reveal about the development of services and/or educational care involving young people and adults with intellectual disabilities. Focusing on 41 theses and dissertations extracted from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the CAPES Theses and Dissertations Catalog, the research employed a qualitative approach, articulating the State of Knowledge (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021) and Content Analysis (Bardin, 2016). The theoretical framework of the study intersects the social production of normality with the evolution in the perception and conceptualization of intellectual disability, exploring how this dynamic affects the institutionalization of Special Education. Initially, a trend survey of the productions was conducted, highlighting a concentration of studies in the South and Southeast regions of Brazil, the diversity of postgraduate programs in education that address the education of people with intellectual disabilities, the predominance of research focused on adaptation and support technologies for learning, in addition to the prevalence of qualitative research methods using interviews as the main data collection technique. Subsequently, the study sought to understand the trends, advances, and challenges in the execution of educational services for this audience, based on the care evidenced in the analyzed research. The results point to the existence of comprehensive educational services and care for young people and adults with intellectual disabilities at various levels and modalities of the Brazilian educational system. However, significant challenges were identified, such as difficulties in literacy, highlighting specific obstacles in reading and writing skills. The need to implement pedagogical changes that contemplate the particularities of this audience is highlighted, in addition to overcoming conceptual divergences on intellectual disability. The importance of adopting educational practices that value the diversity of learning, promoting a truly inclusive education, and facilitating the integral development of young people and adults with intellectual disabilities is underlined.
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YASMIN VARELA DOMINGUES
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20 ANOS DA LEI 10.639/2003: O QUE SABEM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE CAMBORIÚ/SC?
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Orientador : LIANE VIZZOTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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LIANE VIZZOTTO
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LIAMARA TERESINHA FORNARI
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THAÍS REGINA DE CARVALHO
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Data: 12/04/2024
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O Brasil é um país composto por uma população, em sua maioria negra. No que diz respeito à educação predomina um ensino eurocêntrico que invisibilizou as outras matrizes culturais que nos caracterizam como povo brasileiro. A Lei 10.639/03 foi aprovada para mudar esta situação, para que nossos alunos conheçam nossas origens e se sintam pertencentes ao povo e à história. No entanto, em Santa Catarina, vimos o crescimento dos casos de injúria racial e de células neonazistas, o que nos leva a perguntar se os alunos têm se apropriado dos conteúdos preconizados na Lei 10.639/03. Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais os saberes produzidos por meio da Lei 10.639/03 pelos alunos do 3ª ano do Ensino Médio de escolas estaduais de Camboriú sobre a Lei 10.639/03, de modo a compreender como podem se constituir em instrumentos de transformação social e superação do racismo. As escolas estaduais do município de Camboriú constituem o campo empírico desta pesquisa. Os sujeitos escolhidos são os alunos do terceiro ano do ensino médio, por terem acessado todos os conteúdos propostos nas Diretrizes Curriculares, inclusive os de história da África e cultura afro-brasileira. Para a coleta de dados utilizam-se questionários estruturados em blocos temáticos com perguntas baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Do ponto de vista teórico-metodológico esta pesquisa se baseia no enfoque do método teórico metodológico do materialismo histórico-dialético, por entender que a realidade está em constante desenvolvimento e transformação e que o objeto se constitui a partir de múltiplas determinações. Partimos, portanto, da hipótese que a cultura afro-brasileira na região tem sido invisibilizada pela herança e tradição europeia. Além disso, a não discussão na academia e consequentemente nas escolas pode refletir as constantes práticas racistas e neonazistas no nosso estado. De modo geral, essa pesquisa mostra que embora os alunos possuem conhecimentos limitados em relação aos conteúdos, a grande maioria se mostra aberta para aprender sobre e entende que a disciplina tem relevância. Além disso, os alunos entendem que a responsabilidade no combate ao racismo é de todos, além das cotas serem de extrema importância para a reparação das injustiças sofridas pela população negra no Brasil. A escola tem papel importante na superação do racismo, mas não deve ser a única responsável por isso.
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Brazil is a country made up of a mostly black population. As far as education is concerned, Eurocentric teaching predominates, making invisible the other cultural matrices that characterize us as a Brazilian people. Law 10.639/03 was passed to change this situation, so that our students know our origins and feel they belong to the people and to history. However, in Santa Catarina, we have seen a rise in cases of racial slurs and neo-Nazi cells, which leads us to ask whether students have appropriated the content recommended in Law 10.639/03. The aim of this research is to analyze the knowledge produced about Law 10.639/03 by 3rd year high school students from state schools in Camboriú, in order to understand how they can become instruments for social transformation and overcoming racism. The state schools in the municipality of Camboriú are the empirical field of this research. The subjects chosen were students in the third year of secondary school, as they had access to all the content proposed in the Curriculum Guidelines, including the history of Africa and Afro-Brazilian culture. For data collection, we used questionnaires structured in thematic blocks with questions based on the National Curriculum Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations and Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture. From a theoretical-methodological point of view, this research is based on the theoretical-methodological approach of historical-dialectical materialism, as it understands that reality is in constant development and transformation and that the object is constituted from multiple determinations. We therefore start from the hypothesis that Afro-Brazilian culture in the region has been made invisible by European heritage and tradition. Furthermore, the lack of discussion in academia and consequently in schools may reflect the constant racist and neo-Nazi practices in our state. Overall, this research shows that although the students have limited knowledge of the content, the vast majority are open to learning about it and understand that the subject is relevant. In addition, the students understand that it is everyone's responsibility to combat racism, and that quotas are extremely important for redressing the injustices suffered by the black population in Brazil. The school plays an important role in overcoming racism, but it should not be solely responsible for this.
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DAVID ROBERT BERTO LIMA
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ENSINAR-APRENDER-AVALIAR: um olhar sobre o processo de aprendizagem desenvolvimental de leitura dos estudantes de 4º e 5º anos no CAIC Ayrton Senna da Silva Camboriú 2024
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Orientador : MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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MEMBROS DA BANCA :
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MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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SOLANGE APARECIDA ZOTTI
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VILTON SOARES DE SOUZA
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Data: 15/04/2024
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O estudo desenvolvido integra a linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú. Como problematização da pesquisa, questionou-se: Como as práticas de ensino de leitura, como processo receptivo-ativo-apreciativo do discurso de outrem, feitas por professores Regentes de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, possibilitam aos estudantes a aprendizagem desenvolvimental da Língua portuguesa-leitura? Teve-se como objetivos compreender e analisar como as práticas de ensino-aprendizagem de leitura dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, são planejadas, identificando se há clareza de orientação nos documentos oficiais do município de Balneário Camboriú, de modo a ser possível ao professor perceber/diagnosticar os problemas de leitura. O estudo decorre da necessidade de uma discussão sobre o conjunto de processos de obuchênie de língua portuguesa-leitura no âmbito dos anos iniciais, nas turmas de 4º e 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, no âmbito da articulação entre as perspectivas teórico metodológicas da BNCC e da Teoria Histórico cultural presentes na Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Com procedimentos de análise documental segundo Stake (2011) e Gil (2008), questionário semiestruturado, conforme Galiazzi (2022). Os principais documentos analisados foram o Parecer CNE/CP 15/2017 sobre a BNCC, a BNCC, a Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Foram, secundariamente, analisados recortes de documentos constituidores dos documentos principais, tais como artigos relativos à educação na Constituição Federal de 1988, aspectos históricos das três LDBs e aspectos de pareceres do concelho Nacional de Educação atinentes ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram os professores regentes dos 4° e 5° anos do EF1atuantes no CAIC Ayrton Senna da Silva. O referencial teórico foi embasado principalmente em Bakhtin (1997; 2009); Vygotsky (1991; 2001; 2017), Saviani (2008; 2013); Mészáros (2017) entre outros. Além disso, prescrevemos de um estado do conhecimento, no qual contemplamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa no período entre 2017 e 2022. Para tanto, nossa fundamentação teórica busca empreender uma análise com uma base ancorada em Morosini et. al (2021). Este tema de pesquisa se fez relevante para proporcionar aos professores de anos iniciais da cidade de Balneário Camboriú-SC elementos para fazer uma leitura crítica da Proposta Curricular, tendo em vista a organização de um projeto de Obuchênie de Língua Portuguesa-leitura.
