Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da IFC

2024
Dissertações
1
  • MAYSA APARECIDA GORONSKI
  • MULHERANDO O MUNDO: ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO COMO PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

     

  • Orientador : NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • TASCIELI FELTRIN
  • Data: 08/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Pensar a valorização da mulher e as questões de gênero é fundamental ao ensino de Geografia, porque permite dar visibilidade a urgente e emergente temática feminista. Os podcasts, neste contexto, podem ser uma interessante estratégia didática para evidenciar essas questões no espaço escolar, relacionando-os aos conteúdos curriculares da componente pedagógica. Assim, temos como questão problema desta pesquisa “como a abordagem sobre as potencialidades de ser mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero vivida pelas mulheres cisgênero na sociedade, nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, pode colaborar com a emancipação feminina em Caçador/SC?”. O objetivo geral é estudar as contribuições da Geografia Feminista para a componente curricular Geografia, no Ensino Fundamental, evidenciando a importância do enfrentamento da violência de gênero nas escolas e no ambiente vivido como um todo, valorizando a inserção das mulheres em diferentes contextos. Especificamente, objetiva-se identificar a problemática da violência de gêneros em suas principais interfaces em nível local, regional e nacional; reconhecer a problemática da violência de gênero nas turmas de 8os anos da EMEB Dr. Ulysses Guimarães; desenvolver uma metodologia de ensino de Geografia, pautada em Podcasts e debates sobre a desigualdade de gênero, para aplicação com as turmas; e avaliar a eficiência da metodologia desenvolvida, demonstrando a potencialidade das Geografias Feministas no enfrentamento da violência de gênero e no empoderamento das meninas das turmas. A pesquisa será caracterizada como uma pesquisa-ação, que tem como intuito a participação abrangente das(os) estudantes e da própria pesquisadora. Ter-se-á, deste modo, como público da pesquisa meninas e meninos do 8os anos da escola mencionada. Além disso, utilizar-se-á da Análise Textual do Discurso (ATD) como ferramenta de interpretação dos podcasts desenvolvidos com as(os) estudantes nas aulas de Geografia. Desta forma, o produto de comunicação, a ser produzido como resultado do Mestrado Profissional em Geografia, será nomeado como: “Pod Mulherar o mundo”, isto é, uma sequência de podcasts enfocando a valorização da mulher e o enfrentamento da violência de gênero e intertextualizando com a ideia de “melhorar” o mundo pela presença e reconhecimento das ações das mulheres. Espera-se que a pesquisa contribua com o empoderamento feminino, com a valorização de mulheres relevantes, com o enfrentamento da violência de gênero e sobretudo com a valorização e ampliação da autoestima das meninas das participantes da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • Thinking about the appreciation of women and gender issues is fundamental to the teaching of Geography, because it allows giving visibility to the urgent and emerging feminist theme. Podcasts, in this context, can be an interesting didactic strategy to highlight these issues in the school space, relating them to the curricular contents of the pedagogical component. Thus, we have as a problem question of this research "how the approach to the potential of being a woman and the confrontation of gender inequality experienced by cisgender women in society, in Geography classes in Elementary School, can collaborate with female emancipation in Caçador/SC ?”. The general objective is to study the contributions of Feminist Geography to the curricular component Geography, in Elementary School, highlighting the importance of facing gender violence in schools and in the lived environment as a whole, valuing the insertion of women in different contexts. Specifically, the objective is to identify the problem of gender violence in its main interfaces at the local, regional and national level; recognize the problem of gender violence in the 8th grade classes at EMEB Dr. Ulysses Guimarães; to develop a methodology for teaching Geography, based on Podcasts and debates on gender inequality, to be applied with classes; and evaluate the efficiency of the methodology developed, demonstrating the potential of Feminist Geographies in facing gender violence and empowering the girls in the classes. The research will be characterized as an action-research, which aims at the comprehensive participation of the students and the researcher herself. In this way, the research public will be girls and boys from the 8th grade of the mentioned school. In addition, Textual Discourse Analysis (TDA) will be used as a tool for interpreting the podcasts developed with students in Geography classes. In this way, the communication product, to be produced as a result of the Professional Master's Degree in Geography, will be named: “Pod Mulherar o mundo”, that is, a sequence of podcasts focusing on the appreciation of women and the confrontation of gender violence and intertextualizing with the idea of "improving" the world through the presence and recognition of women's actions. It is expected that the research will contribute to female empowerment, with the appreciation of relevant women, with the confrontation of gender violence and, above all, with the appreciation and expansion of the self-esteem of the girls of the research participants.

