|
Dissertações |
|
1
|
-
JULIANA GUÉRIOS
-
Diálogos entre PIBID e Residência Pedagógica: impactos na formação inicial docente
-
Orientador : ALEXANDRE VANZUITA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE VANZUITA
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
TÂNIA REGINA RAITZ
-
Data: 19/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse estudo faz parte da linha de pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as experiências dos bolsistas de ID/residentes participantes dos Programas PIBID e Residência Pedagógica do IFC impactam na formação inicial docente. O estudo é de abordagem qualitativa, de perspectiva analítico-descritiva, com característica interpretativa. O objeto de estudo são os Programas de ID PIBID e RP. Os sujeitos participantes são cem (100) estudantes dos cursos de Licenciatura do IFC, bolsistas de ID/residentes dos Programas PIBID e RP. Nesse contexto, como instrumentos de pesquisa foram utilizados: o Questionário semiestruturado e o Grupo Focal. Como procedimento de análise dos dados, utilizou-se da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A discussão teórica está embasada na pesquisa bibliográfica e documental, e em autores como Tardif (2012); Nóvoa (1995; 2009); Marcelo Garcia (1999); Gatti (2014; 2016); Demo (2005; 2006; 2015). O perfil dos (as) participantes dos programas de ID se constituem de jovens, solteiros(as) e residem com a família. São, em grande parte, apenas estudantes no grupo do PIBID. Os residentes do RP se constituem, em sua maioria, de jovens-trabalhadores. Foram criadas cinco categorias de análise, a partir dos dados coletados nos grupos focais. Com relação a categoria: Inserção na Escola Pública: aproximação com as práticas docentes do cotidiano escolar, evidenciou-se que as vivências dentro do ambiente escolar oportunizadas pelos programas PIBID e RP se apresentam como espaços formativos qualificados e desenvolvem uma práxis a partir da inserção dos bolsistas de ID/residentes na escola pública. Em relação a categoria: Articulação Teoria e Prática: experiências nos programas de ID, identificamos que as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Programas de ID possibilitam atividades como planejar, criar, elaborar, executar e refletir, tornando-se ações significativas durante o processo formativo inicial, ampliando a interlocução entre os conhecimentos teóricos aprendidos nos cursos superiores e as práticas pedagógicas elaboradas nos programas de ID. Na categoria: Construção de Conhecimento: Ações coletivas/ Uso de tecnologias e produção de materiais/ Pesquisa como princípio científico e formativo, as ações coletivas e supervisionadas são relacionadas à sensação de segurança, além de provocar o trabalho em equipe, por meio da pesquisa e reflexão oportunizando a elaboração própria das atividades; O uso de recursos tecnológicos e a criação de materiais alternativos também são expostos como momentos relacionados ao uso de novos métodos e metodologias, desenvolvendo habilidades como: pesquisa, criação e elaboração pessoal; A partir dos dados analisados, verificou-se que a pesquisa se apresenta como princípio científico e formativo na elaboração das práticas docentes realizadas nos programas de ID. Na categoria: Experiências, possibilidades e dilemas de ser/se sentir professor(a), ficou evidenciado que para a maioria dos bolsistas de ID/residentes, os programas de PIBID e RP contribuem com a construção da identidade profissional, influenciando positivamente na escolha pela carreira docente. Na última categoria analisada: Insurgências: outros diálogos sobre os programas de ID, inferiu-se que, a inserção da BNCC nos programas PIBID e RP, foi utilizada para leitura e fundamentação, de forma a orientar e não reduzir as práticas pedagógicas relacionadas aos programas de ID; quanto as horas obrigatórias, alguns residentes afirmaram conciliar bem com suas rotinas, contudo, não foi uma afirmação consensual, principalmente para os ‘estudantes trabalhadores’, que observam uma rotina um pouco cansativa, não podendo dedicar-se com qualidade ao programa. E em relação ao estágio, conclui-se que o IFC busca prover a integração em relação ao estágio curricular supervisionado e a realidade docente, apesar de algumas limitações. Em comparação ao estágio, os (as) residentes entendem o RP como uma opção que oportuniza o uso de metodologias mais significativas, por aproximar Educação Superior e Educação Básica, causando experiências que sugerem oportunizar mais segurança no trabalho docente. Também inferiu-se, a partir dos dados analisados, que o RP desenvolve mais atividades fundamentadas na pesquisa como princípio científico e formativo do que os estágios, ao estimular ações docentes, resultando em experiências mais significativas, que se tornam arcabouço teórico-prático para sua futura profissão. Consideramos, a partir dos dados analisados, que os programas de ID estão articulados com o currículo formativo do IFC promovendo a parceria entre Ensino Superior – Educação Básica, voltada à uma formação de professores (as) fundamentada na pesquisa, emancipação e autonomia. Os Programas cultivam a autoria, elaboração própria e questionamento reconstrutivo quando promovem experiências de inserção na escola desenvolvendo ações docentes que interligam teoria e prática.
-
Mostrar Abstract
-
This study is part of the line of research: Formative Processes and Educational Policies, of the Graduate Program in Education, from the Federal Catarinense Institute - Camboriú Campus. This research aims to understand how the experiences of ID fellows / residents participating in the PIBID and Pedagogical Residency Programs of IFC impact on initial teacher training. The study has a qualitative approach, from an analytical-descriptive perspective, with an interpretive characteristic. The object of study is the PIBID and RP ID Programs. The participating subjects are one hundred (100) students of the IFC Degree courses, ID scholarship holders / residents of the PIBID and RP Programs. In this context, the following research instruments were used: the semi-structured questionnaire and the focus group. As a data analysis procedure, the Content Analysis technique was used (BARDIN, 2011). The theoretical discussion is based on bibliographic and documentary research, and on authors such as Tardif (2012); Nóvoa (1995; 2009); Marcelo Garcia (1999); Gatti (2014; 2016); Demo (2005; 2006; 2015). The profile of the participants in the ID programs they are young, single and live with their family. They are largely students in the PIBID group. The majority of RP residents are young workers. Five categories of analysis were created, based on the data collected in the focus groups. With regard to the category: Insertion in the Public School: approximation with the teaching practices of the daily school life, it was evidenced that the experiences within the school environment provided by the PIBID and RP programs are presented as qualified training spaces and develop a praxis from the insertion of the students. ID scholarship holders / public school residents. In relation to the category: Articulation Theory and Practice: experiences in the R&D programs, we identified that the pedagogical practices developed in the R&D Programs enable activities such as planning, creating, elaborating, executing and reflecting, becoming significant actions during the initial formative process, expanding the dialogue between the theoretical knowledge learned in higher education courses and the pedagogical practices developed in R&D programs. In the category: Construction of Knowledge: Collective actions / Use of technologies and production of materials / Research as a scientific and training principle, collective and supervised actions are related to the feeling of security, in addition to causing teamwork, through research and reflection providing opportunities for the elaboration of activities; The use of technological resources and the creation of alternative materials are also exposed as moments related to the use of new methods and methodologies, developing skills such as: research, creation and personal development; From the data analyzed, it was found that the research presents itself as a scientific and formative principle in the elaboration of the teaching practices carried out in the R&D programs. In category: Experiences, possibilities and dilemmas of being / feeling a teacher, it was evident that for most ID / resident scholarship holders, the PIBID and RP programs contribute to the construction of professional identity, positively influencing the choice of teaching career. In the last category analyzed: Insurgencies: other dialogues about R&D programs, it was inferred that the inclusion of BNCC in the PIBID and RP programs was used for reading and reasoning, in order to guide and not reduce the pedagogical practices related to the programs of ID; as for mandatory hours, some residents stated that they were able to reconcile well with their routines, however, it was not a consensual statement, especially for the 'working students', who observe a somewhat tiring routine and cannot dedicate themselves with quality to the program. And in relation to the internship, it is concluded that the IFC seeks to provide integration in relation to the supervised curricular internship and the teaching reality, despite some limitations. In comparison to the internship, the residents understand the PR as an option that allows the use of more significant methodologies, as it brings together Higher Education and Basic Education, causing experiences that suggest providing more security in the teaching work. It was also inferred, from the data analyzed, that the RP develops more activities based on research as a scientific and training principle than the internships, by stimulating teaching actions, resulting in more significant experiences, which become theoretical-practical framework for their future profession. We consider, based on the data analyzed, that the R&D programs are linked to the IFC's formative curriculum promoting the partnership between Higher Education - Basic Education, aimed at teacher training based on research, emancipation and autonomy. The Programs cultivate authorship, self-elaboration and reconstructive questioning when they promote experiences of insertion in the school by developing teaching actions that link theory and practice.
|
|
2
|
-
THIAGO RIBEIRO ALVES
-
PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: ANÁLISE DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
-
Orientador : CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AIRTON ZANCANARO
-
CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
LIDIOMAR JOSÉ MASCARELLO
-
Data: 24/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo sobre processos educativos de alfabetização em jogos digitais faz parte da Linha de pesquisa 2: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Campus Camboriú. O objetivo desta investigação é realizar a análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da inclusão. O referencial teórico pauta-se na concepção da alfabetização integral (SCLIAR-CABRAL, 2012), que tem como característica central o elo imanente entre o biológico e cultural. Ao situar historicamente a pesquisa, ficou evidente que a alfabetização é ressignificada com o passar do tempo, sofrendo impactos do tratamento dispensado pelas diferentes sociedades, e suas respectivas tecnologias, aos atos de leitura e escrita. Esta pesquisa entende a alfabetização como o ensino e a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, reconhecendo as implicações e interferências dos processos educativos de alfabetização em uma sociedade grafocêntrica. Essa concepção de alfabetização é empregada na definição conceitual dos Jogos Digitais de Alfabetização (JDA), os quais configuram-se uma parcela específica de uma categoria maior, os jogos. Os JDA são, portanto, jogos que utilizam o suporte digital, desenvolvidos com a intenção de alfabetizar. A caracterização metodológica da pesquisa apoiou-se nos autores Demo (1985, 1995), Triviños (1987), Gil (2008), Prodanov e Freitas (2013), que permitem caracterizar a pesquisa como um estudo de natureza básica e teórica; de objetivos exploratórios; com procedimentos metodológicos bibliográficos e documental com análise qualitativa. O objeto de estudo selecionado foi o JDA Graphogame Brasil, a partir da definição de alguns critérios. A pesquisa discutiu os JDA como importantes catalizadores da inclusão social por compreenderem dois dos ingredientes necessários para a inclusão social: o desenvolvimento da literacia e o acesso ao ambiente digital. Traz como resultados a constatação de que o JDA Graphogame Brasil atende parcialmente quatro dos cinco princípios da alfabetização integral. É possível afirmar que a observância dos princípios da alfabetização integral não se assenta exclusivamente no JDA, indicando que é a ação mediadora do professor alfabetizador o fator determinante na identificação de uma postura teórica metodológica no processo educativo da alfabetização. Além disso, observa-se presente no JDA Graphogame Brasil, a grande agrura de todos os jogos educativos: a dificuldade em equilibrar as dimensões lúdica e educativa.
