A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM INDIVÍDUOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Dificuldades de Aprendizagem. Fluência Leitora. Recursos Tecnológicos Digitais. Psicopedagogia. Inclusão.
Apresentamos os apontamentos para a qualificação da pesquisa de Mestrado em Educação realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). É um estudo desenvolvido dentro da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, cujo tema se insere na contribuição que os Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) para o desenvolvimento da fluência leitora em indivíduos com Dificuldades de Aprendizagem (DA). O objetivo geral foi investigar a contribuição do uso de RTD para a promoção da fluência na leitura em indivíduos com DA através da utilização na intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento dos processos de leitura. A pesquisa situou-se no campo teórico-metodológico da aprendizagem com foco na leitura. O tema e o objeto de estudo foram problematizados a partir da perspectiva da necessidade de se encontrar alternativas de intervenção psicopedagógicas (WEISS, 2004; FERNÁNDEZ, 1991; 2001; LEAL, 2017) que possam auxiliar os indivíduos com DA a desenvolverem os processos cognitivos que envolvem a aprendizagem da leitura (DEHAENE, 2012; SNOWLING; HULME, 2013) e consequentemente a melhora na fluência de leitura (ZORZI, 2010; LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2002), buscando sobretudo a constituição histórica, social e ativa dos sujeitos, uma vez que os RTD (SANCHO, 2006; MORAN, 2013; MARTINO, 2015) podem romper barreiras físicas, atitudinais e culturais promovendo a autonomia e a inclusão. Metodologicamente, o estudo permeou as características da pesquisa experimental (GIL, 2008a; PRODANOV; FREITAS, 2013), com Grupo Experimental (GE) e Controle (GC), compostos por indivíduos com DA que foram submetidos a intervenções psicopedagógicas, sendo que apenas no GE as intervenções foram mediadas por RTD. Foram aplicados testes psicopedagógicos de leitura de palavras (TLP) e de texto (TLT) com base em Kretzer e Vieira (2019), igualmente nos dois grupos. Ademais pretendemos que os estudos e resultados dessa pesquisa possam apontar para práticas pedagógicas inovadoras e que propiciem a inclusão de todos os sujeitos nos processos de aprendizagem.