Banca de DEFESA: THIAGO HENRIQUE DE CASTRO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO HENRIQUE DE CASTRO SILVA
DATA : 26/05/2024
HORA: 18:00
LOCAL: RNP do ProfGEO
TÍTULO:

A escola como lugar: uma leitura a partir do ensino de geografia


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura escolar. Ensino de geografia. Categorias geográficas. Intervenção artística.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Ter a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque repleto de possíveis
investigações, pois no interior de cada escola existem diversas características e particularidades que
são passíveis de apuração. Este estudo se desenvolveu na linha de pesquisa: saberes e
conhecimentos da geografia no espaço escolar, e buscou entender como a escola pode se constituir
enquanto lugar de identificação dos estudantes. Teve como objetivo principal compreender se o
processo de ensino-aprendizagem das categorias geográficas, lugar e paisagem, poderia auxiliar os
educandos na percepção e compreensão do espaço geográfico, a partir da problematização da
vivência cotidiana dos estudantes na instituição escolar. Para isto, a pesquisa procurou identificar
características da cultura escolar, existentes na instituição, que poderiam contribuir para o ensino de
geografia, explorando funções e potencialidades das intersecções entre geografia e arte na escola.
Percebeu-se que a vivência dos estudantes nos diferentes ambientes da instituição escolar é
carregada de grande potencial pedagógico, sendo considerada uma importante estratégia para o
desenvolvimento de aprendizagens socialmente significativas. Para atender os objetivos do
programa de mestrado profissional em ensino de geografia, uma sequência didática foi elaborada
como produto educacional, teve como propósito proporcionar aos estudantes a apropriação
conceitual das categorias geográficas, lugar e paisagem, tendo como ponto de partida as suas
vivências no ambiente escolar. Observa-se a necessidade de estudos específicos sobre a instituição
escolar, analisando-a enquanto uma construção social, viabilizando o entendimento dos significados
produzidos pelos estudantes nesse complexo sistema de relações humanas que compõem a escola e
a cultura escolar. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ODILON DA COSTA - FURB
Interno - ***.832.129-** - DANIEL LUIZ STEFENON - UFPR
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 17:22
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