-
Mostrar Abstract
-
This study of literacy educational processes in digital games is part of Research Line 2: Processos Educativos e Inclusão, of the Programa do Pós-Graduação em Educação of the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC Campus Camboriú. The objective of this research is to analyze an application for mobile devices from the perspective of inclusion. The theoretical framework is based on the concept of integral literacy (SCLIAR-CABRAL, 2012), which has as a central feature the immanent link between biological and cultural. By locating historically the research, it became evident that literacy is re-signified over time, suffering the impact of the treatment given by different societies, and their respective technologies, to the acts of reading and writing. This research understands literacy as the teaching and learning of the Alphabetic Writing System, recognizing the implications and interferences of literacy education processes in a graphocentric society. This conception of literacy is employed in the conceptual definition of Digital Literacy Games (DLA), which are a specific part of a larger category, games. JDA are, therefore, games that use the digital medium, developed with the intention of teaching literacy. The methodological characterization of the research was supported by the authors Demo (1985, 1995), Triviños (1987), Gil (2008), Prodanov and Freitas (2013), which allow characterizing the research as a study of basic and theoretical nature; of exploratory objectives; with bibliographic and documental methodological procedures with qualitative analysis. The object of study selected was the JDA Graphogame Brasil, from the definition of some criteria. The research discussed JDAs as important catalysts for social inclusion because they comprise two of the necessary ingredients for social inclusion: the development of literacy and access to the digital environment. It brings as results the finding that the JDA Graphogame Brazil partially meets four of the five principles of integral literacy. It is possible to state that the observance of the principles of integral literacy is not exclusively based on the JDA, indicating that it is the mediating action of the literacy teacher the determining factor in the identification of a theoretical methodological stance in the literacy educational process. In addition, it is observed in the JDA Graphogame Brasil, the great hardship of all educational games: the difficulty in balancing the playful and educational dimensions.
|
|
3
|
-
MARIANA SILVEIRA DOS SANTOS ROSA
-
Direito à Educação Infantil e divisão sexual do trabalho: situação da mulher trabalhadora na sociedade capitalista
-
Orientador : IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
MARILÉIA MARIA DA SILVA
-
ROSELI NAZARIO
-
Data: 27/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação discute a relação entre o direito à educação infantil e a situação de trabalho de mulheres responsáveis por crianças pequenas. Ela é resultado de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, na linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão. Por meio da abordagem materialista-histórica, este trabalho teve como principal objetivo analisar políticas públicas relacionadas ao acesso de crianças da classe trabalhadora à educação infantil pública e gratuita e seus impactos na situação de trabalho das mulheres responsáveis por crianças matriculadas em três unidades públicas municipais de Florianópolis (SC) a partir de dados coletados no ano letivo de 2020. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de uma base epistêmica marxista, que permitiu compreender a totalidade e a materialidade da questão apresentada, e os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados. Partindo do trabalho como categoria de análise, esta pesquisa discute a situação da classe trabalhadora, a condição da mulher na sociedade dividida em classes e a divisão sexual do trabalho. A pesquisa realizada aponta para o papel cumprido pelo Estado como instrumento de dominação de classe por meio da elaboração de políticas educacionais para a educação infantil, legitimando a exclusão de parte das crianças da classe trabalhadora e atuando como instrumento de opressão contra as mulheres. Devido à parcialização das vagas em instituições públicas da rede municipal de educação infantil de Florianópolis, mulheres da classe trabalhadora se submetem a situações de duplicidade e precarização do trabalho, dividindo suas atividades cotidianas entre o trabalho produtivo e a reprodução da força de trabalho de suas famílias. Com esta pesquisa pude identificar que a escassez de vagas disponibilizadas pelo Estado em creches públicas contribui para a precarização do trabalho, o desemprego e o rebaixamento de salários, que afetam principalmente as mulheres. Também foi possível compreender que as políticas públicas do Estado burguês relacionadas à educação infantil, que impedem o acesso de todas as crianças da classe trabalhadora à educação infantil pública e gratuita, agem no sentido de reproduzir a exploração no sistema capitalista.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation discusses the relationship between the right to early childhood education and the work situation of women responsible for young children. It is the result of a master's research developed in the Graduate Program in Education of the Federal Institute of Santa Catarina, in the line of research Educational Processes and Inclusion. Through the materialistic-historical approach, this study had as main objective to analyze public policies related to the access of working class children to public and free early childhood education and their impact on the work situation of women responsible for children enrolled in three municipal public units of Florianópolis (SC) from data collected in the school year 2020. The bibliographic research was carried out from a Marxist epistemic basis, which allowed us to understand the totality and materiality of the question presented, and the data were collected through semi-structured questionnaires. Starting from work as a category of analysis, this research discusses the situation of the working class, the condition of women in society divided into classes and the sexual division of labor. The research shows the role fulfilled by the State as an instrument of class domination through the elaboration of educational policies for early childhood education, legitimizing the exclusion of part of working class children and acting as an instrument of oppression against women. Due to the section of vacancies in public institutions of the municipal network of early childhood education of Florianópolis, working-class women undergo situations of duplicity and precariousness of work, dividing their daily activities between productive work and the reproduction of their families' workforce. With this research I was able to identify that the scarcity of vacancies available by the State in public day care centers contributes to the precarization of work, unemployment and the lowering of wages, which mainly affect women. It was also possible to understand that the public policies of the bourgeois State related to early childhood education, which prevent the access of all working class children to public and free early childhood education, act in order to reproduce exploitation in the capitalist system.
|
|
4
|
-
REGIANI FRANCEZ NOVAK
-
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE CRIANÇAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA FAMÍLIA
-
Orientador : ROSELI NAZARIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRÉA SIMÕES RIVERO
-
ROSELI NAZARIO
-
SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
-
Data: 18/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação resulta de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. A pesquisa se inscreve no campo da educação em diálogo com/entre a sociologia da infância, a sociologia, a filosofia, a antropologia e, os desdobramentos desse percurso interdisciplinar, auxiliou na ampliação do entendimento de conceitos centrais ao estudo, como: criança, infância, narrativas infantis, institucionalização da infância, tecidos aos moldes de uma artesania etnográfica. Partiu se dessas prerrogativas teórico conceituais para o delineamento do objeto de preocupação desta pesquisa, que contorna a institucionalização da infância em espaço escolar a partir das perspectivas dos sujeitos que a habitam: as crianças. Decorre dessa compreensão a pergunta central desse estudo: a partir das narrativas das crianças, quais as perspectivas sobre o processo de institucionalização da infância em espaço escolar? Para percorrer essa questão, recorreu se à etnografia, com vistas à observação atenta e escuta sensível às narrativas das crianças de um agrupamento, nomeado Pré escolar de 5 a 6 anos, da Educação Infantil instalada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Blumenau SC. Esta proposição atribui centralidade a sujeitos que, historicamente, foram marginalizados e colocados em posição de potencial humano e não como sujeitos no presente. As narrativa s das crianças nos aproximam dos seus diversos modos de experienciar tal institucionalização, dando a ver ajustamentos secundários, ou seja, os seus escapes à ordem instituída pelos adultos. Com esta pesquisa etnográfica com crianças e não sobre elas, é po ssível perceber que, ainda que se tenha demarcado um lugar institucionalizado à infância, as crianças, narradores das suas experiências, nos levam a pensar em uma nova institucionalização, comprometida com o respeito às suas múltiplas maneiras de pensar, s entir e expressar se, com a experiência da infância.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of a master's degree research carried out with the Postgraduate Program in Education of the Instituto Federal Catarinense, in the line of research on Fo rmative processes and educational policies. The research is inscribed in the field of education in dialogue with / between the sociology of childhood, sociology, philosophy, anthropology and, the unfolding of this interdisciplinary path, helped to broaden the understanding of concepts to study, such as: child, childhood, children's narratives, institutionalization of childhood, woven in the molds of an ethnographic craftsmanship. We started from these theoretical conceptual prerogatives to outline the objec t of interest in this research, which bypasses the institutionalization of childhood in the school space from the questions of the subjects who inhabit it: children. From this understanding, the central question of this study arises: from the children's na rratives, what are the perspectives on the institutionalization process of childhood in the school space? To address this issue, ethnography was used, with a view to attentive observation and sensitive listening to the narratives of children in a group, ca lled preschoolers from 5 to 6 years old, of early childhood education installed in an elementary school in the municipality of Blumenau SC. This proposition attributes centrality to subjects who, historically, have been marginalized and in a position of human potential and not as subjects in the present. The children's narratives bring us closer to their different ways of experiencing such institutionalization, giving a view to secondary adjustments, that is, their escapes from the order instituted by adu lts. With this ethnographic research with children and not about them, it is possible to realize that, even though an institutionalized place for childhood has been demarcated, children, narrators of their experiences, lead us to think about a new institut ionalization, committed to respecting their multiple ways of thinking, feeling and expressing, with the experience of childhood.
|
|
5
|
-
LUCIANE HINTERHOLZ
-
PROCESSOS FORMATIVOS E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC): CAMPUS CAMBORIÚ E VIDEIRA (2010 – 2016).
-
Orientador : MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
IONE RIBEIRO VALLE
-
Data: 05/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Estudos sobre a profissão, a profissionalização e a formação docente, têm sido cada vez mais debatidos entre pesquisadores do campo educacional. No Brasil estes estudos percorreram trajetórias e elaborações teóricas por meio de pesquisas que se propagaram no campo educacional. Desta forma, este estudo, desenvolvido na linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, analisou os processos formativos e a socialização profissional de egressos dos Cursos de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campi Camboriú e Videira entre os anos de 2010 a 2016. Os referenciais teóricos que o ancoraram pautaram-se em teóricos que transitam entre a História e a Sociologia da Educação. Quanto a primeira, pesquisadores como Gatti, Saviani, Cruz, Aguiar, Nóvoa e Tardif possibilitaram a compreensão dos processos formativos dos professores, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina. Já no âmbito da Sociologia, Bourdieu, Dubar e Valle contribuíram para analisar como ocorreram os processos formativos e a socialização profissional dos egressos do IFC. A partir da abordagem qualitativa e seus procedimentos técnicos, acionamos um levantamento bibliográfico onde (re)visitamos estudos, artigos científicos, livros, dissertações e teses; também lançamos mão de documentos tais como legislação educacional, o Projeto Político Pedagógicos dos cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC (PDI/IFC). Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário como o acervo deste estudo: ele foi constituído por um rol ordenado de perguntas, que foram respondidas por meio digital, sem que a pesquisadora estivesse presente. No questionário constaram questões abertas, fechadas; tudo isto visando compreender o objeto de estudo em questão. Na introdução objetivamos contextualizar o leitor acerca dos objetivos deste estudo, bem como sobre os aportes teóricos e metodológicos que proporcionaram o movimento inicial para a aproximação do objeto. Na sessão dois realizamos uma abordagem histórica do Curso de Pedagogia no Brasil enfatizando a formação de professores e problematizando sua criação com relação a sua função de formar professores. A sessão três foi destinada a pensar a formação de professores em Santa Catarina para, logo em seguida, demarcarmos a criação do Instituto Federal Catarinense. Na sessão cinco, desenhamos o perfil do egresso participante da pesquisa, a partir do que eles “dizem sobre si” nos questionários respondidos. Na sessão seis, nos dedicamos a compreender os processos formativos e a socialização profissional de egressos do Curso de Pedagogia do IFC campus Camboriú e Videira, considerando seus movimentos no ensino, na pesquisa de na extensão. O estudo evidenciou que os processos de formação e de socialização profissional integraram-se aos processos formativos desde o início do curso; ou seja, a relação dos egressos com o corpo docente e com a estrutura curricular do Curso de Pedagogia a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, permitiu a inserção no campo educacional de forma sólida e crítica. Observamos que os processos formativos e a socialização profissional orientou os egressos para o exercício do magistério, essencialmente na escola pública.