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The study developed is part of the research line “Training Processes and Educational Policies”, of the Postgraduate Program in Education, of the Instituto Federal Catarinense IFC, of Campus Camboriú. As a problematization of the research, the question was: How reading teaching practices, as a receptiveactiveappreciative process of other people’s speech, carried out by Regent teachers of 4th and 5th years of EF1 at CAIC Ayrton Senna d students to the developmental learning of the Portuguese languagea Silva, enable reading? The objectives were to understand and analyze how the reading teaching Initial Years of Elementary School, 4th and 5th years learning practices of teachers in the of EF1 at CAIC Ayrton Senna da Silva, are planned, identifying whether there is clarity of guidance in the documents officials from the municipality of Balneário Camboriú, so that it is possible for the teacher to perceive/diagnose reading problems. The st udy arises from the need for a discussion on the set of Portuguese languagereading obuchênie processes within the initial years, in the 4th and 5th year classes of EF1 at CAIC Ayrton Senna da Silva, within the scope of the articulation between theoretical perspectives BNCC methodologies and Cultural Historical Theory present in the Curricular Proposal of Balneário Camboriú. With document analysis procedures according to Stake (2011) and Gil (2008), semistructured questionnaire, according to Galiazzi (2022 ). The main documents analyzed were Opinion CNE/CP 15/2017 on the BNCC, the BNCC, the Curricular Proposal of Balneário Camboriú. Secondarily, excerpts from documents constituting the main documents were analyzed, such as articles relating to education in t he 1988 Federal Constitution, historical aspects of the three LDBs and aspects of opinions from the National Education Council relating to the topic. The research subjects were the teachers of the 4th and 5th years of EF1 working at CAIC Ayrton Senna da Si lva. The theoretical framework was based mainly on Bakhtin (1997; 2009); Vygotsky (1991; 2001; 2017), Saviani (2008; 2013); Mészáros (2017) among others. Furthermore, we prescribe a state of knowledge, in which we contemplate the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, carrying out the analysis of works that relate to this research theme in the period between 2017 and 2022. To this end, our theoretical fou ndation seeks to undertake na analysis based on Morosini (2021). This research topic was relevant to provide early years teachers in the city of Balneário Camboriúelements to carry out a critical reading of the Curricular Proposal, with a view to SC with organizing a Portuguese Language Obuchêniereading project
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ISISLEINE DIAS KOEHLER
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Os organismos multilaterais e as recomendações sobre gênero no contexto latino-americano: um olhar para as proposições de políticas públicas educacionais na Argentina, Brasil e Chile
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Orientador : IDORLENE DA SILVA HOEPERS
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MEMBROS DA BANCA :
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IDORLENE DA SILVA HOEPERS
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ALEXANDRE VANZUITA
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FABIANA APARECIDA DE CARVALHO
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Data: 22/04/2024
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Esta dissertação está vinculada a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tendo em vista as crescentes discussões em torno das temáticas de gênero, esta pesquisa se propõe a analisar como as recomendações dos Organismos Multilaterais (OMs), voltadas ao gênero, influenciam a elaboração das políticas educacionais na Argentina, Brasil e Chile. A temática das questões de gênero foi definida em virtude da opressão e silenciamento vivenciados por mulheres e meninas latino-americanas desde o momento da invasão e colonização de seus países e que, além das violências de gênero, ainda sofrem com xenofobia, racismo e homofobia, por não estarem inseridos nos padrões eurocêntricos. Dessa forma, a pesquisa ancora-se na abordagem, qualitativa, interpretativa e analítica (STAKE, 2011), na qual, a metodologia de coleta de dados utilizada foi a bibliográfica e documental, onde analisamos documentos referentes às recomendações dos organismos multilaterais: ONU (1979), Banco Mundial (2003; 2012; 2020), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL, 2019) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2019), selecionados por conterem núcleos de discussão e orientações específicas a respeito da promoção da igualdade de gênero. As análises foram realizadas por meio da triangulação entre os documentos dos organismos multilaterais, as políticas educacionais dos países selecionados e as pedagogias decoloniais, principalmente a luz dos autores Lugones (2014), Espinosa-Miñoso (2014), Walsh (2014), Quijano (2000; 2005), Maldonado-Torres (2018) e Mignolo (2008), por evidenciarem a colonização como marco da marginalização e desumanização dos povos colonizados, sobretudo, daqueles considerados socialmente como minorias, a exemplo das mulheres, foco desta pesquisa. Com base no levantamento dos dados a respeito dos OMs, observamos a ideia centrada no desenvolvimento econômico, ligada à produtividade feminina e ao retorno financeiro gerado com a inserção de mais mulheres no mercado de trabalho. Esta perspectiva dos OMs está presente nos documentos selecionados dos três países, no entanto percebemos que a luta dos movimentos de mulheres tem impactado nas políticas públicas para além do viés mercadológico e também na igualdade de gênero nas diferentes esferas sociais, com olhar interseccional cada vez mais presente, reforçando a importância de entendermos os sujeitos como um todo.
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This dissertation is linked to the Research Line on Educational Processes and Inclusion of the Graduate Program in Education at the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Camboriú. Given the growing discussions around gender issues, this research aims to analyze how the recommendations of Multilateral Organizations (MOs) related to gender influence the development of educational policies in Argentina, Brazil, and Chile. The theme of gender issues was chosen due to the oppression and silencing experienced by Latin American women and girls since the invasion and colonization of their countries. In addition to gender-based violence, they also face xenophobia, racism, and homophobia for not conforming to Eurocentric standards. Thus, the research is grounded in a qualitative, interpretative, and analytical approach (STAKE, 2011). The data collection methodology used was bibliographical and documentary, analyzing documents related to the recommendations of multilateral organizations: UN (1979), World Bank (2003; 2012; 2020), Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC, 2019), and United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2019). These documents were selected for their specific discussions and guidelines on promoting gender equality. The analysis involved triangulation among documents from multilateral organizations, educational policies of the selected countries, and decolonial pedagogies, particularly guided by authors such as Lugones (2014), Espinosa-Miñoso (2014), Walsh (2014), Quijano (2000; 2005), Maldonado-Torres (2018), and Mignolo (2008), highlighting colonization as a marker of marginalization and dehumanization of colonized peoples, especially those socially considered minorities, such as women – the focus of this research. Based on the data gathered on MOs, we observed a perspective centered on economic development linked to female productivity and the financial return generated by the increased participation of women in the workforce. Although this perspective is present in the selected documents from the three countries, we also noticed that the women's movement's struggle has impacted public policies, which now encompass not only a market-oriented approach but also gender equality in different social spheres, with an increasingly present intersectional perspective. This reinforces the importance of understanding individuals as a whole.
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ANA CAROLINA BATISTA
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IMPACTOS DOS PROCESSOS FORMATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA/S IDENTIDADE/S DOCENTE/S: O CASO DOS/AS EGRESSOS/AS DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO DO IFC
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Orientador : ALEXANDRE VANZUITA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE VANZUITA
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IDORLENE DA SILVA HOEPERS
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LUCÍDIO BIANCHETTI
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Data: 30/04/2024
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A presente pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”. Apresentamos como Objetivo Geral desta pesquisa: analisar como a formação stricto sensu oferecida no Programa de Mestrado em Educação do IFC Camboriú impacta a construção da/s identidade/s docente/s dos/as egressos/as. Os Objetivos Específicos propostos são: Discutir os processos formativos, a formação continuada e a construção da/s identidade/s docente/s e profissional/is por meio dos autores que abordam essas temáticas no campo da educação; Identificar como os/as egressos/as do Programa de Mestrado em Educação do IFC Campus Camboriú percebem a formação acadêmico-científica possibilitada no contexto stricto sensu; Compreender os impactos da formação stricto sensu nos processos de inserção social e na construção da/s identidade/s docente/s e/ou profissional/is a partir da percepção dos/as egressos/as do Programa. Os principais autores que fundamentam essa pesquisa são: Dubar (2006), Vanzuita (2016) e Vanzuita, Raitz e Garanhani (2020) para abordar a questão das identidades profissionais; Nóvoa (2013) para tratar acerca da identidade docente; Demo (2015b) que discute sobre a formação com pesquisa e Trevisol e Balsanello (2023) que pesquisam sobre a autoavaliação na Pós-Graduação e o acompanhamento dos egressos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo analítico descritiva e interpretativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), sendo realizada a partir de um estudo de caso (ANDRÉ, 2005; 2013). Para a coleta de dados realizamos um questionário semiestruturado que foi enviado para os/as 37 egressos/as do PPGE-IFC, obtendo-se um retorno de 21 respostas (21/37). As análises foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Dentre os resultados analisados nesta pesquisa, compreendemos que a formação stricto sensu oferecida no Programa de Mestrado em Educação do IFC Camboriú impacta a construção da/s identidade/s docente/s dos/as egressos/as, uma vez que, os/as participantes destacam o conhecimento adquirido, o contato com a pesquisa, o desafio de ser trabalhador e estudante, as oportunidades recebidas a partir da formação construída, sendo que a maioria dos/as egressos/as demonstra interesse em buscar o Doutorado para continuar a sua formação.
