Banca de DEFESA: THIAGO RIBEIRO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO RIBEIRO ALVES
DATA : 24/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/bkg-nirs-frb
TÍTULO:

PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: ANÁLISE DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Processos Educativos. Jogos Digitais. Educação.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este estudo sobre processos educativos de alfabetização em jogos digitais faz parte da Linha de pesquisa 2: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Campus Camboriú. O objetivo desta investigação é realizar a análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da inclusão. O referencial teórico pauta-se na concepção da alfabetização integral (SCLIAR-CABRAL, 2012), que tem como característica central o elo imanente entre o biológico e cultural. Ao situar historicamente a pesquisa, ficou evidente que a alfabetização é ressignificada com o passar do tempo, sofrendo impactos do tratamento dispensado pelas diferentes sociedades, e suas respectivas tecnologias, aos atos de leitura e escrita. Esta pesquisa entende a alfabetização como o ensino e a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, reconhecendo as implicações e interferências dos processos educativos de alfabetização em uma sociedade grafocêntrica. Essa concepção de alfabetização é empregada na definição conceitual dos Jogos Digitais de Alfabetização (JDA), os quais configuram-se uma parcela específica de uma categoria maior, os jogos. Os JDA são, portanto, jogos que utilizam o suporte digital, desenvolvidos com a intenção de alfabetizar. A caracterização metodológica da pesquisa apoiou-se nos autores Demo (1985, 1995), Triviños (1987), Gil (2008), Prodanov e Freitas (2013), que permitem caracterizar a pesquisa como um estudo de natureza básica e teórica; de objetivos exploratórios; com procedimentos metodológicos bibliográficos e documental com análise qualitativa. O objeto de estudo selecionado foi o JDA Graphogame Brasil, a partir da definição de alguns critérios. A pesquisa discutiu os JDA como importantes catalizadores da inclusão social por compreenderem dois dos ingredientes necessários para a inclusão social: o desenvolvimento da literacia e o acesso ao ambiente digital. Traz como resultados a constatação de que o JDA Graphogame Brasil atende parcialmente quatro dos cinco princípios da alfabetização integral. É possível afirmar que a observância dos princípios da alfabetização integral não se assenta exclusivamente no JDA, indicando que é a ação mediadora do professor alfabetizador o fator determinante na identificação de uma postura teórica metodológica no processo educativo da alfabetização. Além disso, observa-se presente no JDA Graphogame Brasil, a grande agrura de todos os jogos educativos: a dificuldade em equilibrar as dimensões lúdica e educativa. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2322799 - AIRTON ZANCANARO
Presidente - 1860229 - CHRIS ROYES SCHARDOSIM
Externo à Instituição - LIDIOMAR JOSÉ MASCARELLO
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 09:09
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