-
Mostrar Abstract
-
Under development in the research line “Formative Processes and Educational Policies”, of the Postgraduate Program in Education, of the Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, the study entitled “Formation Processes and Professional Socialization of Graduates of the Pedagogy Course of the Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú e Videira (2010-2016) aims to analyze the training processes and the professional socialization of graduates of the Pedagogy Courses of the Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú and Videira in the cut period. This institution has been offering degrees since its creation, which took place through the enactment of Law No. 11,892, of December 29, 2008. Thus, this study is at the heart of the Pedagogy Course and, even more specifically, the training processes and professional socialization of graduates of this course at IFC on the mentioned campuses. Researching graduates is an important practice in the current Brazilian scenario, as it provides knowledge about the course itself and the access of recent graduates to the world of work. Through these studies, contributions to the construction of policies for undergraduate courses can still be obtained. It is based on the qualitative research approach and as for its objectives it is explanatory, considering that it seeks to identify the aspects that determine or cooperate so that the phenomena related to the training processes and the professional socialization of graduates of the Pedagogy Course can be interpreted and explained, having in view that allow to search the knowledge about this specific reality. As for technical procedures, it also performs a bibliographic review, as it (re) visits studies, scientific articles, books, dissertations and theses, without pretending to be a bibliographic search. We used the questionnaire as a technical instrument for data collection, as we developed an instrument that consists of an ordered list of questions, which are being answered in writing and digitally, without the researcher being present. The questionnaire contains open, closed and semi-structured questions; all this in order to understand the object of study in question. The structure of the study is presented as follows: in the introduction, we highlight the theme; the justification that presents the personal, social and scientific relevance of the study; the general and specific objectives; the methodology; aspects of the theoretical contribution; the division of the text and nuances of the conclusion. In chapter 2, we venture into paths that historically address the Pedagogy Course in Brazil, as well as debating its role in forming bachelors or graduates when it was created. The third chapter discusses teacher training in Santa Catarina, considering education in this state in the first half of the twentieth century, through an overview and also teacher training, especially in Pedagogy courses at the Federal University of Santa Catarina (UFSC ) and the State University of Santa Catarina (UDESC). The purpose of the fourth chapter is to deal with the Federal Institute of Santa Catarina, the Pedagogy Course and the profile of the graduate. We activated aspects of the constitution of this institution, as well as elements of the creation of the Pedagogy Course and we also deal with questions about the curriculum of this course on the Camboriú and Videira campuses, so that we can “draw” the profile of the egress through personal data. In the fifth chapter, in order to understand the training processes and professional socialization of graduates, we used the category of school trajectory and the training received at the institution in the areas of teaching, research and extension in each campus. In the final considerations, the main results of the research are highlighted, as well as we suggest new possibilities of studies on the object on which we analyze the training processes and professional socialization, which constitutes an effective contribution to the construction of the field of the history of education in Santa Catarina and Brazilian and favoring the consolidation of IFC as a teacher training institution, through the offer of the Pedagogy Course.
|
|
6
|
-
MARIANA DE SOUZA CAETANO
-
Experiências e subjetividades na ausência do sentido da audição: do gesto à oralidade.
-
Orientador : ROGERIO SOUSA PIRES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAGALI DIAS DE SOUZA
-
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
-
ROGERIO SOUSA PIRES
-
Data: 10/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Os saberes produzidos a respeito das pessoas com surdez, as diferentes práticas profissionais direcionadas a elas acarretaram classificações binárias como: surdo x deficiente auditivo; diferente x deficiente, representações teóricas e sociais das quais emergem discussões, contradições e tensões no modo de entender e conceber a surdez. Nesse sentido, este estudo, tenciona dar visibilidade às diferenças que compõe esse universo surdo, principalmente no que tange à questão linguística. Diferenças essas que estão intrinsecamente relacionadas a como a pessoa com surdez significa sua condição corpórea através das experiências vividas no mundo social. Sob a ótica subjetiva dessas pessoas teve-se a intenção de transcender às argumentações teóricas que partem em defesa de um modelo a ser seguido, ou de um lugar determinado a ser ocupado, sem sustentar uma visão colonizadora, e sim a existência, a constituição singular da pessoa com surdez enquanto ser no mundo. Na intenção de abrir espaço para o múltiplo e valorizar a voz do sujeito com surdez, este estudo teve como objetivo geral descrever e compreender as vivências e experiências sociais de três sujeitos com surdez profunda, constituídos por diferentes modalidades linguísticas entre eles (oralizado, sinalizado e bimodal). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o método estudo de caso baseado em história de vida (ANDRÉ, 2012), onde utilizamos a entrevista semiestruturada para coleta dos dados, os quais foram analisados sob o prisma teórico da Análise Textual Discursiva (ATD). Para dialogar com os resultados dos dados apreendidos é utilizada como base a perspectiva teórica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e de seus intérpretes, que conduzirão nosso olhar para as subjetividades expressas por meio dos significados atribuídos às experiências do corpo vivido na ausência do sentido da audição, ainda buscamos nos aproximar das contribuições dos estudos de Lev Vigotski (1896-1934) no que tange à educação e à deficiência, ao considerar que a pessoa com surdez não parte da concepção de incompletude ou incapacidade, mas sim de um ser humano em potencial para desenvolver-se. Os diferentes caminhos educacionais de acesso à língua percorrido pelas protagonistas da pesquisa não as impediram de se constituírem em sujeitos falantes. A fala, tanto a oral como a sinalizada, lhes possibilitaram constituir um saber intersubjetivo. Compreendemos que o corpo exprime as experiências da surdez através do mundo que se vivenciou e vivencia-se, são nas barreiras e nas potencialidades encontradas pelo corpo durante a sua trajetória que se passa a significar a condição de ser surdo. Diante da heterogeneidade linguística e dos diferentes sentidos e significados sobre a surdez constatados neste estudo, afirmamos não ser possível fazer generalizações em torno de uma condição ideal ou universal de ser surdo.
-
Mostrar Abstract
-
The knowledge produced about people with deafness, the different professional practices aimed at them resulted in binary classifications such as: deaf vs. hearing impaired; different x deficient, theoretical and social representations from which discussions, contradictions and tensions emerge in the way of understanding and conceiving deafness. In this sense, this study intends to give visibility to the differences that make up this deaf universe, especially regarding the linguistic issue. These differences are intrinsically related to how the person with deafness means their bodily condition through the experiences lived in the social world. From the subjective perspective of these people, the intention was to transcend the theoretical arguments that start in defense of a model to be followed, or of a determined place to be occupied, without sustaining a colonizing vision, but rather the existence, the singular constitution of the deaf person as a being in the world. In order to open space for the multiple and enhance the voice of the deaf subject, this study aimed to describe and understand the social experiences of three subjects with profound deafness, consisting of different linguistic modalities between them (oralized, signed and bimodal). This is a qualitative approach research, with the case study method based on life history (ANDRÉ, 2012), where we used semistructured interviews to collect data, which were analyzed under the theoretical perspective of Discursive Textual Analysis (ATD). To dialogue with the results of the data collected, the theoretical perspective of the French philosopher Maurice MerleauPonty (1908-1961) and his interpreters is used as a basis, who will lead our look at the subjectivities expressed through the meanings attributed to the experiences of the lived body in the absence of the sense of hearing, we still seek to approach the contributions of the studies of Lev Vygotski (1896-1934) regarding education and disability, considering that the person with deafness does not start from the conception of incompleteness or incapacity, but rather of a potential human being to develop. The different educational paths of access to the language followed by the research protagonists did not prevent them from becoming speaking subjects. The speech, both oral and signed, allowed them to constitute an intersubjective knowledge. We understand that the body expresses the experiences of deafness through the world experienced and experienced, it is in the barriers and potential found by the body during its trajectory that the condition of being deaf comes to mean. Given the linguistic heterogeneity and the different senses and meanings about deafness found in this study, we affirm that it is not possible to make generalizations around an ideal or universal condition of being deaf.
|
|
7
|
-
DANIEL FACHINI
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: laicidade do Estado e diversidade de expressões religiosas (Santa Catarina, 1997-2018)
-
Orientador : SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
-
MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
-
MARIA DAS DORES DAROS
-
Data: 30/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A sociedade brasileira é caracterizada pela miscigenação de raças, culturas e crenças. A diversidade de expressões religiosas no país, em especial, decorreu do processo de colonização, que proporcionou, mesmo de forma não intencional, a convivência das diferentes tradições, indígena, negra e europeia, em ambientes comuns. A escola, na atualidade, é um espaço onde estas diferenças se tornam perceptíveis, principalmente nos momentos em que se discutem questões humanas e relacionadas à espiritualidade e ao transcendente. O estado de Santa Catarina é um dos pioneiros na formação docente nesta proposta de Ensino Religioso sob a perspectiva das Ciências da Religião. Neste contexto, parte-se da hipótese de que a formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião do estado de Santa Catarina se constitui em grande desafio, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas. Apresenta-se a seguinte questão-problema: Como compreender a constituição do currículo de formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião do estado de Santa Catarina, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas? A fim do entendimento quanto a esta questão, tem-se por objetivo central investigar a formação de professores para o Ensino Religioso nos cursos de licenciatura em Ciências da Religião do estado de Santa Catarina, considerando a laicidade do Estado e a diversidade das expressões religiosas. Foram investigadas instituições que ofertam a formação em Ciências da Religião, na modalidade de licenciatura. As instituições pesquisadas foram eleitas conforme cadastro no Sistema e-MEC, cujos dados foram extraídos em 16 de dezembro de 2019, encontrando-se registro de 6 cursos de licenciatura em Ciências da Religião / Ensino Religioso iniciados e com situação “em atividade” no estado. As coordenações destes cursos foram contactadas, via e-mail, por ofício apresentando as intenções da pesquisa e solicitando o Projeto Político Pedagógico dos cursos e demais documentos relativos e considerados relevantes. Com estes documentos, os currículos dos cursos ofertados, neste território, estão sendo analisados perfunctoriamente, submetidos a uma análise de conteúdo, sob a ótica das categorias diversidade e laicidade. A dissertação estará estruturada em três capítulos: o primeiro, relata sobre os professores para o Ensino Religioso, do proselitismo às Ciências da Religião. O segundo, discute as concepções acerca da laicidade e diversidade religiosa: princípios e diretrizes dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião doestado de Santa Catarina. O terceiro, versa sobre a laicidade e da diversidade religiosa, pela análise das matrizes curriculares e nos ementários dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião do estado de Santa Catarina, entre o proselitismo e a ciência.