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This research is part of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, in the line of research “Training Processes and Educational Policies”. We present as the General Objective of this research: to analyze how the stricto sensu training offered in the Master's Program in Education at IFC Camboriú impacts the construction of the teaching identity/s of the graduates. The proposed Specific Objectives are: Discuss training processes, continued training and the construction of teaching and professional identity/s through authors who address these themes in the field of education; Identify how graduates of the Master's Program in Education at IFC Campus Camboriú perceive the academic-scientific training made possible in the stricto sensu context; Understand the impacts of stricto sensu training on the processes of social insertion and the construction of teaching and/or professional identity/s from the perception of graduates of the Program. The main authors behind this research are: Dubar (2006), Vanzuita (2016) and Vanzuita, Raitz and Garanhani (2020) to address the issue of professional identities; Nóvoa (2013) to discuss teaching identity; Demo (2015b) who discusses training with research and Trevisol and Balsanello (2023) who research self-assessment in postgraduate studies and monitoring graduates. The methodology used was a qualitative approach, of the descriptive and interpretative analytical type (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), being carried out based on a case study (ANDRÉ, 2005; 2013). To collect data, we carried out a semi-structured questionnaire that was sent to the 37 PPGE-IFC graduates, obtaining 21 responses (21/37). The analyzes were carried out using the content analysis technique (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Among the results analyzed in this research, we understand that the stricto sensu training offered in the Master's Program in Education at IFC Camboriú impacts the construction of the teaching identity/s of the graduates, since the participants highlight the knowledge acquired, the contact with research, the challenge of being a worker and student, the opportunities received from the training constructed, with the majority of graduates showing interest in pursuing a Doctorate to continue their training.
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MARIANA SEVERIANO PEREIRA
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UM MAPEAMENTO DAS RELAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA ADOÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA ARGENTINA, NO BRASIL, NO CHILE, NA COLÔMBIA E NO URUGUAI
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Orientador : AIRTON ZANCANARO
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MEMBROS DA BANCA :
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AIRTON ZANCANARO
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SOLANGE APARECIDA ZOTTI
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TEL AMIEL
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Data: 03/06/2024
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Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC). Os Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados em licença aberta ou que estejam em domínio público. O objetivo geral da pesquisa é analisar em que medida a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) influenciam na adoção de políticas de Recursos Educacionais Abertos na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia e no Uruguai. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar as diretrizes e/ou recomendações para uso dos REAs disponibilizadas pelos organismos internacionais; b) conhecer as bases legais que fundamentam a adoção de REA nestes países; c) discutir se as diretrizes e/ou recomendações elaboradas pela Unesco e a OCDE estão sendo seguidas pelos governos. Inicia-se tratando sobre o contexto histórico dos organismos internacionais e sua influência exercida de forma global e com ênfase na América Latina. Ainda, expôs-se os fundamentos dos organismos internacionais de maior relevância para esta pesquisa, Unesco e OCDE. Como forma de adentrar aos conceitos relacionados aos Recursos Educacionais Abertos, foram apresentadas as devidas noções sobre as características históricas e contemporâneas do movimento e sua importância. Na sequência, aborda-se os caminhos metodológicos percorridos. A natureza se caracteriza como básica (Gil, 2022), é qualitativa em relação a abordagem do problema (Stake, 2011) e tem caráter exploratório quanto a realização dos objetivos. No que tange aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e de estudo comparado. De forma a cumprir o objetivo geral da pesquisa, adotou-se o método comparado de George Z. F. Bereday, para, a partir de seus princípios, analisar a atuação dos países e compará-los entre si. Visando atender aos objetivos específicos da pesquisa, foram identificadas as diretrizes elaboradas pela Unesco e OCDE que envolvem os REAs, sistematizando-as em quatro macrocategorias de atuação: sustentabilidade de projetos, incentivo ao acesso, disponibilização, adaptação, criação e redistribuição, capacitação dos interessados, políticas públicas, de segurança e educacionais. Ao fim, elencou-se as bases legais que envolvem os REAs em cada país investigado, relacionando-as com as macrocategorias sistematizadas. À luz do método comparado, percebeu-se que entre os países investigados, Brasil e Colômbia foram os países que desenvolveram o maior número de ações sobre REAs, atendendo a todas as macrocategorias elencadas. Na Argentina, no Chile e no Uruguai, número menor de ações foi encontrado, sendo atendidas três das macrocategorias pelos uruguaios e apenas duas pelos argentinos e chilenos. Quantitativamente, o Brasil foi o país que mais elaborou políticas de REAs, sendo encontradas 26 (vinte e seis) ações voltadas para o tema. Após, encontrou-se na Colômbia 18 (dezoito) iniciativas de REAs, na Argentina, 10 (dez) ações, no Uruguai, 6 (seis) políticas, e, por fim, no Chile, apenas duas. Portanto, após a coleta de dados e estabelecida relação com as recomendações dos organismos internacionais, concluiu-se que há influência dos organismos na criação de políticas, todavia, ainda são poucas as ações que tratam sobre REAs.
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This dissertation is linked to the Postgraduate Program in Education at the Instituto Federal Catarinense (IFC). Open Educational Resources are teaching, learning and research materials, made available under an open license or in the public domain. The general objective of the research is to analyze the extent to which the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) and the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) influence the adoption of Open Educational Resources policies in Argentina , in Brazil, Chile, Colombia and Uruguay. As specific objectives, we seek to: a) identify guidelines and/or recommendations for the use of OERs made available by international organizations; b) know the legal bases that support the adoption of OER in these countries; c) discuss whether the guidelines and/or recommendations developed by UNESCO and the OECD are being followed by governments. It begins by dealing with the historical context of international organizations and their influence exerted globally and with an emphasis on Latin America. Furthermore, the foundations of the most relevant international organizations for this research were explained, UNESCO and OECD. As a way of delving into the concepts related to Open Educational Resources, the necessary notions about the historical and contemporary characteristics of the movement and its importance were presented. Next, the methodological paths taken are discussed. The nature is characterized as basic (Gil, 2022), it is qualitative in relation to the approach to the problem (Stake, 2011) and it has an exploratory nature in terms of achieving the objectives. Regarding technical procedures, the research is characterized as bibliographic, documentary and comparative study. In order to fulfill the general objective of the research, the comparative method of George Z. F. Bereday was adopted, to, based on its principles, analyze the performance of countries and compare them with each other. Aiming to meet the specific objectives of the research, guidelines drawn up by UNESCO and OECD involving REAs were identified, systematizing them into four macro categories of action: project sustainability, encouraging access, availability, adaptation, creation and redistribution, training of interested parties , public, security and educational policies. Finally, the legal bases involving REAs in each country investigated were listed, relating them to the systematized macrocategories. In light of the comparative method, it was noticed that among the countries investigated, Brazil and Colombia were the countries that developed the largest number of actions on OERs, meeting all the macro categories listed. In Argentina, Chile and Uruguay, a smaller number of actions were found, with three of the macro categories being met by Uruguayans and only two by Argentines and Chileans. Quantitatively, Brazil was the country that developed the most OER policies, with 26 (twenty-six) actions focused on the topic being found. Afterwards, 18 (eighteen) REA initiatives were found in Colombia, in Argentina, 10 (ten) actions, in Uruguay, 6 (six) policies, and, finally, in Chile, only two. Therefore, after collecting data and establishing a relationship with the recommendations of international organizations, it was concluded that there is influence of organizations in the creation of policies, however, there are still few actions that deal with REAs.
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DANIELLE FERREIRA GONÇALVES
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CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM PRESENTES NAS VOZES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
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Orientador : MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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MEMBROS DA BANCA :
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MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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SOLANGE APARECIDA ZOTTI
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VILTON SOARES DE SOUZA
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Data: 29/07/2024
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Esta dissertação está inscrita na área da educação, especificamente na educação infantil e inserida na linha de pesquisa Processos Educativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. O problema de pesquisa central está relacionado à vivência cotidiana das professoras no contexto da educação infantil, a partir da qual analisamos as concepções de linguagem presentes nas vozes de professoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), que norteiam sua ação docente, a fim de verificar se seus posicionamentos político pedagógicos dialogam com os documentos norteadores da RMEF e Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos Núcleos de Educação Infantil (NEIMs) participantes desta pesquisa. Metodologicamente, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta sua análise à luz da teoria da Análise Dialógica do Discurso. Quanto à coleta de dados, utilizamo-nos de um questionário e rodas de conversa realizada com doze professoras da educação infantil e pesquisa documental que toma como base os documentos da rede supracitada. Além disso, prescrevemos de um estado do conhecimento, no qual contemplamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos cinco principais trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa. Para tanto, nossa fundamentação teórica buscou empreender uma análise com uma base ancorada em Luria (1990; 1991 e 1992) e Vigotski (2001). Os resultados indicaram que as concepções de linguagem que norteiam a ação docente das professoras participantes desta pesquisa, em relação aos documentos curriculares da RMEF, estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009). Quanto aos PPPs, estes são baseados nas DCNEIs/2009 e nos documentos curriculares da RMEF, especialmente os de 2010, 2012 e 2022, nos quais as concepções de linguagem estão presentes em várias partes. Esses documentos são norteadores da ação docente das professoras e a RMEF, quanto às unidades educativas participantes, oferecem oportunidades de formação continuada para o estudo e aprofundamento desses documentos. As vozes das professoras enunciaram diferentes concepções de linguagem refletindo suas experiências, vivências e conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias. Contudo, essas concepções dialogam com as orientações dos documentos curriculares desta Rede.
