Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL PINHEIRO MATIOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL PINHEIRO MATIOLA
DATA : 08/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
TÍTULO:

IMPACTOS DO TRABALHO DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Supervisão Escolar. Formação Continuada de Professores. Formação no espaço escolar.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente estudo faz parte da linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú e tem a Supervisão Escolar como seu objeto de estudo. O objetivo principal foi analisar os impactos do trabalho desenvolvido pela Supervisão Escolar na formação continuada de professores no ambiente escolar a partir das percepções dos docentes da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Os referenciais teóricos estão fundamentados em Freire (1996), Gadotti (2000, 2005 e 2008), Canário (1998), Tardif (2014) e Bourdieu em várias produções como teórico sustentador das análises. A pesquisa possui caráter qualitativo interpretativo e se desenvolveu em seis escolas, localizadas em diferentes regiões do município de Florianópolis. Participaram dela professores e professoras regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionário foi o instrumento da coleta de dados: foi organizado de forma virtual, sem a presença da pesquisadora no momento das respostas. O trabalho apresenta inicialmente o percurso histórico da Supervisão Escolar, por meio de levantamento bibliográfico e legislações e, posteriormente, sobre a importância da sua ressignificação enquanto profissão, ressaltando seu papel na formação continuada de docentes na escola. Com o intuito de contextualizar o lócus da pesquisa, versou-se sobre alguns aspectos de Florianópolis, bem como da Rede Municipal de Ensino. A aproximação com a realidade das escolas se deu por meio de informações obtidas pelo Projeto Político Pedagógico. A compreensão e interpretação dos dados coletados foram ancoradas na perspectiva bourdieusiana com a finalidade de construir o perfil dos/as docentes e também analisar a percepção dos impactos da presença da supervisão na escola; seu papel na formação continuada de professores/as na escola, em sua prática pedagógica e no seu processo de formação continuada. As considerações provisórias demonstram que atualmente as atribuições da Supervisão Escolar estão mais voltadas para o trabalho pedagógico do que administrativo, na tentativa da superação do trabalho burocrático, pautado na fiscalização e controle da prática docente, da mesma forma que a formação continuada na escola já é realidade em algumas instituições embora ainda caminhe a passos lentos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Interna - 2761694 - ANDRESSA GRAZIELE BRANDT
Externa à Instituição - ANA REGINA FERREIRA DE BARCELOS
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 09:30
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