-
Mostrar Abstract
-
Brazilian society is characterized by the miscegenation of races, cultures and beliefs. The diversity of religious expressions in the country, in particular, resulted from the colonization process, which provided, even unintentionally, the coexistence of different traditions, indigenous, black and European, in common environments. The school, today, is a space where these differences become noticeable, especially at times when human issues related to spirituality and the transcendent are discussed. The state of Santa Catarina is one of the pioneers in teacher education in this proposal for Religious Education from the perspective of Religious Sciences. In this context, it is assumed that the formation of teachers for Religious Education in undergraduate courses in Sciences of Religion and Religious Education in / in the state of Santa Catarina constitutes a great challenge, considering the secularity of the State and the diversity of religious expressions. The following problem-question is presented: How to understand the constitution of the teacher education curriculum for Religious Education in undergraduate courses in Sciences of Religion and Religious Education of / in the state of Santa Catarina, considering the secularity of the State and diversity of religious expressions? In order to understand this issue, the main objective is to investigate the formation of teachers for Religious Education in undergraduate courses in Sciences of Religion and Religious Education in / in the state of Santa Catarina, considering the secularity of the State and the diversity of religious expressions. Institutions offering training in Sciences of Religion or Religious Education were investigated, in the degree modality. The researched institutions were elected according to registration in the e-MEC System, whose data were extracted on December 16, 2019, with a record of 6 undergraduate courses in Sciences of Religion / Religious Education started and with an “active” situation in the state. The coordinators of these courses were contacted, via e-mail, by letter presenting the research intentions and requesting the Pedagogical Political Project of the courses and other related and relevant documents. With these documents, the curricula of the courses offered, in this territory, are being perfunctory analyzed, submitted to a content analysis, from the perspective of the diversity and secular categories. The dissertation will be structured in three chapters: the first, reports on teachers for Religious Education, from proselytism to Sciences of Religion. The second, discusses the conceptions about secularism and religious diversity: a look at the principles and guidelines of the pedagogical projects of undergraduate courses in Sciences of Religion and Religious Education in / in the state of Santa Catarina. The third, deals with the challenge of the approach of secularism and religious diversity in the curricular matrices and in the curriculum of the courses in Sciences of Religion and Religious Education in / in the state of Santa Catarina: proselytism x science.
|
|
8
|
-
ELIANE COSTA KRETZER
-
A utilização de Recursos Tecnológicos Digitais na intervenção psicopedagógica para a melhora da fluência leitora com estudantes da Educação Básica na perspectiva de processos educativos inclusivos
-
Orientador : CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
CYNTIA BAILER
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
Data: 21/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Apresentamos a pesquisa de Mestrado em Educação realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). É um estudo desenvolvido dentro da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, cujo tema se insere na utilização de Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) em Sessões de Intervenção Psicopedagógica (SIPp) para a melhora da fluência leitora, com estudantes da educação básica que apresentam Dificuldades de Aprendizagem (DA) na perspectiva de processos educativos inclusivos (FREIRE, 1998; 2002; 2011; MITTLER, 2003; GLAT; PLETSCH; FONTES, 2007; PACHECO; EGGERTSDÓTTIR; MARINÓSSON, 2007; CUNHA, 2011). O tema e o objeto de estudo foram problematizados a partir da perspectiva da necessidade de se encontrar alternativas de intervenção psicopedagógicas (WEISS, 2004; FERNÁNDEZ, 1991; 2001; PAÍN, 1992; CAIERÃO, 2013; CAIERÃO; HICKEL; KORTMANN, 2016; LEAL, 2017) que possam auxiliar os estudantes com DA a desenvolverem os processos cognitivos que envolvem a aprendizagem da leitura (SCLIAR-CABRAL, 2003a; 2003b; 2004; 2019; 2020; DEHAENE, 2012; SNOWLING; HULME, 2013) e consequentemente a melhora na fluência de leitura (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2002; CAPOVILLA; CAPOVILLA, 2004; ZORZI, 2008; 2010; SCHARDOSIM, 2010; 2015), buscando, sobretudo a constituição histórica, social e ativa dos sujeitos. Os RTD (SANCHO, 2006; KENSKI, 2010; 2012; MORAN, 2013; MARTINO, 2015; KRETZER; VIEIRA, 2019) podem romper barreiras físicas, atitudinais e culturais, promovendo a autonomia e a inclusão. Metodologicamente, o estudo permeou as características da pesquisa experimental (GIL, 2008a; 2008b; PRODANOV; FREITAS, 2013), com Grupo Experimental (GE) e Controle (GC), compostos por estudantes com DA que foram submetidos a intervenções psicopedagógicas, sendo que apenas no GE as intervenções foram mediadas por RTD. Foram aplicados testes psicopedagógicos de leitura de palavras (TLP) e de texto (TLT) com base em Kretzer e Vieira (2019). Nosso estudo apresentou resultados discretos, porém positivos, na melhora da fluência leitora em textos quanto à velocidade de leitura e decodificação nos participantes do GE. Estes receberam intervenção, mediadas pelos RTD, apontados nos resultados do TLT. Os resultados da nossa pesquisa também apontaram na direção de práticas psicopedagógicas, na perspectiva de processos educativos inclusivos e também inovadores com a utilização de RTD, nos processos de aprendizagem da leitura.
-
Mostrar Abstract
-
It’s presented the Master's Degree in Education research carried out in the Education Stricto Sensu Post-Graduate Program (PPGE), from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFC). The present study was developed within the Educational Processes and Inclusion research line, whose theme is part of the use of Digital Technological Resources (DTR) in Psychopedagogical Intervention Sessions (PpIS) to improve reading fluency among basic education students who have Learning Difficulties (LD) considering the perspective of inclusive educational processes (FREIRE, 1998; 2002; 2011; MITTLER, 2003; GLAT; PLETSCH; FONTES, 2007; PACHECO; EGGERTSDÓTTIR; MARINÓSSON, 2007; CUNHA, 2011). The theme and the object of study were discussed from the perspective of needing to find psychopedagogical intervention alternatives (WEISS, 2004; FERNÁNDEZ, 1991; 2001; PAÍN, 1992; CAIERÃO, 2013; CAIERÃO; HICKEL; KORTMANN, 2016; LEAL , 2017) that can help students with LD to develop the cognitive processes that involve learning to read (SCLIAR-CABRAL, 2003a; 2003b; 2004; 2019; 2020; DEHAENE, 2012; SNOWLING; HULME, 2013) and as a consequence, the improvement in reading fluency (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2002; CAPOVILLA; CAPOVILLA, 2004; ZORZI, 2008; 2010; SCHARDOSIM, 2010; 2015), seeking above all, the historical, social and active constitution of the subjects, since the DTR (SANCHO, 2006; KENSKI, 2010; 2012; MORAN, 2013; MARTINO, 2015; KRETZER; VIEIRA, 2019) can break physical, attitudinal and cultural barriers promoting autonomy and inclusion. Methodologically, the study permeated the characteristics of experimental research (GIL, 2008a; 2008b; PRODANOV; FREITAS, 2013), with an Experimental Group (EG) and Control (CG) composed by students with LD who were submitted to psychopedagogical interventions, since only in the EG the interventions were mediated by DTR. Psychopedagogical tests of word reading (TLP) and text (TLT) were applied based on Kretzer and Vieira (2019). Our study presented discreet but positive results in improving reading fluency in texts regarding to reading speed and decoding in EG participants, who received intervention mediated by DTR, as indicated in the TLT results. The results of the present research also pointed towards psychopedagogical practices in the perspective of inclusive and innovative educational processes with the use of DTR in the reading learning processes.
|
|
9
|
-
RICARDO FLORÊNCIO DOS PASSOS
-
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: REPRESENTAÇÕES DOS IDOSOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE PARA TERCEIRA IDADE (UATI/UFSC)
-
Orientador : IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
-
SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
-
Data: 20/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa aborda sobre o tema das Universidades Abertas à Terceira Idade, que se inserem no campo do Direito Educa-cional, conforme os pressupostos da educação não formal, a partir das representações dos idosos, que participam do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC), considerando os aspectos físicos, sociais e psicológicos. Compreende-se a educação como formação integral, com uma proposta humanizadora e personalizada (TRIL-LA, 1987; GOHN, 2006; HOZ, 2018; DOLL, 2008), ressaltando três aspectos centrais: a perspectiva do curso da vida obser-vada na gerontologia (CACHIONI, 1998; 2006; QUADAGNO, 2014), a compreensão crítica – aplicada à educação (MÉS-ZÁROS, 2005; VIGOTSKI, 2011; FREIRE, 1996) e ao mercado de trabalho e às organizações internacionais (LEHR, 2016; SPRING, 2018; ANTUNES; ALVES, 2004) - e a importância do acolhimento, assistência e valorização do idoso, de modo a romper a marginalização e exclusão (ARGENTIN, 2019; SAVIANI, 1991, 1994; BOSI, 1994) e a garantir a igualdade perante a lei e a inclusão social, esta compreendida como processo social que envolve as dimensões da educação e do envelhecimento (CARVALHO, 2013). O objetivo da pesquisa consiste em analisar as representações dos idosos participantes do NETI/UFSC, tendo em vista o debate sobre a qualidade de vida, educação não formal, a inclusão enquanto processo social e o envelheci-mento. Já os objetivos específicos são: (1) Discutir a produção acadêmica a partir do estado do conhecimento de pesquisas educacionais quanto ao conceito de idoso, papéis sociais, trajetória de vida, inclusão social e educação não formal; (2) Refletir criticamente sobre os aspectos históricos que envolvem a velhice, os processos sociais de inclusão e exclusão e as políticas educacionais no âmbito mundial e brasileiro; (3) Caracterizar o objeto de estudo, envolvendo a história das UATIs e tendo como foco o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC (NETI/UFSC); (4) Problematizar os dados coletados sob o con-texto da educação não formal e da representação dos participantes do NETI sobre a qualidade de vida e a inclusão. Caracteri-za-se a pesquisa como de abordagem qualitativa, reflexiva e descritiva, pertencendo à Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão, do Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC). Como ponto de partida, foi realiza-do um levantamento bibliográfico e de publicações acadêmicas referentes ao tema estudado, sob a forma de estado do conhe-cimento (BRIZOLA; FANTIN, 2016; MOROSINI, 2015). Em seguida, mapearam-se categorias de análise, com base na perspectiva crítica, contrária à “coisificação humana”, e na literatura que enfatiza a centralidade da dignidade humana no processo educacional, com o intuito de ressaltar a importância da formação crítica e perscrutadora do educando. A deflagração da pandemia do COVID-19 levou uma adaptação da metodologia e, com o intuito de captar a representação social dos idosos (CHARTIER, 1995), optou-se pela entrevista virtual coletiva e o uso de questionário eletrônico enviado para grupos de What-sApp em que os participantes do NETI receberam o material durante esse período de atividades on-line. Na análise dos dados, assume-se a perspectiva analítico-interpretativa (ROSENTHAL, 2014), dividida em dois momentos distintos, consonantemen-te aos apanágios mencionados anteriormente de abordagem qualitativa, reflexiva e descritiva. Em primeiro lugar, houve a tabulação do primeiro questionário, que serviu de parâmetro para a elaboração do roteiro utilizado na entrevista coletiva. A qualidade de vida, assim como a percepção individual da idade, foi analisada como aspecto subjetivo – como elementos que, em última análise, formam as representações sociais – frente às questões objetivas - físicas, psicológicas e sociais (NERI, 1995; 2006; INOUYE, K. et al, 2018). Como resultados alcançados, indica-se a importância da educação ao grupo de idosos participantes do NETI como fomentadora da qualidade de vida, por meio da mobilização de recursos autoeducativos próprios, socialização de conhecimentos e da orientação docente. Em relação à representação social dos participantes, indicou-se a qualidade de vida como decorrente do bem-estar físico, mental e social, estimulados por meio das atividades educacionais da Instituição. A partir da educação não formal e da inclusão como processo social, a particularidade da Educação de Idosos consiste em não se ater à formação e/ou aperfeiçoamento para o mercado de trabalho, enfatizando, sobretudo, o ensino de conteúdos que levam em conta características individuais e a socialização dos conhecimentos, além do processo de extensão cultural para além dos muros da universidade, em que as instituições escolares “educam” a sociedade e a sociedade “educa” essas instituições escolares.