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This dissertation is written in the field of education, specifically early childhood education, and is part of the line of research Educational Processes and Educational Policies of the Graduate Program in Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFC) - Campus Camboriú. The central research problem is related to the daily experience of teachers in the context of early childhood education, from which we analyzed the conceptions of language present in the voices of early childhood education teachers from the Florianópolis Municipal Education Network (RMEF), which guide their teaching action, in order to verify whether their political pedagogical positions dialogue with the guiding documents of the RMEF and the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the Early Childhood Education Centers (NEIMs) participating in this research. Methodologically, this qualitative research is analyzed in the light of the theory of Dialogical Discourse Analysis. In terms of data collection, we used a questionnaire and conversation circles with twelve early childhood education teachers, as well as documentary research based on the documents of the aforementioned network. In addition, we carried out a state of knowledge, in which we looked at the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, analyzing the five main works related to this research topic. To this end, our theoretical foundation sought to undertake an analysis based on Luria (1990; 1991 and 1992) and Vygotsky (2001). The results pointed out/revealed that the conceptions of language that guide the teaching actions of the teachers taking part in this research, with regard to the RMEF's curriculum documents, are guided by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009) and include the participation of its professionals in their re/elaboration process. As far as the PPPs are concerned, they are based on the DCNEIs/2009 and the RMEF curriculum documents, specifically those of 2010, 2012 and 2022. The results showed that the conceptions of language that guide the teaching activities of the teachers taking part in this research, in relation to the RMEF curriculum documents, are in line with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009). As for the PPPs, they are based on the DCNEIs/2009 and the RMEF curriculum documents, especially those of 2010, 2012 and 2022, in which language concepts are present in various parts. These documents guide the teachers' teaching activities and the RMEF, as well as the participating educational units, offer continuing education opportunities to study and deepen their knowledge of these documents. The teachers' voices enunciated different conceptions of language, reflecting their experiences and knowledge acquired throughout their careers. However, these conceptions are in line with the guidelines of this network's curriculum documents.
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DAIANE EVANGELISTA VIEIRA DE MATOS
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PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) CÂMPUS CRICIÚMA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
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Orientador : AIRTON ZANCANARO
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MEMBROS DA BANCA :
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AIRTON ZANCANARO
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ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
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ELIANE JURASKI CAMILLO
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Data: 05/08/2024
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Entre março de 2020 e dezembro de 2021 as atividades de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ocorreram de forma remota, em função da pandemia de Coronavírus (SARS – CoV-2) que assolou o mundo. O presente texto, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), câmpus Camboriú, na linha de pesquisa “Processos educativos e inclusão”, busca discutir o impacto das atividades não presenciais nos processos educativos durante a pandemia no contexto da educação profissional técnica de nível médio, e para tal, ancora-se em trabalhos desenvolvidos dentro do espectro da pedagogia histórico-crítica, devido à validade e importância de suas proposições, bem como em pesquisas e publicações oficiais do MEC e Conselho Nacional de Educação no período analisado. No IFSC não houve cancelamento do calendário acadêmico e as aulas seguiram em forma de atividades pedagógicas não-presenciais (ANPs). Concebendo a educação como um fenômeno próprio dos seres humanos, e portanto, social (Saviani, 2011), interessa-nos compreender e investigar os processos de ensino sob ótica de um dos participantes principais dessa dinâmica, o professor. O estudo apresenta como objetivo geral: avaliar as percepções dos docentes do ensino médio integrado do IFSC câmpus Criciúma sobre os impactos da pandemia nos processos educativos e como objetivos específicos: i) Reconhecer os processos educativos com base na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC); ii) Compreender como se realizaram os processos educativos durante o período de ensino remoto e no retorno à presencialidade; iii) Analisar como se deram as relações entre instituição, coordenações, professores e estudantes durante o período de atividades remotas. A pesquisa é de natureza básica, e abordou o problema com procedimentos metodológicos qualitativos. Em relação à realização dos objetivos, é descritiva e interpretativa, e como procedimentos técnicos utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos de produção de dados utilizados foram o questionário (composto por questões abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada. Participaram do questionário online 18 professores de três cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC, câmpus Criciúma e participaram da entrevista os coordenadores dos cursos, bem como o coordenador do setor pedagógico durante o período analisado. Os cursos são: Técnico Integrado em Química, Mecatrônica e Edificações. O corpus textual foi analisado à luz da análise textual discursiva (ATD), teoria proposta por Moraes e Galiazzi (2003, 2020) a qual orienta a desconstrução do material em unidades de sentido. Essas unidades de sentido foram agrupadas dentro de duas categorias, deduzidas a partir dos objetivos específicos da pesquisa: i) Processos educativos - ensino remoto e retorno ao presencial, sob a ótica da PHC e ii) relações entre docentes, discentes, instituição e coordenações. Os autores que fundamentaram as discussões deste trabalho são: Saviani (2008, 2011, 2021); Saviani e Duarte (2021); Saviani e Galvão (2021); Galvão, Lavoura e Martins (2019); Martins (2013); Nóvoa (2020); Libâneo (2006); Kuenzer (2013); Ramos (2014); Duarte (2001). Os resultados demonstram que os elementos constituintes do trabalho didático de acordo com a PHC, conteúdo-forma-destinatário, foram impactados e sofreram prejuízos no ensino remoto e no retorno à presencialidade, relacionados principalmente à impossibilidade de realização de avaliação de aprendizagem e falta de interação entre docentes e discentes, além de outros fatores citados pelos participantes. Essa quebra no processo de ensino leva-nos a concluir, de acordo com os preceitos da PHC, que ele precisa ocorrer de forma presencial, uma vez que é pressuposto de uma aula a presença de professor e alunos. As leituras indicam que o direito à educação depende de outros direitos, entre os quais: saúde, moradia digna, acesso a recursos materiais, os quais são negados à expressiva parcela da população brasileira, em uma sociedade historicamente desigual. Espera-se que os resultados alcançados, a partir das discussões da teoria histórico-crítica, possam contribuir para a compreensão deste momento na educação e para reduzir lacunas no conhecimento nesse campo, bem como fortalecer entendimentos acerca da teoria pedagógica que embasa a concepção do IFSC e suas implicações para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pela instituição.
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Between March 2020 and December 2021, teaching activities at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) were conducted remotely due to the global Coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic. This text, developed within the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal Institute of Catarinense (IFC), Camboriú campus, under the research line “Educational Processes and Inclusion,” aims to discuss the impact of non-presential activities on educational processes during the pandemic, specifically in the context of technical vocational education at the secondary level. The study draws on works within the spectrum of historical-critical pedagogy, considering their validity and importance, as well as official research and publications from the Brazilian Ministry of Education (MEC) and the National Council of Education during the analyzed period. At IFSC, the academic calendar was not canceled, and classes continued through non-presential pedagogical activities (NPAs). Viewing education as a phenomenon inherent to human beings and inherently social (Saviani, 2011), we are interested in understanding and investigating teaching processes from the perspective of one of the main participants in this dynamic: the teacher. The study has the following general objective: to evaluate the perceptions of integrated high school teachers at IFSC’s Criciúma campus regarding the impact of the pandemic on educational processes. The specific objectives are: i) Recognize educational processes based on Historical-Critical Pedagogy; ii) Understand how educational processes unfolded during the period of remote teaching and upon the return to face-to-face instruction; iii) Analyze the relationships among the institution, coordinators, teachers, and students during the remote activities period. The research is of a basic nature and employs qualitative methodological procedures. Descriptively and interpretatively, it utilizes bibliographic and documentary research techniques. Data were collected through an online questionnaire (comprising open-ended and closed questions) and semi-structured interviews. Eighteen teachers from three technical courses integrated with high school education at IFSC’s Criciúma campus participated in the online questionnaire. Additionally, interviews were conducted with course coordinators and the pedagogical sector coordinator during the analyzed period. The courses represented are: Integrated Technical Programs in Chemistry, Mechatronics, and Building Construction. The readings indicate that the right to education depends on other rights, including health, decent housing, and access to material resources, which are denied to a significant portion of the Brazilian population in a historically unequal society. It is expected that the results achieved, based on discussions within the historical-critical theory, can contribute to understanding this moment in education and help bridge gaps in knowledge in this field. Additionally, it strengthens our understanding of the pedagogical theory that underpins the conception of IFSC and its implications for strengthening public, free, and high-quality education offered by the institution. The textual corpus was analyzed using Textual Discursive Analysis (TDA), a theory proposed by Moraes and Galiazzi (2003, 2020), which guides the deconstruction of material into meaningful units. These units were grouped into two categories, deduced from the specific research objectives:Educational processes - remote teaching and return to face-to-face instruction, from the perspective of HCP and Relationships among teachers, students, the institution, and coordinators. The authors who informed the discussions in this work include Saviani (2008, 2011, 2021), Saviani and Duarte (2021), Saviani and Galvão (2021), Galvão, Lavoura, and Martins (2019), Martins (2013), Nóvoa (2020), Libâneo (2006), Kuenzer (2013), Ramos (2014), and Duarte (2001). The results demonstrate that the constitutive elements of didactic work according to HCP – content-form-recipient – were impacted and suffered setbacks during remote teaching and upon the return to face-to-face instruction. These challenges were primarily related to the impossibility of conducting learning assessments and the lack of interaction between teachers and students, among other factors cited by participants. According to HCP principles, this disruption in the teaching process necessitates face-to-face instruction, as the presence of both teacher and students is a fundamental assumption of a classroom.
