PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: ANÁLISE DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Alfabetização. Processos Educativos. Jogos Digitais. Educação.
Este estudo sobre processos educativos de alfabetização em jogos digitais faz parte da Linha de pesquisa 2: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Campus Camboriú. O objetivo desta investigação é realizar a análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da inclusão. O referencial teórico pauta-se na concepção da alfabetização integral (SCLIAR-CABRAL, 2012), que tem como característica central o elo imanente entre o biológico e cultural. Ao situar historicamente a pesquisa, ficou evidente que a alfabetização é ressignificada com o passar do tempo, sofrendo impactos do tratamento dispensado pelas diferentes sociedades, e suas respectivas tecnologias, aos atos de leitura e escrita. Esta pesquisa entende a alfabetização como o ensino e a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, reconhecendo as implicações e interferências dos processos educativos de alfabetização em uma sociedade grafocêntrica. Essa concepção de alfabetização é empregada na definição conceitual dos Jogos Digitais de Alfabetização (JDA), os quais configuram-se uma parcela específica de uma categoria maior, os jogos. Os JDA são, portanto, jogos que utilizam o suporte digital, desenvolvidos com a intenção de alfabetizar. A caracterização metodológica da pesquisa apoiou-se nos autores Demo (1985, 1995), Triviños (1987), Gil (2008), Prodanov e Freitas (2013), que permitem caracterizar a pesquisa como um estudo de natureza básica e teórica; de objetivos exploratórios; com procedimentos metodológicos bibliográficos e documental com análise qualitativa. O objeto de estudo selecionado foi o JDA Graphogame Brasil, a partir da definição de alguns critérios. A pesquisa discutiu os JDA como importantes catalizadores da inclusão social por compreenderem dois dos ingredientes necessários para a inclusão social: o desenvolvimento da literacia e o acesso ao ambiente digital. Traz como resultados a constatação de que o JDA Graphogame Brasil atende parcialmente quatro dos cinco princípios da alfabetização integral. É possível afirmar que a observância dos princípios da alfabetização integral não se assenta exclusivamente no JDA, indicando que é a ação mediadora do professor alfabetizador o fator determinante na identificação de uma postura teórica metodológica no processo educativo da alfabetização. Além disso, observa-se presente no JDA Graphogame Brasil, a grande agrura de todos os jogos educativos: a dificuldade em equilibrar as dimensões lúdica e educativa.