-
Mostrar Abstract
-
This research addresses the theme of Open Universities for the Elderly, which fall within the field of Educational Law, according to the assumptions of non-formal education, based on the representations of the elderly, who participate in the Center for Studies on the Elderly of the Federal University of Santa Catarina (NETI/UFSC), considering the physical, social and psychological aspects. Education is understood as integral training, with a humanizing and personalized proposal (TRILLA, 1987; GOHN, 2006; HOZ, 2018; DOLL, 2008), highlighting three central aspects: the perspective of the course of life observed in gerontology (CACHIONI, 1998; 2006; QUADAGNO, 2014), critical understanding - applied to education (MÉSZÁROS, 2005; VIGOTSKI, 2011; FREIRE, 1996) and to the labor market and international organizations (LEHR, 2016; SPRING, 2018; ANTUNES; ALVES , 2004) - and the importance of welcoming, assisting and valuing the elderly, in order to break the marginalization and exclusion (ARGENTIN, 2019; SAVIANI, 1991, 1994; BOSI, 1994) and to guarantee equality before the law and inclusion social, is understood as a social process that involves the dimensions of education and aging (CARVALHO, 2013). The objective of the research is to analyze the representations of the elderly participating in the NETI/UFSC, in view of the debate on quality of life, non-formal education, inclusion as a social process and aging. The specific objectives are: (1) To discuss academic production based on the state of knowledge of educational research regarding the concept of the elderly, social roles, life trajectory, social inclusion and non-formal education; (2) Critically reflect on the historical aspects involving old age, the social processes of inclusion and exclusion and educational policies in the world and in Brazil; (3) Characterize the object of study, involving the history of UATIs and focusing on the Center for the Study of the Elderly at UFSC (NETI/UFSC); (4) Problematize the data collected in the context of non-formal education and the representation of NETI participants about quality of life and inclusion. The research is characterized as a qualitative, reflective and descriptive approach, belonging to the Educational Processes and Inclusion Research Line of the Academic Master's Degree in Education at the Federal Institute of Santa Catarina (IFC). As a starting point, a bibliographic survey and academic publications related to the studied topic was carried out, in the form of the state of knowledge (BRIZOLA; FANTIN, 2016; MOROSINI, 2015). Then, analysis categories were mapped, based on the critical perspective, contrary to "human objectification", and on the literature that emphasizes the centrality of human dignity in the educational process, in order to emphasize the importance of critical and scrutinizing training of the teaching. The outbreak of the COVID-19 pandemic led to an adaptation of the methodology and, in order to capture the social representation of the elderly (CHARTIER, 1995), we opted for the collective virtual interview and the use of an electronic questionnaire sent to WhatsApp groups in that NETI participants received the material during this period of online activities. In data analysis, the analytical-interpretative perspective is assumed (ROSENTHAL, 2014), divided into two distinct moments, in line with the aforementioned attributes of a qualitative, reflective and descriptive approach. First, there was the tabulation of the first questionnaire, which served as a parameter for the elaboration of the script used in the press conference. The quality of life, as well as the individual perception of age, was analyzed as a subjective aspect – as elements that, in the final analysis, form social representations – in relation to objective issues – physical, psychological and social (NERI, 1995; 2006; INOUYE , K. et al, 2018). As results achieved, the importance of education to the group of elderly participants of NETI is indicated as a promoter of quality of life, through the mobilization of their own self-educational resources, knowledge sharing and teaching guidance. Regarding the social representation of the participants, quality of life was indicated as a result of physical, mental and social well-being, stimulated through the institution's educational activities. From non-formal education and inclusion as a social process, the particularity of Elderly Education consists of not sticking to training and/or improvement for the labor market, emphasizing, above all, the teaching of contents that take into account individual characteristics and the socialization of knowledge, in addition to the process of cultural extension beyond the university walls, in which school institutions “educate” society and society “educates” these school institutions.
|
|
10
|
-
VIVIANE PAULA SALINI MIRANDOLA
-
CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC)
-
Orientador : IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
MARCO ANTÔNIO MELO FRANCO
-
ROGERIO SOUSA PIRES
-
Data: 27/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
As recentes pesquisas sobre a acessibilidade realizadas em programas de Pós-Graduação stricto sensu têm mostrado que, nas bibliotecas, a acessibilidade, em suas várias dimensões, às pessoas com deficiência ainda é questão pouco contemplada. Considerando esta realidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o conjunto de bibliotecas do IFC tem se organizado para oferecer condições de acessibilidade e garantir inclusão às pessoas com deficiência. O campo da pesquisa foi as 17 bibliotecas que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFC (SIBI – IFC). A abordagem metodológica configura-se como qualitativa e quantitativa, incluindo elementos descritivos, interpretativos, bibliográficos e documentais. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários, respondidos virtualmente por meio da ferramenta Google Forms. O questionário 1 foi encaminhado aos 62 profissionais que trabalham nas bibliotecas do IFC e o questionário 2 ao e-mail institucional de cada biblioteca, para ser respondido pelo responsável da unidade. As bases teóricas que fundamentam este estudo estão assim organizadas: ao abordarmos a cultura, buscando conceituá-la no intuito de compreender sua influência na construção de instituições sociais como as bibliotecas, dentre os autores em que buscamos embasamento estão Cuche (1999), Geertz (2008) e Canclini (2008); autores como Milanesi (1985), Martins (2002), Maroto (2012), Barbier (2018) e Brayner (2018) fundamentam a discussão em torno da história e da função social das bibliotecas. Para sustentar o texto que trata da forma como as pessoas com deficiência são concebidas pela sociedade ao longo da história nos amparamos em Vigotski (2011), Mazzotta (2011), Bianchetti e Freire (2012), Jannuzzi (2012), entre outros, enquanto Sassaki (2005), Skliar (2006), Diniz (2012), Fabris e Lopes (2013) e Mantoan (2015) estão entre os que referenciam a discussão a respeito da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. Mazzoni (2001), Pupo (2010) e Stroparo (2018) são alguns dos autores que tratam da acessibilidade mais especificamente no locus da biblioteca. Além disso, documentos como a Lei no 10.098/2000, a Lei no 13.146/2015 e a NBR 9050/2020 embasam a análise em torno da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência nas bibliotecas do IFC. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, descrita em Franco (2008) e Bardin (2011). Como resultado da pesquisa, evidenciamos que, tanto nas “vozes” dos participantes, quanto nos resultados dos dados quantitativos que espelham os critérios de acessibilidades atendidos ou não pelas bibliotecas do IFC, são demonstradas precárias condições de acessibilidade em todas as dimensões. Os dados revelam que a dimensão da acessibilidade mais deficitária é a instrumental, seguida da acessibilidade comunicacional. Já a acessibilidade atitudinal é a mais presente e resulta da empatia dos profissionais que atuam nas bibliotecas. Destaca-se a evidência de demanda por formação na área de acessibilidade por parte dos participantes da pesquisa, fato que pode estar relacionado ao desconhecimento de questões vinculadas à acessibilidade e à invisibilidade da pessoa com deficiência por parte destes participantes. Apesar da realidade revelada, as bibliotecas têm, especialmente desde o ano de 2019, realizado alguns movimentos no sentido de promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência em seus serviços. Assim, esta pesquisa conclui que a acessibilidade às pessoas com deficiência nas bibliotecas do IFC é deficitária, o que interfere negativamente nos processos de inclusão das pessoas com deficiência no âmbito institucional.
-
Mostrar Abstract
-
Recent researches on accessibility carried out in sensu stricto ostgraduate programs have shown that, in libraries, accessibility, in its various dimensions, for people with disabilities is still an issue that has been little addressed. Therefore, this research aims to analyze how the set of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFC) has been organized to offer conditions of accessibility and inclusion for people with disabilities. The research field consisted of 17 libraries that make up the IFC Integrated Library System (SIBI - IFC). The methodological approach is characterized as qualitative and quantitative, including descriptive, interpretive, bibliographic and documental elements. As data collection instruments, two questionnaires were used, answered virtually through the Google Forms tool. Questionnaire 1 was sent to 62 professionals working in IFC libraries and questionnaire 2 was sent to the institutional e-mail address of each library, to be answered by the person in charge of the unit. The theoretical basis that support this study is organized as follows: when we approach culture, seeking to conceptualize it in order to understand its influence on the construction of social institutions such as libraries, the authors on which we seek foundation are Cuche (1999), Geertz (2008) and Canclini (2008); while authors such as Milanesi (1985), Martins (2002), Maroto (2012), Barbier (2018) and Brayner (2018) base the discussion on the history and social function of libraries. To support the text that deals with how people with disabilities are conceived by society throughout history, we rely on Vigotski (2011), Mazzotta (2011), Bianchetti and Freire (2012), Jannuzzi (2012), among others, while Sassaki (2005), Skliar (2006), Diniz (2012), Fabris and Lopes (2013) and Mantoan (2015) are among those who reference the discussion about accessibility and inclusion of people with disabilities. Mazzoni (2001), Pupo (2010) and Stroparo (2018) are some of the authors who deal with accessibility more specifically at the library locus. In addition, documents such as the Brazilian law No. 10.098/2000, No. 13.146/2015 and NBR 9050/2020 support the analysis around accessibility and inclusion of people with disabilities in IFC libraries. Data analysis was performed through content analysis, which can be assessed in full in Franco (2008) and Bardin (2011). As a result of the research, we evidenced that, both in the “voices” of the participants, and in the results of the quantitative data that reflect the accessibility criteria met or not by the IFC libraries, precarious accessibility conditions are explained in all dimensions. The data reveal that the most deficient dimension of accessibility is the instrumental, followed by communicational accessibility. Attitudinal accessibility, on the other hand, is the most present and results from the empathy of professionals working in libraries. The evidence of demand for training in the area of accessibility on the part of the research participants stands out, a fact that may be related to the lack of knowledge of issues related to accessibility and the invisibility of people with disabilities on the part of these participants. Despite the reality revealed, libraries have, especially since the year 2019, some moves made to promote accessibility and inclusion of people with disabilities in their services. Thus, this research concludes that accessibility for people with disabilities in IFC libraries is deficient, which negatively interferes in the processes of inclusion of people with disabilities in the institutional scope.