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CLAUDIA DANIELE SPIER HOFFELDER
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Percepções dos professores que atuam na Educação Especial: o AEE AH/SD das regionais de Chapecó e grande Florianópolis
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Orientador : MAGALI DIAS DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGALI DIAS DE SOUZA
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SOLANGE APARECIDA ZOTTI
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SUSANA GRACIELA PÉREZ BARRERA PÉREZ
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Data: 06/08/2024
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A presente dissertação, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, apoiada financeiramente pelo UNIEDU/SED/SC, teve como objetivo geral compreender as percepções dos professores que atuam na educação especial, sobre o AEE AH/SD das regionais de Chapecó e grande Florianópolis. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, do tipo estudo descritivo. Uma revisão bibliográfica da literatura e uma análise documental foram realizadas, para darem subsídios a esta dissertação. Para a coleta de dados foram entrevistados dez docentes nos meses de outubro a novembro de 2023, que atuavam nos AEEs AH/SD das regionais de Chapecó e Grande Florianópolis. As entrevistas abarcaram questões semiestruturadas, abordando as percepções dos docentes sobre AH/SD, sobre o modelo teórico adotado no trabalho do AEE AH/SD, sobre o perfil e a formação do professor para este serviço, sobre os recursos necessários para o atendimento, sobre os mitos relacionados a temática e sobre os principais aspectos que envolvem a atuação no AEE AH/SD. Utilizamos nesta pesquisa como referências, a teoria dos Três Anéis como conceito de superdotação (Renzulli, 1978, 1986, 2000, 2014a, 2014b, 2018) e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1993, 1995, 2000, 2010) como conceito de inteligências. Para complementar a fundamentação teórica, apresentamos estudos de pesquisadores e pesquisadoras que também utilizam estes teóricos como referências em suas pesquisas tais como Pérez (2014, 2023), Virgolim (1998, 2007, 2019), Delou (2007), Alencar (2014), Paludo (2018), Martins e Alencar (2011), Pimenta (1996), Pereira (2014), Sabatela (2007) Sabatela e Cupertino (2007) e Fleith (2007), entre outros, que trouxeram importantes contribuições para a pesquisa. Os dados das entrevistas foram categorizados e analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Após revisão dos dados obtidos nas entrevistas, foram elencadas duas categorias de análise: 1. Perfil docente para atuação no AEE AH/SD e formação para a docência; e 2. Aspectos de envolvem a docência no AEE AH/SD. Ao observar as percepções dos docentes que atuam nos AEEs AH/SD, evidenciamos que a formação de professores para atuação nos serviços de SC é uma necessidade, na medida em que os docentes entrevistados compreendem que a formação inicial em Pedagogia não contempla aspectos referentes a atuação no AEE AH/SD e que o modo como os professores são contratados para exercer a docência neste espaço é temporário, o que evidencia a transitoriedade da ação exercida. Dentre os principais aspectos elencados estão os mitos em torno das AH/SD, que precisam ser diariamente desconstruídos, bem como a falta de estrutura física, pedagógica e financeira para as salas de AEEs AH/SD. Também fica evidente o parco domínio conceitual da maioria dos docentes entrevistados, sobre o próprio conceito de AH/SD e sobre as teorias que subsidiam a prática nos AEEs AH/SD, conforme as diretrizes do estado de Santa Catarina (2021). Destacamos nosso desejo de que mais pesquisas sobre a área sejam realizadas, assim como esperamos que esta dissertação possa contribuir com as reflexões sobre essa temática, na medida em que realçamos a importância de investimentos na formação da comunidade escolar e na infraestrutura das salas de AEEs AH/SD, para aquisição de materiais e recursos pedagógicos, no sentido de qualificar a intervenção e o trabalho docente.
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This dissertation, developed in the Postgraduate Program in Education at the Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, in the line of research Educational Processes and Inclusion, financially supported by UNIEDU/SED/SC, had the general objective of understanding the perceptions of teachers who work in special education, on the specialized educational service for HA/G (AEE AH/SD) in the regions of Chapecó and Grande Florianópolis. This is a field research and a descriptive study with qualitative approach. A bibliographic review of the literature and a documentary analysis were carried out to support this dissertation. To collect data, ten teachers who worked in AEEs AH/SD in the regions of Chapecó and Grande Florianópolis were interviewed from october to november 2023. The interviews covered semi-structured questions, addressing the teachers' perceptions about HA/G, about the theoretical model adopted in the AEE AH/SD work, about the teacher's profile and training for this service, about the resources necessary for the service, about the myths related to the theme and about the main aspects that involve working in this space. We used as references for this research the theory of the Three Rings as a concept of giftedness (Renzulli, 1978, 1986, 2000, 2014a, 2014b, 2018) and Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences (1993, 1995, 2000, 2010) as a concept of intelligences. To complement the theoretical foundation, we present studies by researchers who also use these theorists as references in their research, such as Pérez (2014, 2023), Virgolim (1998, 2007, 2019), Delou (2007), Alencar (2014), Paludo (2018), Martins and Alencar (2011), Pimenta (1996), Pereira (2014), Sabatela (2007) Sabatela and Cupertino (2007) and Fleith (2007), among others, who made important contributions to our work. The interviews data were categorized and analyzed using Bardin's (2016) content analysis principles. After reviewing the data obtained in the interviews, two categories of analysis were listed: 1. Teaching profile for working at AEE AH/SD and teaching training; and 2. Aspects involving teaching at AEE AH/SD. By observing the perceptions of teachers who work in AEEs AH/SD, we evidenced that the teachers training to work in SC services is a necessity, as the teachers interviewed understand that initial training in Pedagogy does not include aspects related to performance at AEE AH/SD and that the way in which teachers are hired to teach in this space is temporary, which highlights the transience of the action carried out. Among the main aspects listed are the myths surrounding HA/G, which need to be deconstructed daily, as well as the lack of physical, pedagogical and financial structure for AEEs AH/SD rooms. The poor conceptual mastery of most of the interviewed teachers is also evident regarding the concept of HA/G itself and the theories that support the practice in the AEEs AH/SD, according to the guidelines of the state of Santa Catarina (2021). We highlight our desire for more research on the area to be carried out, as well as we hope that this dissertation can contribute to reflections on this topic, and also highlight the importance of investments in the formation of the school community and in the infrastructure of AEEs AH/SD rooms, for the acquisition of teaching materials and resources, in order to qualify the intervention and teaching work.
