IMPACTOS DO TRABALHO DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
Supervisão Escolar. Formação Continuada de Professores. Formação no espaço escolar.
O presente estudo faz parte da linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú e tem a Supervisão Escolar como seu objeto de estudo. O objetivo principal foi analisar os impactos do trabalho desenvolvido pela Supervisão Escolar na formação continuada de professores no ambiente escolar a partir das percepções dos docentes da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Os referenciais teóricos estão fundamentados em Freire (1996), Gadotti (2000, 2005 e 2008), Canário (1998), Tardif (2014) e Bourdieu em várias produções como teórico sustentador das análises. A pesquisa possui caráter qualitativo interpretativo e se desenvolveu em seis escolas, localizadas em diferentes regiões do município de Florianópolis. Participaram dela professores e professoras regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionário foi o instrumento da coleta de dados: foi organizado de forma virtual, sem a presença da pesquisadora no momento das respostas. O trabalho apresenta inicialmente o percurso histórico da Supervisão Escolar, por meio de levantamento bibliográfico e legislações e, posteriormente, sobre a importância da sua ressignificação enquanto profissão, ressaltando seu papel na formação continuada de docentes na escola. Com o intuito de contextualizar o lócus da pesquisa, versou-se sobre alguns aspectos de Florianópolis, bem como da Rede Municipal de Ensino. A aproximação com a realidade das escolas se deu por meio de informações obtidas pelo Projeto Político Pedagógico. A compreensão e interpretação dos dados coletados foram ancoradas na perspectiva bourdieusiana com a finalidade de construir o perfil dos/as docentes e também analisar a percepção dos impactos da presença da supervisão na escola; seu papel na formação continuada de professores/as na escola, em sua prática pedagógica e no seu processo de formação continuada. As considerações provisórias demonstram que atualmente as atribuições da Supervisão Escolar estão mais voltadas para o trabalho pedagógico do que administrativo, na tentativa da superação do trabalho burocrático, pautado na fiscalização e controle da prática docente, da mesma forma que a formação continuada na escola já é realidade em algumas instituições embora ainda caminhe a passos lentos.