|
|
11
|
-
KERÉN TALITA SILVA MIRON
-
ESTADO DO CONHECIMENTO: DISCUSSÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
-
Orientador : CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHRIS ROYES SCHARDOSIM
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
SÔNIA MARIA DE OLIVEIRA REIS
-
Data: 08/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Destacamos que se refere a uma investigação da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão e tem como temática: o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, tem como objetivo analisar, por meio de um Estado do Conhecimento, o que revelam as discussões das produções acadêmicas de dissertações e teses publicadas na biblioteca virtual do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento se Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da EJA na perspectiva da Educação Inclusiva, em um recorte temporal de 2008 a 2019. Nesse sentido, as análises, as reflexões e as interpretações dos dados fundamentam-se nos pressupostos da abordagem quanti-qualitativa (MINAYO; SANCHES, 1993; SANTOS et al., 2020), com a utilização do método Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015) em aproximações com a Análise de Conteúdos (BARDIN, 2011). Para tanto, na seção introdutória objetivamos contextualizar acerca da temática, justificativas e interesses, problemática e objetivos da investigação. Na segunda seção procuramos sinalizar as escolhas dos métodos utilizados e o percurso metodológico desenvolvido para a construção e análise do nosso corpus, que passou ser composto por 8 (oito) trabalhos: 5 (cinco) dissertações e 3 (três) teses. Em relação à terceira seção, trazemos nosso olhar sobre as concepções e estratégias de leitura presentes no processo de desenvolvimento da compreensão leitora (LEFFA, 1996; KLEIMAN, 2002, 2004; GUEDES; SOUZA, 2011; SCHARDOSIM, 2015; MASCARELLO; PEREIRA, 2015; ROYES SCHARDOSIM; ALVES, 2019); assim como a respeito da formação leitora em estudantes com deficiência na EJA (FREIRE, 1989; HADDAD; DI PIERRO, 2000; PAULA; OLIVEIRA 2011; SILVA, 2018); e essa formação como possibilidade de inclusão do estudante com deficiência da EJA na perspectiva da Educação Inclusiva (ROPOLI et al., 2010; BARCELOS, 2012; FINATTO; SANT’ANNA, 2020). Por fim, na quarta seção apresentamos os resultados da nossa investigação, explanando, primeiramente, em relação à caracterização de 8 (oito) os trabalhos analisados; em seguida, discutimos a respeito das concepções de Leitura, Deficiência, Educação Especial, EJA e Educação Inclusiva presentes nos trabalhos analisados. Por meio dos resultados consideramos, na última seção, que, apesar da relevância dos trabalhos analisados, nenhum trazia de maneira efetiva discussões sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da EJA. Assim, pudemos comprovar a necessidade de investigações que abordem a respeito desta temática como uma maneira de descortinar as lacunas e possibilidade que envolvem a realidade do campo educacional.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of a Master’s Degree in Education research from the Stricto Sensu Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFC). We emphasize that it refers to an investigation of the line of research Education Processes and Inclusion and has as thematic: the development of reading comprehension in students with disabilities in Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of Inclusive Education. In besides, has as aim review, through a State of Knowledge, what the discussions of academic productions of dissertations and theses published in the virtual library of the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination of Superior Level Staff Improvement (CAPES) reveal about the development of reading comprehension in EJA students with disabilities in perspective of Inclusive Education, in a time record from 2008 to 2019. In the meaning, the analysis, reflections and interpretations of data are based on the assumptions of the quanti-qualitative approach (MINAYO; SANCHES, 1993; SANTOS et al., 2020), using the State of Knowledge method (MOROSINI, 2015) in approximations with Content Analysis (BARDINI, 2011). Therefore, in the introductory section, we aim to contextualize about the thematic, justifications and concernments, problematic and objectives of the investigation. In the second section, we search to indicate the choices of the methods used and the methodological course developed for the construction and analysis of our corpus, which is now composed of 8 (eight) works: 5 (five) dissertations and 3 (three) theses. In relation to third section, we bring our perspective on the reading concepts and strategies present in the process of developing reading comprehension (LEFFA, 1996; KLEIMAN, 2002, 2004; GUEDES; SOUZA, 2011; SCHARDOSIM, 2015; MASCARELLO; PEREIRA, 2015; ROYES SCHARDOSIM; ALVES, 2019); as well as concerning Reading training in students with disabilities at EJA (FREIRE, 1989; HADDAD; DI PIERRO, 2000; PAULA; OLIVEIRA 2011; SILVA, 2018); and this training as a possibility of inclusion of students with disabilities in EJA in the perspective of Inclusive Education (ROPOLI et al., 2010; BARCELOS, 2012; FINATTO; SANT’ANNA, 2020). Finally, in the fourth section we present the results of our investigation, explaining, firstly, in relation to the description of 8 (eight) works analyzed; then, we discuss about the conceptions of Reading, Disability, Special Education, EJA and Inclusive Education present in the analyzed works. Through the results, we considered in the last section, that, despite the relevance of analyzed works, none of them effectively brought discussions about the development of reading comprehension in students with disabilities in EJA. Therefore, we can prove the need for investigations that address this thematic as a way to uncover the gaps and possibilities that involve the reality of the educational field.
|
|
12
|
-
JOSE GALOTTA LUCENA
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/TÉCNICA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: UM ESTUDO DOS MODELOS FORMATIVOS
-
Orientador : SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
-
FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
-
DANILO ROMEU STRECK
-
Data: 19/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo, intitulado “Educação Profissional/Técnica na América Latina e Caribe: um estudo dos Modelos Formativos”, acha-se inserido na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, GEPEFOPPE – Grupo de estudo e pesquisa em educação, formação de professores e processos educativos (com financiamento da FAPESC), do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú. Tem como objetivo principal conhecer os modelos de educação profissional e tecnológica, a partir dos modelos formativos com vistas à Educação Comparada. A escolha pela região da América Latina e Caribe e respectiva justificativa, têm dentre as suas bases a Conferência Mundial sobre Ensino Superior, ocorrida em Paris no ano de 2009, promovida pela UNESCO, a qual conclamou a todos para a mobilização intelectual em prol do entendimento e produção acerca da América Latina. Na esteira desse entendimento, focamos o olhar para a Educação Profissional/Técnica (EPT) dos diversos países que compreendem a região, com vistas ao conhecimento mais aprofundado da mesma, a fim de: – identificar quais países possuem educação profissional e tecnológica; – caracterizá-la com vistas aos Estudos Comparados no campo da Educação Comparada; – conhecer as bases legais que alicerçam a EPT dos referidos países; – descrever como a EPT se insere nos sistemas de ensino; e por fim, – identificar as concepções de educação (EPT) em cada um dos países que compõem a região. Sendo que para essa dissertação o recorte se deu entre Brasil, Chile e Cuba, reduzindo o escopo com vistas a viabilizar a pesquisa. No aspecto metodológico, caracterizamos como pesquisa exploratória, documental e descritiva. Para realização da mesma, foram feitas consultas em sites governamentais, destacando as legislações que definem a estrutura de ensino, buscando as semelhanças e diferenças entre os distintos sistemas dos países (região) em questão. Quanto aos procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, tendo por base a (re)visita de estudos por meio de artigos científicos, livros, dissertações e teses – na direção de um breve Estado da Arte, dará embasando teórico metodológico, e às respectivas análises. As categorias e autores que estão sustentando esta dissertação são: – Educação Profissional e Tecnológica (SILVA, 2016); Sistemas de Ensino (SAVIANI, 2018) – Território/espaço (América Latina e Caribe); – Sul/Sul; (SANTOS, 1997; SANTOS, 2003); Educação Comparada (NÓVOA, 2009); Decolonização (STRECK, 2010); – Modelos formativos (CONTRERAS, 2012); (GHON, 2006) – dentre outros. Os achados empíricos indicam que temos acesso fácil às legislações gerais existentes nos sites oficiais do governo desde que superadas as barreiras linguísticas e de identificação da estrutura. A legislação que estrutura a EPT está, em diversas situações dispersas tanto na legislação geral da Educação quanto em normativas específicas; até então o Haiti é que apresenta a pior estrutura, tanto física quanto normativa, tendo de ser descrita por intermédio de fontes secundárias. Dentre os três países estudados, encontram-se com maiores alterações na legislação o Brasil; o Chile com número de alterações intermediária foi constituído sob a ótica neoliberal, enquanto que Cuba, quase não teve alterações, inclusive pelo isolamento econômico, teve foco em um desenvolvimento socialista. Foi o Sistema Educacional cubano o que menos sofreu influências internacionais devido ao seu desenvolvimento endógeno e redução da subordinação aos organismos internacionais.
-
Mostrar Abstract
-
This study (in development) entitled “Professional / Technical Education in Latin America and the Caribbean: a study of Formative Models”, was inserted in the line of investigation “Formative Processes and Educational Policies”, the Education Program in the Education Program at Instituto Federal Catarinense / Campus Camboriú. It has as its main goal to get to know the professional and technological educational system models, from the formative models with views in Comparative Education. The choice by region of Latin American and Caribbean region and its respective justifications have been based on the Ensino Superior World Conference, among others. That specific event took place in Paris in 2009, and it was promoted by UNESCO, which called for all intellectual mobilization in favor of the understanding and production of Latin America. In this case, this study will focus on learning about the Professional / Technical Education (EPT) of the several countries that comprehend the region, with views of the above-mentioned system in order to: - identify such areas of professional education and training; - tagging features with the results of the Comparative Studies in the Field of Comparative Education; - To get to know the legal bases for the EPT of the referenced countries; – describe how the EPT is included in our systems; and at last, – identify the educational concepts (EPT) in each of the countries covered by the region. We characterize the methodological aspects of this research as an exploratory, documentary and descriptive search. Thus, the research clipping for this dissertation was among Brazil, Chile and Cuba, aiming to enable the research by reducing the scope. It is necessary for the implementation of the message to carry out research on governmental websites, highlighting the legislation, becoming aware of the structure of the legislation, seeking results and differences between the different systems of countries (regions) in this area. Regarding the technical procedures for bibliographic revision, based on (re) visits to studies on scientific articles, books, dissertations and theses - towards the current State of Art, and how to embed methodological theory, and to respect analisis. At the beginning, categories and authors that are present in this proposal are: – Professional and Technological Education (SILVA, 2016); Education System (SAVIANI, 2018) – Territory / Space (Latin American and Caribbean); – South / South; (SANTOS, 1997; SANTOS, 2003); Comparative Education (NÓVOA, 2009); Decolonization (STRECK, 2010); among others. Provisionally, the findings out (empirical) indicate that: these issues are also relevant to existing legislation, and the legislation that the EPT structure is, in various situations, disperses the general legislation of Education in specific legislation; up to this point Haiti has had the worst structure, both physical and normative, having to be described through secondary sources. Among the three countries studied, Brazil has had the greatest changes in legislation; Chile with the number of intermediate changes was constituted from the neoliberal perspective, while Cuba, almost had no changes, including economic isolation, focused on a socialist development. It was the Cuban Educational System that suffered the least international influence due to its endogenous development and reduction of subordination to international organizations.