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LAILA LAUANDA ALVES DE MATOS
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A CONTARREFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: INFLUÊNCIAS DO TEXTO DO CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO DO TERRITÓRIO CATARINENSE (CBEMTC) COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
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Orientador : FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
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MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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JUARES DA SILVA THIESEN
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Data: 19/08/2024
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O estudo tem origem a partir das incertezas empregadas pelas políticas públicas neoliberais instauradas em nosso país recentemente, a partir do golpe de 2016, particularmente a respeito da contrarreforma do Ensino Médio instituída pela Lei n° 13.415/17 e suas implicações nos currículos e na formação dos estudantes. Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-analítica, utilizando-se de estudos bibliográficos e análise documental, onde buscou-se compreender o objeto de estudo em sua totalidade na realidade social inserida. Utilizamo-nos do método da análise textual de Severino (2007) para a análise de cinco dos seis Cadernos que constituem o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBEMTC). O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as possíveis influências do texto do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio como e na proposta de formação dos estudantes da rede estadual de Santa Catarina. Para alcançar este objetivo geral, estabelecemos objetivos específicos que orientaram a pesquisa para: a) Discutir as principais alterações curriculares produzidas pela lei 13.415/2017 e como esta estão presentes no texto Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense; b) Compreender a partir da análise texto do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense a proposta de concepção de formação dos estudantes da rede estadual de Santa Catarina; c) Problematizar o papel do currículo da formação dos estudantes do Ensino Médio catarinense com vistas a apresentar e quem e porque esta concepção de formação está sendo requerida. Os principais referenciais teóricos são os autores Silva; Possamai; Martini (2020), Martini (2021); Thiesen (2021); Laval, Dardot (2016); Silva (2016); Apple (1982; 1989); Peroni (2003); Ferretti; Silva (2019); Saviani (2015; 2008); Silva; Krawczyk; Calçada (2023); Kraemer e Oechsler (2023), entre outros. Como resultados, ressalta-se que no jogo em que se inserem as políticas públicas da educação da juventude catarinense o setor empresarial tem sido privilegiado, consolidando a aplicação de uma agenda neoliberal na educação. O CBEMTC possui um forte alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corroborando com a fragmentação do processo de construção do conhecimento para dar lugar às habilidades e competências e ao “aprender a aprender”, transformando o conhecimento enquanto ciência em informações a serem mobilizadas para resolver as situações cotidianas, assumindo um caráter pragmatista na educação e formação dos/s jovens. Ao instituir o currículo da formação geral básica com carga horária limitada em 1760 horas e itinerários formativos com estrutura complexa, composta por Componentes Curriculares Eletivos, Trilhas de Aprofundamento e Projeto de Vida organizado sob a perspectiva da pedagogia das competências, fomentam um currículo prescritivo e orientado pelas necessidades do mercado, alicerçadas no empreendedorismo e no Projeto de Vida, ambas com víeis socioemocional, cuja lógica para a formação does estudantes está na culpabilização de si enquanto sujeito isolado e competitivo, que naturaliza a precariedade. Tal organização curricular busca amarrar as subjetividades dos jovens ao perfil do sujeito neoliberal, de modo a aprofundar e reforçar as desigualdades que historicamente constituem essa etapa, indicando que o ensino médio, assim como os currículos são utilizados como instrumento de formação do neossujeito visando atender a manutenção do sistema capitalista, (re)produzindo desigualdades sociais, políticas, cooptando as subjetividades dos estudantes e de seus professores. Assim, conclui-se a proposta de formação expressa no texto do CBEMTC atende mais aos anseios empresariais que aos interesses da classe trabalhadora brasileira, pois sonega aos jovens o direito a uma formação crítica e emancipatória, distanciando-se dos anseios da concepção de formação integral presente na Proposta Curricular de Santa Catarina antes da implementação da Lei n° 13.415/2017.
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The study originates from the uncertainties employed by neoliberal public policies established in our country recently, following the 2016 coup, particularly regarding the counter-reform of Secondary Education established by Law No. 13,415/17 and its implications for curricula and training. of students. Methodologically, it is characterized as a research with a qualitative, descriptive-analytical approach, using bibliographic studies and documentary analysis, where we sought to understand the object of study in its entirety in the social reality inserted. We used Severino's (2007) textual analysis method to analyze five of the six Notebooks that constitute the Base Curriculum for Secondary Education in the Catarinense Territory (CBEMTC). The general objective of this study is to analyze the possible influences of the text of the Base Curriculum of the Catarinense Territory of Secondary Education as and on the proposal for training students in the state network of Santa Catarina. To achieve this general objective, we established specific objectives that guided the research to: a) Discuss the main curricular changes produced by law 13,415/2017 and how they are present in the text Basic Curriculum for Secondary Education in the Catarinense Territory; b) Understand, based on the text analysis of the Base Curriculum for Secondary Education in the Santa Catarina Territory, the proposed conception of training for students in the state network of Santa Catarina; c) Discuss the role of the curriculum in the training of high school students in Santa Catarina with a view to presenting who and why this conception of training is being required. The main theoretical references are the authors Silva; Possamai; Martini (2020), Martini (2021); Thiesen (2021); Laval, Dardot (2016); Silva (2016); Apple (1982; 1989); Peroni (2003); Ferretti; Silva (2019); Saviani (2015; 2008); Silva; Krawczyk; Sidewalk (2023); Kraemer and Oechsler (2023), among others. As a result, in the game in which public policies for the education of Santa Catarina's youth are inserted, the business sector has been privileged, consolidating the application of a neoliberal agenda in education. The CBEMTC has a strong alignment with the National Common Curricular Base (BNCC), corroborating the fragmentation of the knowledge construction process to give way to skills and competencies and “learning to learn”, transforming knowledge as a science into information to be mobilized to resolve everyday situations, assuming a pragmatist character in the education and training of young people. By establishing a basic general training curriculum with a workload limited to 1,760 hours and training itineraries with a complex structure, made up of Elective Curricular Components, Deepening Tracks and a Life Project organized from the perspective of skills pedagogy, they encourage a prescriptive and guided curriculum by the needs of the market, based on entrepreneurship and the Life Project, both with socio-emotional biases, whose logic for the training of students lies in blaming themselves as an isolated and competitive subject, which naturalizes precariousness. Such curricular organization seeks to tie the subjectivities of young people to the profile of the neoliberal subject, in order to deepen and reinforce the inequalities that historically constitute this stage, indicating that secondary education, as well as curricula, are used as an instrument for the formation of the neo-subject aiming to meet the maintenance of the capitalist system, (re)producing social and political inequalities, co-opting the subjectivities of students and their teachers. Thus, we conclude that the training proposal expressed in the CBEMTC text meets business desires more than the interests of the Brazilian working class, as it deprives young people of the right to critical and emancipatory training, distancing themselves from the desires of the conception of integral training present in Santa Catarina's Curriculum Proposal before the implementation of Law No. 13. 415/2017.
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IRIS FERREIRA TOMAZ
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PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
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Orientador : MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE VANZUITA
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CAROLINA RIBEIRO CARDOSO DA SILVA
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MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
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Data: 26/08/2024
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A pesquisa intitulada “Programa Residência Pedagógica: impactos na formação docente na percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú”, foi desenvolvida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/IFC e envolveu a temática que se insere nos estudos que investigam a formação docente no Brasil. O Programa Residência Pedagógica (PRP) se encontra em um campo emblemático, pois existem diversos estudos que versam sobre a preocupação com a formação de professores/as. Considerando esta perspectiva, objetivamos analisar como o PRP impactou a formação docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, a partir da percepção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta produção científica está ancorada em autores como Cunha (1989); Gatti (2009); Gatti, et, al, (2019); Libâneo (2010); Nóvoa (2007; 2017); Pimenta (1996); Pimenta e Lima (2006), que por diferentes perspectivas contribuíram para a compreensão da formação docente como objeto de pesquisa no campo educacional. O estudo, com abordagem qualitativa (Bodgan; Biklen, 1982 apud Ludke; André, 2011), assume caráter interpretativo dos dados (Stake, 2011) e possui como procedimento o levantamento bibliográfico (Gil, 2002) para realizar a abordagem histórica sobre o PRP, bem como para compreendê-lo como Política Pública para a formação inicial de professores/as. Para fundamentar os processos de interpretação dos dados, a pesquisa empírica foi realizada por meio do instrumento de coleta dados conhecido como questionário (Stake, 2011). Decidimos operar com questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas; ele foi elaborado por meio da ferramenta do Google Forms. As questões abertas e fechadas contemplaram quatro grandes eixos: informações gerais; trajetória escolar; ser/sentir-se docente e Programa Residência Pedagógica e foram fonte essencial para caracterizarmos os/as residentes e para a interpretação das suas percepções sobre as experiências vivenciadas e os impactos do PRP para a formação. Deles, emergiram as categorias com as quais operamos neste estudo: ser/sentir-se docente; saberes que constituem um bom/boa professor/a e Programa Residência Pedagógica, que analisadas a partir de fundamentos históricos e sociológicos, nos fez compreender que o PRP, ao menos até o final desta pesquisa, impactou como uma importante política pública a formação de professores/as no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal catarinense – campus Camboriú.
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The research entitled “Pedagogical Residency Program: impacts on teacher training in the perception of residents of the Degree in Pedagogy course at the Instituto Federal Catarinense – Camboriú campus”, was developed in the line of research Training Processes and Educational Policies of the Postgraduate Program in Education – PPGE/IFC and involved the theme that is part of studies that investigate teacher training in Brazil. The Pedagogical Residency Program (PRP) is in an emblematic field, as there are several studies that focus on the concern with teacher training. Considering this perspective, we aimed to analyze how the PRP impacted teacher training at the Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, based on the perception of residents of the Degree in Pedagogy course. This scientific production is anchored in authors such as Cunha (1989); Gatti (2009); Gatti, et al, (2019); Libâneo (2010); Nóvoa (2007; 2017); Pimenta (1996); Pimenta and Lima (2006), who from different perspectives contributed to the understanding of teacher training as an object of research in the educational field. The study, with a qualitative approach (Bodgan; Biklen, 1982 apud Ludke; André, 2011), assumes an interpretative nature of the data (Stake, 2011) and has a bibliographical survey asa procedure (Gil, 2002) to carry out the historical approach to the PRP , as well as to understand it as a Public Policy for the initial training of teachers. To support the data interpretation processes, empirical research was carried out using a data collection instrument known as a questionnaire (Stake, 2011). We decided to operate with a semi-structured questionnaire, with closed and open questions; it was created using the Google Forms tool. The open and closed questions covered four main axes: general information; school trajectory; being/feeling like a teacher and the Pedagogical Residency Program and were an essential source for characterizing the residents and for interpreting their perceptions about their experiences and the impacts of the PRP on training. From them, the categories with which we operated in this study emerged: being/feeling like a teacher; knowledge that constitutes a good teacher and the Pedagogical Residency Program, which, analyzed from historical and sociological foundations, made us understand that the PRP, at least until the end of this research, impacted teacher training as an important public policy. as part of the Degree in Pedagogy at the Federal Institute of Santa Catarina – Camboriú campus.