2
  • JOAO LEONIR MANTOVANI
  •  

    JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA PAISAGEM

  • Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • JERUSA VILHENA DE MORAES
  • Data: 21/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A reflexão sobre o ensino de Geografia nos remete ao uso de diferentes tipos de recursos didáticos. Acreditamos que o jogo pode ser um instrumento que facilita o processo de aprendizagem. Diante do exposto, questionamos: como o jogo pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da categoria geográfica paisagem? Essa categoria está presente no cotidiano do aluno e julgamos que a leitura da paisagem desperta o interesse em conhecer mais sobre sua realidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral investigar e compreender a contribuição do jogo enquanto recurso metodológico para o ensino e aprendizagem do conceito de paisagem nas aulas de Geografia do sexto ano tendo como recorte espacial a cidade de Brusque/SC. Para isso, definimos como objetivos específicos: refletir sobre o ensino de Geografia, associando-o ao recurso lúdico jogo; desenvolver um jogo de tabuleiro que contempla o estudo da paisagem urbana local, representada por imagens; aplicar o jogo aos alunos dos sextos anos da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, Brusque, SC; propor atitude investigativa (reflexão e tomada de decisão) a partir do jogo com base na utilização de imagens de paisagens e analisar a aplicação do produto educacional e a aprendizagem gerada do conceito de paisagem a partir do jogo. Para atingir os objetivos e atendendo requisito do programa de mestrado, elaborou-se o produto educacional jogo intitulado “Decifrando a Paisagem”. A metodologia empregada no estudo enfatizou dados qualitativos, contudo, não deixou de levar em consideração dados quantitativos. A investigação colocada em prática se constituiu da pesquisa-ação que estabeleceu ampla e colaborativa interação entre o pesquisador e sujeitos da pesquisa que proporcionou aprimoramento da prática pedagógica analisada.  A coleta de dados contou com a participação de 105 estudantes que responderam três questionários e foram observados com base em critérios estabelecidos em uma pauta de observações, durante as partidas. Eles participaram da implementação e avaliação do jogo inicialmente proposto e contribuíram para uma versão melhorada. As informações coletadas foram tabuladas e analisadas de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e referencial bibliográfico consultado. Dessa forma, verificou-se que o uso do jogo como recuso didático para o estudo da paisagem, estimulou a participação ativa dos estudantes e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas que favoreceram o raciocínio geográfico bem como habilidades socioemocionais tão importantes para o convívio em sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • Reflecting on the teaching of Geography brings us back to the use of different types of teaching resources. We believe that games can be an instrument that facilitates the learning process. In view of the above, we ask: how can the game contribute to the teaching and learning process of the geographical category landscape? This category is present in students' daily lives and we believe that reading the landscape awakens their interest in learning more about their reality. Thus, the general aim of this study is to investigate and understand the contribution of the game as a methodological resource for teaching and learning the concept of landscape in sixth grade Geography classes, with the city of Brusque/SC as the spatial focus. To this end, we defined the following specific objectives: to reflect on the teaching of Geography, associating it with the playful resource of games; to develop a board game that contemplates the study of the local urban landscape, represented by images; to apply the game to sixth grade students at the Paquetá Elementary School, Brusque, SC; to propose an investigative attitude (reflection and decision making) based on the game using landscape images and to analyze the application of the educational product and the learning generated by the concept of landscape using the game. In order to achieve the objectives and meet the requirements of the master's program, the educational product game entitled "Deciphering the Landscape" was developed. The methodology used in the study emphasized qualitative data, but did not fail to take into account quantitative data. The research put into practice consisted of action research that established a broad and collaborative interaction between the researcher and the research subjects, which led to an improvement in the pedagogical practice analyzed.  Data collection involved 105 students who answered three questionnaires and were observed based on criteria established in an observation schedule during the games. They took part in the implementation and evaluation of the game initially proposed and contributed to an improved version. The information collected was tabulated and analyzed according to the content analysis methodology and the bibliographic references consulted. As a result, it was found that the use of the game as a didactic resource for the study of landscape stimulated the active participation of the students and contributed to the development of cognitive skills that favored geographical reasoning as well as socio-emotional skills that are so important for living together in society

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02