|
|
13
|
-
TAMIRIS POSSAMAI
-
DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO/NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO, AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS
-
Orientador : FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
-
SOLANGE APARECIDA ZOTTI
-
DANTE HENRIQUE MOURA
-
Data: 24/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense e é vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Trata-se de um estudo que versa sobre o percurso de construção e implementação de Diretrizes para o Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os desafios e as potencialidades para que o EMI, ofertado pelo IFC, constitua-se em uma oferta de formação humana integral no atual contexto histórico. A pesquisa foi orientada por bases e pressupostos epistemológicos do materialismo histórico e dialético e utilizou procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a partir de abordagem qualitativa. Nas seções dois e três foram discutidas algumas das determinações históricas do trabalho, as formas de organização da produção capitalista a partir do século XX para conhecermos aspectos históricos sobre o Ensino Médio e a Educação Profissional, no Brasil, buscando compreender a relação Trabalho-Educação com aporte teórico de pesquisadores(as) brasileiros(as). A quarta seção teve como fontes principais alguns documentos institucionais e foi articulada de forma a discutir o recente percurso de construção e implementação das Diretrizes para o EMI do e no IFC, que teve sua gênese em 2012 e que corresponde a uma trajetória coletiva nunca antes vivenciada pela instituição na busca por um alinhamento teórico-político e metodológico na oferta dos cursos integrados. O percurso de construção das Diretrizes para o EMI teve como síntese das disputas internas o documento aprovado pela Resolução nº 016/2019/CONSUPER/IFC, a partir da qual encadeou-se sua etapa de implementação. Na seção quinta desta dissertação o enfoque foi analisar e problematizar as percepções de trabalhadores(as) do IFC que participaram de alguma etapa do percurso institucional através de dados produzidos a partir de instrumentos e procedimentos de pesquisa de campo. Como principais resultados desta pesquisa tem-se que o movimento do IFC, voltado ao EMI, compromete-se com uma concepção de formação humana integral e com a construção de uma política institucional que não se limita ao rebaixamento formativo proposto nacionalmente pela Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), por isso, representa um avanço no âmbito institucional e uma resistência ao cenário nacional. Além do propósito de superar a dualidade histórica que marca a educação brasileira, o percurso de construção e implementação de Diretrizes para o EMI do IFC também tem como potencialidade o envolvimento de um conjunto de trabalhadores(as) que defendem a concepção de formação humana integral que fundamenta o EMI e buscam formas de fortalecer, nas práticas integradas e integradoras, o EMI. Já os principais desafios para que o EMI do IFC se constitua em uma proposta de formação humana integral se devem à falta de compreensão de muitos(as) trabalhadores(as) do IFC acerca da concepção do EMI, apesar do intenso percurso dos últimos nove anos; à falta de formação continuada acompanhada de condições de discussão e aprofundamento; à oposição à proposta institucional e às determinações históricas da relação trabalho-educação advindas da totalidade social.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of research developed in the Graduate Program in Education of the “Instituto Federal Catarinense” and is linked to the line of research Formative Processes and Educational Policies. This is a study that deals with the path of construction and implementation of Guidelines for Integrated Secondary Education (EMI) of the “Instituto Federal Catarinense” (IFC). The general goal of the research is to analyze the challenges and potentialities for the EMI, offered by the IFC, to constitute an offer of integral human formation in the current historical context. The research was guided by epistemological bases and assumptions of historical and dialectical materialism and used bibliographical, documental and field research procedures, from a qualitative approach. The first section discusses some of the historical determinations of work, its forms of organization under capitalism during the 20th and 21st centuries, providing an overview of educational policies aimed at Vocational Education and High School. The orientations and political and philosophical bases of the EMI proposal with the theoretical support of Brazilian researchers were also known. The second section had as main sources some institutional documents and was articulated in order to discuss the recent path of construction and implementation of the Guidelines for EMI by and at IFC, which had its genesis in 2012 and which corresponds to a collective trajectory never before experienced by the institution in the search for a theoretical-political and methodological alignment in the offer of integrated courses. The path of construction of the Guidelines for the EMI had as a synthesis of the internal disputes the document approved by Resolution No. 016/2019/CONSUPER/IFC, from which its implementation stage was linked. In the third section of this dissertation, the focus was to analyze and problematize the perceptions of IFC workers who participated in some stage of the institutional journey through data produced from field research instruments and procedures. The main results of this research have as potentialities that the IFC movement aimed at EMI, is committed to a conception of integral human training and to the construction of an institutional policy that is not limited to the educational reduction proposed nationally by the Counter-Reform of Education Medium (Law No. 13.415/2017). In addition to the purpose of overcoming the historical duality that marks Brazilian education, the path of construction and implementation of Guidelines for the IFC's EMI also has the potential to involve a group of workers who defend the concept of integral human education that bases the EMI and seek ways to strengthen, in integrated and integrative practices, the EMI. On the other hand, the main challenges for IFC's EMI to constitute a proposal for integral human training are due to the lack of understanding of many IFC workers about the EMI concept, despite the long path of the last nine years ; the lack of continuing education for workers accompanied by conditions for discussion and deepening; the opposition to the institutional proposal and the historical determinations of the work-education relationship arising from the social totality.
|
|
14
|
-
MATEUS RODRIGUES DA CUNHA
-
Discência Líquida? Os processos formativos na perspectiva de formandos(as) dos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Federal Catarinense (Campus Camboriú)
-
Orientador : ALEXANDRE VANZUITA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE VANZUITA
-
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
-
VERÔNICA GESSER
-
Data: 01/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2010) afirma que hoje vivemos no contexto da Modernidade Líquida. Para o autor, neste arranjo social líquido-moderno consumista e individualista, a ideia de ‘educação para toda a vida’ foi preterida e dissipada. Em se tratando do tema ‘trabalho’, a narrativa atual é de que a educação possui como objetivo “preparar” o sujeito para atender às expectativas do mercado de trabalho, ou seja, o conhecimento passou a ser valorizado de acordo com a sua utilidade. A partir dessa hipótese, este estudo, que faz parte da linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, no grupo de pesquisa GEPEFOPPE, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, partiu da seguinte questão-problema: Como os(as) formandos(as) dos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI), do IFC - Campus Camboriú, experienciam os processos formativos e a relação educação e trabalho no suposto contexto da Modernidade Líquida? De abordagem qualitativa, de perspectiva analítico-descritiva, com característica interpretativa, esta pesquisa apresentou os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar o perfil dos(as) formandos(as) dos cursos superiores de TI do IFC - Campus Camboriú; b) Descrever como se efetivou o processo de escolha do curso superior pelos formandos(as); c) Identificar os apontamentos dos formandos(as) acerca da organização curricular do curso e suas percepções sobre o 'bom' professor, a 'boa' aula e a relação teoria e prática; e d) Descrever as expectativas dos formandos(as) acerca do ‘trabalho’ e da atuação profissional. Como instrumentos de pesquisa utilizou-se o questionário semiestruturado e o grupo focal. O procedimento de análise dos dados foi baseado na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A discussão teórica foi embasada, dentre outros, em Bauman (1999, 2001, 2005, 2009, 2010, 2013), Antunes (2007, 2020), Cunha (2010), Demo (2000) e Vanzuita (2017). Os resultados apontam que, majoritariamente: os formandos(as) acreditam que a escolha pelos seus respectivos cursos foi uma decisão própria, sem influência de terceiros; que a formação na graduação, por si só, não apresenta um real alinhamento com sua atuação no mercado de trabalho; que a organização curricular e as disciplinas de seus cursos são, em sua maioria, pouco atualizadas para a prática profissional; que o ‘bom’ professor é aquele que apresenta características como a empatia, por exemplo; que a ‘boa’ aula é aquela que desenvolve-se a partir das práticas profissionais; e que, em relação à prática profissional, os formandos(as) se mostraram inclinados à preferência de uma atuação mais sólida e segura.
-
Mostrar Abstract
-
The polish sociologist Zygmunt Bauman (2010) states that today we live in the context of Liquid Modernity. For the author, in this liquid-modern consumerist and individualist social arrangement, the idea of 'education for life' was neglected and dissipated. As for the 'work' theme, the current narrative is that education aims to “prepare” the subject to meet the expectations of the labor market, that is, knowledge is valued according to its usefulness. Based on this hypothesis, this study, which is part of the research line Formative Processes and Educational Policies, in the GEPEFOPPE research group, of the Graduate Program in Education, of the Federal Institute of Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, started from the following problem-question: How the do graduates of Information Technology (IT) courses at IFC - Campus Camboriú experience the training processes and the relationship between education and work in the supposed context of Liquid Modernity? From a qualitative approach, from an analytical-descriptive perspective, with an interpretative characteristic, this research had the following specific objectives: a) To characterize the profile of graduates of IT higher education courses at IFC - Campus Camboriú; b) Describe how the process of choosing a higher course by the trainees was carried out; c) Identify the trainees' notes about the curricular organization of the course and their perceptions about the 'good' teacher, the 'good' class and the relationship between theory and practice; and d) Describe the trainees' expectations about 'work' and professional performance. As research instruments, the semi-structured questionnaire and the focus group were used. The data analysis procedure was based on Bardin's (2011) content analysis technique. The theoretical discussion was based, among others, on Bauman (1999, 2001, 2005, 2009, 2010, 2013), Antunes (2007, 2020), Cunha (2010), Demo (2000) and Vanzuita (2017). The results show that, for the most part: trainees believe that the choice of their respective courses was their own decision, without the influence of third parties; that graduation training, by itself, does not have a real alignment with its performance in the labor market; that the curricular organization and the subjects of its courses are, for the most part, little updated for professional practice; that the 'good' teacher is one who has characteristics such as empathy, for example; that the 'good' class is one that develops from professional practices; and that, in relation to professional practice, graduates were more inclined to prefer solid and safe performance.