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MARIA HELENA NUNES ALMEIDA
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O acesso de mulheres surdas aos serviços públicos em Santa Catarina: Políticas Linguísticas para emancipação
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Orientador : LIANE VIZZOTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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LIANE VIZZOTTO
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SOLANGE APARECIDA ZOTTI
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TANIA APARECIDA MARTINS
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Data: 25/11/2024
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Vivemos em um país multilíngue, e apesar de constitucionalmente termos a Língua Portuguesa como língua oficial, ainda há mais de 200 línguas em uso, nas comunidades linguísticas originárias, e na comunidade surda. Os surdos sempre estiveram na sociedade, porém por mais de um século foram (são) socialmente invisíveis, foram tratados como incapazes, menosprezados, institucionalizados e excluídos, por muito tempo passivos de pena, não de cidadania. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão apenas no ano de 2002, pela Lei 10.436. No entanto, apesar da legitimação da língua, cultura e identidade do povo surdo, ainda são muitas as barreiras encontradas pela pessoa surda, passando em todos os âmbitos da sua vida, inclusive ao acesso dos serviços públicos como saúde, educação e segurança. Sendo assim, esta pesquisa ainda terá um recorte de gênero – mulheres, e por fim, mulheres Surdas, objetivo foi analisar como as políticas linguísticas garantem o acesso aos serviços públicos de saúde, educação e segurança às mulheres Surdas. Foram convidadas mulheres Surdas acima de 18 anos, que utilizam a Libras como meio de comunicação e que moram na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí), foram entrevistadas colocando-as como protagonistas das suas próprias histórias. Por meio de entrevista semiestruturada de forma presencial e remota, de forma que respeitando sua língua as entrevistas foram feitas por meio da Libras, possibilitando as mulheres Surdas, um espaço que elas se sentissem confortáveis para expor suas problemáticas, podendo falar sobre suas experiências de acesso aos serviços públicos em Santa Catarina. A pesquisa tem como pressuposto teórico-metodológico o materialismo histórico dialético (CUNHA, JESUS, PALUDO E VITÓRIA, SCHLESENER, , RODRIGUEZ) e baseia-se nos estudos linguísticos (CALVET, LAGARES, SEVERO, KARNOPP, QUADROS) que discorrem sobre linguagem e políticas linguísticas. A entrevista semiestruturada constitui-se como instrumento de coleta de dados, juntamente com a análise documental. Por fim, buscaremos, a partir da pesquisa, problematizar as desigualdades sociais em decorrência da falta de acessibilidades linguísticas e atitudinais nos espaços públicos e como elas impactam no cotidiano da mulher surda, a partir das indagações, existem políticas linguísticas no Brasil e no estado de Santa Catarina? Como elas se aplicam nos espaços públicos garantindo o acesso da mulher Surda aos serviços estatais?
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We live in a Brazil of many languages. Although we constitutionally have Portuguese as our official one, there are more than two hundred languages in use in the country and diverse linguistic communities, as, for example, the deaf community. Deaf people have always been part of society, in spite of not being socially seen and being treated as incapable; they were diminished, institutionalized, excluded, and, for a long time, considered worthy of pity, not citizenship. The Brazilian Sign Language (Libras) was recognized as a legal means of communication and expression only in 2002, through the Law 10.436. However, despite the legitimation of the deaf community’s language, culture and identity, there are still many barriers met by deaf people, going through all areas of their lives, even the access to public services, such as health, education, and safety. When observed in a most meticulous way, one can notice in this big community the situation of deaf women, to whom rights were denied for a long time, not only as persons with a disability, but also as women. Therefore, this research aims at analyzing in which way the linguistic policies guarantee deaf women the access to public health, education, and safety services. For performing the research, deaf women over 18 years old — who use Libras as a means of communication and who live in the area of the AMFRI (Association of Municipalities of the Region of Foz do Rio Itajaí) — will be interviewed being placed as protagonists of their own stories. By means of semi-structured interviews, they will be able to talk about their experiences with access to public services in Santa Catarina. The research has the historical-dialectical materialism method as its theoretical-methodological approach and is based on linguistic studies that discuss language and linguistic policies. The semi-structured interview is established as the instrument for data collection, along with documentary analysis. Finally, it is sought, from this research, to problematize the social inequalities that arise from the lack of linguistic and attitudinal accessibility in public spaces and how they impact the daily lives of deaf women.
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HÉLIO DE OLIVEIRA DIAS
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IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.415/2017 NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA SOBRE O TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES
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Orientador : FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
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LIANE VIZZOTTO
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LUCIANA PEDROSA MARCASSA
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Data: 09/12/2024
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Esta dissertação tem como objetivo geral analisar os impactos da implementação da Lei 13.415/2017 na rede estadual de Santa Catarina sobre o trabalho docente, a partir da percepção dos professores e estudantes. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) discutir o processo de regulamentação da reforma do Ensino Médio em diálogo com as recentes reformas neoliberais no Estado Brasileiro; b) compreender os impactos da Reforma do Ensino Médio sobre o trabalho docente; e c) analisar, no contexto da prática, como a regulamentação e os processos de implementação da reforma têm impactado o trabalho docente em Santa Catarina. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizando uma abordagem. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais e entrevistas, permitindo uma compreensão aprofundada das experiências e percepções dos educadores e alunos. Os principais resultados indicam que a reforma, ao promover a flexibilização curricular impactou no trabalho docente, resultando em condições de trabalho mais precárias para os professores e evidenciando a falta de diálogo no processo. Além disso, a pesquisa revela uma relação entre a reforma do Ensino Médio e outras reformas neoliberais, como a Reforma Trabalhista de 2017, que impactaram diretamente a condição de trabalho dos docentes. Os principais autores que fundamentam esta discussão incluem Mészáros (2002), Laval e Dardot (2016), Marx (2008), Ribeiro (2017, 2023) e Saviani (2011).
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This dissertation aims to analyze the impacts of the implementation of Law 13.415/2017 in the state education system of Santa Catarina on teaching work, based on the perceptions of teachers and students. To achieve this goal, the following specific objectives were established: a) to discuss the process of regulating the high school reform in dialogue with recent neoliberal reforms in the Brazilian State; b) to understand the impacts of the High School Reform on teaching work; and c) to analyze, in the context of practice, how the regulation and implementation processes of the reform have impacted teaching work in Santa Catarina. Methodologically, the research is characterized as qualitative, utilizing an approach that involved data collection through focus groups and interviews, allowing for an in-depth understanding of the experiences and perceptions of educators and students. The main results indicate that the reform, by promoting curricular flexibility, impacted teaching work, resulting in more precarious working conditions for teachers and highlighting the lack of dialogue in the process. Furthermore, the research reveals a relationship between the high school reform and other neoliberal reforms, such as the Labor Reform of 2017, which directly affected the working conditions of teachers. The main authors underpinning this discussion include Mészáros (2002), Laval and Dardot (2016), Marx (2008), Ribeiro (2017, 2023), and Saviani (2011).
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PRISCILA ELI ALVES
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ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA, BRASIL (1976-2024)
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Orientador : SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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MEMBROS DA BANCA :
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SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
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MARILANE MARIA WOLFF PAIM
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MARCUS LEVY BENCOSTTA
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Data: 11/12/2024
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Esta pesquisa, de caráter histórico-documental e abordagem qualitativa, insere-se na linha de pesquisa em Processos Formativos e Políticas Educacionais do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) e no grupo de estudos em educação e formação de professores. O estudo aborda as estruturas arquitetônicas das unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) e como essas edificações refletem as representações de criança, infância e Educação Infantil associadas à cultura material. A questão central da pesquisa é: como as estruturas arquitetônicas e os elementos presentes nas unidades de Educação Infantil da RMEF contribuem para compreender as representações de criança e infância construídas histórica e socialmente? O objetivo principal é analisar como a arquitetura dessas unidades educativas possibilita essa compreensão, considerando o período de 1976 a 2024. Esse recorte temporal abrange desde as primeiras iniciativas da administração municipal voltadas à educação infantil até a construção da unidade mais recente da RMEF. O estudo utiliza como referencial teórico o conceito de representação de Chartier (1989, 1991, 2009) e explora o papel das estruturas arquitetônicas na Educação Infantil conforme Frago e Escolano (1998) e Bencostta (2001). A análise das fotografias como fonte de pesquisa fundamenta-se em Kossoy (2014) e Bencostta (2011), considerando as imagens como texto visual, rico em informações. No campo da Educação Infantil, as reflexões partem da pedagogia da infância, como abordada por Rocha (2000). Sobre cultura material escolar, a pesquisa dialoga com Peres e Souza (2011), Souza (2007), Souza e Silva (2019), e Vidal e Silva (2011), e fundamenta-se nos conceitos de rupturas e permanências na escolarização de Vicente, Lahire e Thin (2001). Metodologicamente, a pesquisa utiliza a etnografia de arquivos, com base em Costa (2010) e Cunha (2009), e emprega a micro-história para uma análise detalhada e interpretativa de documentos impressos e iconográficos. Como amostra, foram selecionados oito Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIM) representativos da RMEF. A expectativa é que o estudo contribua para retomar a história da RMEF, especificamente na primeira etapa da Educação Básica, evidenciando as transformações e permanências ao longo do tempo. Busca-se compreender como as estruturas arquitetônicas dessas unidades revelam representações sociais e históricas sobre a infância e a Educação Infantil, refletindo as influências das mudanças culturais e políticas ao longo das décadas.
