Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE COSTA KRETZER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE COSTA KRETZER
DATA : 23/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência via ferramenta google meet
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM INDIVÍDUOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Dificuldades de Aprendizagem. Fluência Leitora. Recursos Tecnológicos Digitais. Psicopedagogia. Inclusão.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Apresentamos os apontamentos para a qualificação da pesquisa de Mestrado em Educação realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). É um estudo desenvolvido dentro da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, cujo tema se insere na contribuição que os Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) para o desenvolvimento da fluência leitora em indivíduos com Dificuldades de Aprendizagem (DA). O objetivo geral foi investigar a contribuição do uso de RTD para a promoção da fluência na leitura em indivíduos com DA através da utilização na intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento dos processos de leitura. A pesquisa situou-se no campo teórico-metodológico da aprendizagem com foco na leitura. O tema e o objeto de estudo foram problematizados a partir da perspectiva da necessidade de se encontrar alternativas de intervenção psicopedagógicas (WEISS, 2004; FERNÁNDEZ, 1991; 2001; LEAL, 2017) que possam auxiliar os indivíduos com DA a desenvolverem os processos cognitivos que envolvem a aprendizagem da leitura (DEHAENE, 2012; SNOWLING; HULME, 2013) e consequentemente a melhora na fluência de leitura (ZORZI, 2010; LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2002), buscando sobretudo a constituição histórica, social e ativa dos sujeitos, uma vez que os RTD (SANCHO, 2006; MORAN, 2013; MARTINO, 2015) podem romper barreiras físicas, atitudinais e culturais promovendo a autonomia e a inclusão. Metodologicamente, o estudo permeou as características da pesquisa experimental (GIL, 2008a; PRODANOV; FREITAS, 2013), com Grupo Experimental (GE) e Controle (GC), compostos por indivíduos com DA que foram submetidos a intervenções psicopedagógicas, sendo que apenas no GE as intervenções foram mediadas por RTD. Foram aplicados testes psicopedagógicos de leitura de palavras (TLP) e de texto (TLT) com base em Kretzer e Vieira (2019), igualmente nos dois grupos. Ademais pretendemos que os estudos e resultados dessa pesquisa possam apontar para práticas pedagógicas inovadoras e que propiciem a inclusão de todos os sujeitos nos processos de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CYNTIA BAILER - FURB
Presidente - 1860229 - CHRIS ROYES SCHARDOSIM
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 21/12/2020 11:15
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02