|
|
15
|
-
TATIANE APARECIDA MARTINI
-
PERCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
-
Orientador : FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
-
MONICA RIBEIRO DA SILVA
-
SOLANGE APARECIDA ZOTTI
-
Data: 06/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, tem como objetivo geral: Analisar as percepções docentes acerca da implementação da Contrarreforma do Ensino Médio em Santa Catarina, focalizando a formação continuada de professores ofertada pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED/SC). Os objetivos específicos deste estudo são: a) Historicizar o Ensino Médio no Brasil a partir dos anos de 1930 até a Contrarreforma do Ensino Médio instituída pela Lei nº 13.415/2017, articulando a legislação com o contexto político do país; b) Analisar a Lei nº 13.415.2017, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio homologadas no Brasil em 2018 e os impactos da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) sobre a formação integral dos jovens brasileiros, para o trabalho e para a formação docente; c) Contextualizar a implementação da Contrarreforma do Ensino Médio em Santa Catarina; d) Analisar os eventos de formação continuada oferecida pela SED/SC através de webconferências de modo a mapear as percepções dos professores acerca da implementação do NEM/SC. Metodologicamente este estudo requisitou uma abordagem qualitativa que utilizou a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e relacionados ao referencial teórico da pesquisa. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Aguiar (2018); Andrade e Motta (2020); Araújo (2019); Bazzo e Scheibe (2019); Caetano (2019, 2020); Freitas (2019); Frigotto e Motta (2017); Kuenzer (2011); Moura (2007); Filho, Moura e Silva (2015); Peroni (2003, 2020); Peroni e Scheibe (2017); Pessanha e Silva (2014); Rosa (2018); Saviani (2003, 2011, 2013); Scheibe (2008); Silva, F. (2014); Silva M. (2003,2018a, 2018b); Zotti (2002) e outros. Quanto aos resultados do estudo destacamos: a) a existência de um forte alinhamento dos encaminhamentos da SED/SC às normatizações nacionais referentes à implementação da Lei nº 13.415/2017 e seus desdobramentos, mediante a produção de um aparato jurídico-normativo em nível estadual, representado principalmente pelo “Caderno de Orientações para Implementação do NEM” e pelo “Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense”; b) uma forte influência de instituições privadas na implementação do NEM, com destaque para o Instituto Ayrton Senna, o Sebrae e o Instituto Iungo tanto na formação de professores, quanto na elaboração do currículo; c) A Parte Flexível da organização curricular por meio de Componentes Curriculares Eletivos, Projeto de Vida e das Trilhas de Aprofundamento, limitam e precarizam significativamente a Formação Básica dos jovens estudantes e impactam sobre o trabalho docente. d) a utilização massiva da formação continuada de professores no formato virtual como estratégia da SED/SC para construir a adesão desses profissionais à implementação da Contrarreforma do Ensino Médio; e) há entre os/as professores/as adesões e resistências ao discurso reformista.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, linked to the research line Formative Processes and Educational Policies of the Graduate Program in Education of the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Camboriú, has the general objective: To analyze the perceptions of teachers about the implementation of the Counter-Reform of High School in Santa Catarina, focusing on the continuing education of teachers offered by the State Department of Education of Santa Catarina (SED/SC). The specific objectives of this study are: To Historicize Secondary Education in Brazil from the 1930s until the Counter-Reform of Secondary Education instituted by Law No. 13.415/2017, articulating the legislation with the country's political context; b) Analyze Law No. 13.415.2017, the National Curriculum Guidelines for Secondary Education approved in Brazil in 2018 and the impacts of the Common National Curriculum Base for Secondary Education (BNCC) on the comprehensive training of young Brazilians, for work and for teacher training; c) Contextualize the implementation of the Counter-Reform of High School in Santa Catarina; d) Analyze the continuing education events offered by SED/SC through web conferences in order to map the perceptions of teachers about the implementation of the NEM/SC. Methodologically, this study required a qualitative approach that used bibliographic research and document analysis. The data produced were analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2016) and related to the theoretical framework of the research. The main theoretical references used were: Aguiar (2018); Andrade and Motta (2020); Araújo (2019); Bazzo and Scheibe (2019); Caetano (2019, 2020); Freitas (2019); Frigotto and Motta (2017); Kuenzer (2011); Moura (2007); Filho, Moura and Silva (2015); Peroni (2003, 2020); Peroni and Scheibe (2017); Pessanha and Silva (2014); Rose (2018); Saviani (2003, 2011, 2013); Scheibe (2008); Silva, F. (2014); Silva M. (2003, 2018a, 2018b); Zotti (2002) et al. As for the results of the study, we highlight: a) the existence of a strong alignment of SED/SC referrals to national regulations regarding the implementation of Law No. 13,415/2017 and its consequences, through the production of a legal-normative apparatus at the state level, represented mainly by the “Guidelines for Implementation of the NEM” and by the “Basic Curriculum for High School in the Territory of Santa Catarina”; b) a strong influence of private institutions in the implementation of the NEM, with emphasis on Instituto Ayrton Senna, Sebrae and Instituto Iungo both in teacher training and in curriculum development; c) The Flexible Part of the curriculum organization through Elective Curriculum Components, Life Project and Deepening Paths, significantly limits and undermines the Basic Education of young students and impacts on the teaching work. d) the massive use of the continuing education of teachers in the virtual format as a strategy of the SED/SC to build the adhesion of these professionals to the implementation of the Counter-Reform of High School; e) there are adhesions and resistances to the reformist discourse among teachers.
|
|
16
|
-
SILVIA RAQUEL SCHREIBER BONIATI
-
Política de Educação Especial: uma análise do processo de implementação na rede municipal de ensino de Gaspar/SC
-
Orientador : LIANE VIZZOTTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LIANE VIZZOTTO
-
ROGERIO SOUSA PIRES
-
ROSALBA MARIA CARDOSO GARCIA
-
Data: 07/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa objetiva analisar como as diretrizes expressas na Política de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Gaspar/SC são implementadas pelas professoras de Educação Especial no âmbito da referida rede. Constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, a partir de publicações de pesquisadores, documentos e legislações referentes às políticas públicas, ao público da educação especial, aos processos educativos e à educação inclusiva. Também utilizamos entrevista semiestruturada com nove professoras da Educação Especial, servidoras efetivas da rede municipal de ensino de Gaspar/SC. Em relação à perspectiva teórico metodológica adotada para investigar o fenômeno implicado nesta pesquisa considerou-se a abordagem do “ciclo de políticas” de Stephen Ball (1992, 2006) para nos fornecer subsídios e desvelar como a política local foi/é produzida, quais as concepções e os efeitos da política pesquisada no âmbito da organização local. Estudos de autores como Bueno (2013), Garcia (2005, 2014, 2017), Shiroma (2005, 2011), Peroni (2009), Prieto (2000, 2015), Pletsch (2010), entre outros, contribuíram no embasamento desta pesquisa. No capítulo 1, destacamos a questão das políticas públicas voltadas para a Educação Especial na perspectiva inclusiva, discutindo o papel do Estado nas políticas públicas e a influência dos organismos internacionais na formulação de tais políticas. O capítulo 2 destina-se a caracterizar a rede municipal de ensino de Gaspar, as concepções que norteiam sua organização, apresentando como a modalidade da Educação Especial é articulada no referido contexto. No capítulo 3 se faz a análise e discussão da Política de Educação Especial da rede municipal de ensino de Gaspar, enfatizando os elementos coletados nas entrevistas com as professoras de Educação Especial, abordando os desafios e limites na implementação da mesma e buscando compreender como ela acontece de fato. Nas considerações finais, retomamos os aspectos relevantes do processo de pesquisa, apontando como resultados a compreensão de que a perspectiva inclusiva anunciada nas políticas públicas de Educação Especial, assim como a da rede municipal de Gaspar, acaba por atender aos interesses do capital, mantendo a ordem vigente do sistema econômico e sua estrutura excludente, sem provocar transformações que possibilitem a emancipação dos sujeitos, sejam eles estudantes ou professores. Quanto aos achados sobre a compreensão das professoras de Educação Especial em relação à política local denota-se que as mesmas adotam uma posição crítica, porém as percepções levantadas apontam que, a maioria, de suas práticas se pautam pelo modelo médico/clínico, o qual é permeado pelo viés da normalização e reabilitação dos sujeitos/estudantes. Para finalizar, levantamos as limitações e desafios observados no contexto local e apontamos algumas questões que poderão ser analisadas em investigações posteriores.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze how the guidelines expressed in the Special Education Policy of the Municipal Education System of Gaspar/SC are implemented by the Special Education Teachers within that network. This is a qualitative, documentary, and bibliographic research based on researchers' publications, documents, and legislation related to public policies, the Special Education public, educational processes and inclusive education. We also used semi-structured interviews with nine Special Education Teachers who were permanent employees of the Municipal Education System in Gaspar/SC. Regarding the theoretical and methodological perspective adopted to investigate the phenomenon involved in this research we considered the approach of the "policy cycle" by Stephen Ball (1992, 2006) to provide subsidies and unveil how the local policy was/is produced, what are the conceptions and effects of the researched policy within the local organization. Studies by authors such as Bueno (2013), Garcia (2005, 2014, 2017), Shiroma (2005, 2011), Peroni (2009), Prieto (2000, 2015), Pletsch (2010), among others contributed to the foundation of this research. In Chapter 1 we highlight the issue of public policies for Special Education in the inclusive perspective, discussing the role of the State in public policies and the influence of international organizations in the formulation of such policies. Chapter 2 characterizes the Municipal Education System of Gaspar the concepts that guide its organization and presents how the Special Education modality is articulated in that context. In chapter 3 we analyze and discuss the Special Education Policy of the Municipal Education System of Gaspar emphasizing the elements collected in the interviews with the Special Education Teachers addressing the challenges and limits in its implementation and trying to understand how it actually happens. In the final considerations we resume the relevant aspects of the research process pointing out as results the understanding that the inclusive perspective announced in the public policies of Special Education as well as in the Municipal System of Gaspar ends up serving the interests of capital maintaining the current order of the economic system and its excluding structure without causing transformations that enable the emancipation of the subjects be they students or teachers. As for the findings about the Special Education teachers' understanding of the local policy we can see that they adopt a critical position but their perceptions indicate that most of their practices are guided by the medical/clinical model which is permeated by the normalization and rehabilitation of the subjects/students. To conclude we raise the limitations and challenges observed in the local context and point out some issues that may be analyzed in further research.
|
|
17
|
-
JUSSEMARA CRISTINA SCARTOM
-
POR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO SISTEMA BRAILLE ENTRE FAMÍLIA E PROFESSORES
-
Orientador : ROGERIO SOUSA PIRES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROGERIO SOUSA PIRES
-
MAGALI DIAS DE SOUZA
-
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
-
Data: 17/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Mestrado em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Aborda como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem desse sistema pela pessoa com deficiência visual. O estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento do Sistema Braille visto sua importância para a conquista da independência e a autonomia da pessoa com deficiência visual. O Braille é um sistema notacional, pois nesse sistema de escrita não há univocidade, isto é, podemos representar sons por mais de uma letra, bem como uma letra pode representar mais de um som, da mesma maneira que ocorre na escrita convencional. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utilizou-se procedimentos da pesquisa bibliográfica tipo revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa, objetivando identificar e sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre o tema. Por meio da análise de dados das pesquisas encontradas foi possível constatar que assim como o professor ter conhecimento do Sistema Braille é importante para a aprendizagem do deficiente visual, a família também necessita ter clareza da importância das suas ações e que o trabalho colaborativo entre ambos é primordial para o melhor aprendizado do Sistema Braille pelo deficiente visual. Assim destaca-se a importância de se propor cursos de capacitação do Sistema Braille aos professores e familiares para potencializar os processos pedagógicos inclusivos ao deficiente visual e, incluir, como um componente curricular, o Braille nas formações acadêmicas.
-
Mostrar Abstract
-
The research developed is part of the research line: Educational Processes and Inclusion, of the Postgraduate Program in Education, of the Federal Institute of Catarinense - Campus Camboriú. Its investigative focus was the qualitative analysis of how the educational processes of collaborative learning of the Braille System between family and teachers can contribute to the development of the visually impaired. In this sense, the study also aimed to expand the knowledge of the Braille System, which is essential for the independence and autonomy of the visually impaired. The theoretical framework on the subject was based on Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), in addition to other authors and documents that address the aforementioned theme. In theoreticalmethodological terms, bibliographical research procedures were used to aim at theinterpretation of the investigated phenomenon from its historical-cultural context. Throughdata analysis of the surveys found, it was possible to see that just as the teacher has knowledgeof the Braille System is important for the learning of the visually impaired, the family also needs to be clear about the importance of their actions and that the collaborative work betweenthem is essential for the better learning of the Braille System by the visually impaired.
|
|