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This research, with a historical-documentary character and a qualitative approach, is part of the research line on Formative Processes and Educational Policies within the Master’s in Education at the Federal Institute of Santa Catarina (IFC) and the study group on education and teacher training. The study addresses the architectural structures of Early Childhood Education units in the Municipal Education Network of Florianópolis (RMEF) and how these buildings reflect representations of children, childhood, and Early Childhood Education associated with material culture. The central research question is: how do the architectural structures and elements present in RMEF Early Childhood Education units contribute to understanding the representations of children and childhood that are historically and socially constructed? The main objective is to analyze how the architecture of these educational units enables this understanding, considering the period from 1976 to 2024. This timeframe encompasses the first municipal administration initiatives focused on early childhood education through to the construction of RMEF's most recent unit. The study uses Chartier’s concept of representation (1989, 1991, 2009) as a theoretical framework and explores the role of architectural structures in Early Childhood Education according to Frago and Escolano (1998) and Bencostta (2001). The analysis of photographs as a research source is based on Kossoy (2014) and Bencostta (2011), considering images as visual texts rich in information. In the field of Early Childhood Education, reflections are rooted in the pedagogy of childhood, as addressed by Rocha (2000). Regarding school material culture, the research dialogues with Peres and Souza (2011), Souza (2007), Souza and Silva (2019), and Vidal and Silva (2011), and is grounded in the concepts of ruptures and continuities in schooling by Vicente, Lahire, and Thin (2001). Methodologically, the research uses archival ethnography based on Costa (2010) and Cunha (2009), and applies micro-history for a detailed and interpretative analysis of printed and iconographic documents. Eight representative Municipal Early Childhood Education Centers (NEIM) were selected from the RMEF as the sample. It is hoped that the study will contribute to revisiting the history of the RMEF, specifically at the first stage of Basic Education, highlighting changes and continuities over time. The aim is to understand how the architectural structures of these units reveal social and historical representations of childhood and Early Childhood Education, reflecting the influences of cultural and political changes over the decades.
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DOLORES SALES DE PAULA
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Ao Som da Sua Voz- Percepções de pais, alunos e professores sobre o processo de inclusão e acolhimento de estudantes migrantes internacionais nas escolas da rede pública municipal de Balneário Camboriú, SC
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Orientador : LIANE VIZZOTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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GEOVANA MENDONCA LUNARDI MENDES
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LIANE VIZZOTTO
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ROSELI NAZARIO
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Data: 16/12/2024
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A migração internacional é um fenômeno complexo e multifacetado que tem moldado a história de muitas nações ao longo do tempo. Considerando essa movimentação global, o foco desta pesquisa recai sobre o Brasil, onde a migração internacional possui raízes históricas profundas, remontando a séculos passados, com a chegada de diversos grupos que contribuíram para a formação multicultural da população brasileira, promovendo uma vasta miscigenação étnica. Nos últimos anos, o Brasil tem recebido milhares de migrantes internacionais, incluindo um número expressivo de crianças. Neste contexto, destaca-se o município de Balneário Camboriú (SC), que, segundo dados do INEP (2020), ocupa o terceiro lugar em Santa Catarina em termos de matrículas de crianças e alunos migrantes internacionais na rede pública, atrás apenas das cidades de Florianópolis e Joinville. No Vale do Itajaí, Balneário Camboriú lidera nesse quesito. A pesquisa, portanto, aborda a realidade da migração infantil internacional, entendida como um dos aspectos da infância contemporânea, que envolve dimensões variadas e levanta questões educacionais. Com isso, buscou-se investigar o processo de inclusão e acolhimento desses estudantes, norteando-se pelo seguinte questionamento: Como ocorre o processo de inclusão, acolhimento e distribuição de oportunidades educacionais para crianças migrantes internacionais nas escolas da rede pública municipal de Balneário Camboriú (SC), segundo as percepções de pais, alunos e professores? Para responder a esse questionamento, a pesquisa estabeleceu os seguintes objetivos específicos: I) Identificar o processo de inclusão e acolhimento escolar e a situação educacional das crianças migrantes, a partir de suas próprias narrativas. II) Analisar as bases legais relacionadas à migração infantil internacional e às políticas públicas educacionais, em nível nacional e local. II) Identificar as regiões de origem das crianças migrantes.IV) Compreender os motivos que impulsionam o deslocamento migratório. V) Identificar possíveis desafios à inclusão, considerando as perspectivas de crianças, famílias e professores. VI) Investigar se a rede municipal de Balneário Camboriú desenvolve projetos ou programas que favoreçam a inclusão de alunos migrantes internacionais. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, com viés analítico, descritivo e interpretativo, alinhando-se à perspectiva de Stake (2011). Para alcançar os objetivos, foram utilizados procedimentos técnicos como pesquisa documental e de campo, conforme orientado por Lüdke e André (2015). O levantamento bibliográfico seguiu a metodologia de Estado do Conhecimento, utilizando os repositórios da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Banco de Dados de Teses e Dissertações da CAPES, conforme recomendam Morosini, Santos e Bittencourt (2021). Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semiestruturados com professores, pais e alunos migrantes internacionais, além de rodas de conversa com as crianças migrantes. O estudo foi realizado em duas escolas e dois Núcleos de Educação Infantil (NEIs) do município, envolvendo a participação de 13 professores, 16 pais, 10 alunos e 4 crianças migrantes. Os resultados principais indicaram uma invisibilização das crianças e alunos migrantes no sistema educacional do município, sendo a barreira linguística o desafio mais significativo tanto no acolhimento inicial quanto na inclusão dos alunos. Observou-se que o sistema educacional adota uma abordagem restrita ao princípio da igualdade, sem alcançar a equidade necessária para uma inclusão efetiva e justa desses alunos, homogeneizando o ensino sem considerar as especificidades pertinentes de cada indivíduo.
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International migration is a complex and multifaceted phenomenon that has shaped the history of many nations over time. Considering this global movement, the focus of this research is on Brazil, where international migration has deep historical roots, dating back to past centuries, with the arrival of several groups that contributed to the multicultural formation of the Brazilian population, promoting a vast ethnic miscegenation. In recent years, Brazil has received thousands of international migrants, including a significant number of children. In this context, the municipality of Balneário Camboriú (SC) stands out, which, according to data from INEP (2020), occupies third place in Santa Catarina in terms of enrollment of international migrant children and students in the public network, behind only the cities from Florianópolis and Joinville. In the Itajaí Valley, Balneário Camboriú leads in this regard.he educational situation of migrant children, based on their own narratives. II) Analyze the legal bases related to international child migration and public educational policies, at national and local levels. II) Identify the regions of origin of migrant children. IV) Understand the reasons that drive migratory displacement. V) Identify possible challenges to inclusion, considering the perspectives of children, families and teachers. VI) Investigate whether the municipal network of Balneário Camboriú develops projects or programs that favor the inclusion of international migrant students. Methodologically, the research is qualitative, with an analytical, descriptive and interpretative bias, in line with the perspective of Stake (2011). To achieve the objectives, technical procedures such as documentary and field research were used, as guided by Lüdke and André (2015).The bibliographic survey followed the State of Knowledge methodology, using the repositories of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Theses and Dissertations Database, as recommended by Morosini, Santos and Bittencourt (2021). To collect data, semi-structured questionnaires were administered to teachers, parents and international migrant students, in addition to conversation circles with migrant children. The study was carried out in two schools and two Early Childhood Education Centers (NEIs) in the municipality, involving the participation of 13 teachers, 16 parents, 10 students and 4 migrant children. The main results indicated an invisibility of migrant children and students in the municipality's educational system, with the language barrier being the most significant challenge both in the initial reception and in the inclusion of students. It was observed that the educational system adopts an approach restricted to the principle of equality, without achieving the necessary equity for an effective and fair inclusion of these students, homogenizing teaching without considering the relevant specificities of each individual.
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