Banca de DEFESA: ODAIR JOSE GROH

DATA : 21/06/2024
LOCAL: RNP do ProfGEO

O Uso da Rede Social TikTok no Ensino de Geografia

Redes Sociais. TikTok. Recurso Didático. Ensino de Geografia.

A reflexão sobre o ensino de Geografia nos remete ao uso dos mais diversos tipos de linguagens e recursos didáticos. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que a rede social TikTok é um desses recursos e possui enorme potencial educacional. Diante do exposto, questionamos: A rede social TikTok pode ser aplicada como recurso didático no ensino de Geografia nas turmas de Ensino Médio? Quais potencialidades? Defendemos que este componente curricular pode tornar-se mais dinâmico, envolvente e exploratório se abandonarmos os preconceitos em relação às redes sociais. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral compreender e demonstrar a aplicabilidade da  rede social TikTok como recurso didático no ensino de Geografia nas turmas de Ensino Médio. Para isso, definimos como objetivos específicos: identificar a importância das diferentes linguagens e recursos didáticos no ensino de Geografia; analisar as potencialidades educacionais da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, especialmente a rede social TikTok e analisar os 10 principais perfis de Geografia já existentes na respectiva rede. Este último objetivo visa a compreender as linguagens, estratégias e temas geográficos que promovem intenso engajamento na rede. Para atingir os objetivos e atendendo requisito do programa de mestrado, elaborou-se o produto educacional intitulado “GeoConectado”. Esse produto educacional consiste em um perfil na rede social TikTok em que foram publicados 35 vídeos para o ensino de Geografia. Inicialmente, a natureza desta pesquisa caracteriza-se como translacional, porque buscamos estabelecer a conexão entre um problema vivenciado diariamente por professores de Geografia com o referencial teórico já produzido e a análise dos principais canais de Geografia já existentes na rede social TikTok. Na fase de desenvolvimento e aplicação do produto educacional, a pesquisa torna-se experimental. O produto educacional foi aplicado entre os dias 19 de fevereiro e 29 de março de 2024 em turmas do Ensino Médio dos colégios COC Balneário Camboriú, COC Blumenau e Colégio UNIFEBE Brusque, todos localizados em Santa Catarina. Avançando para a etapa final, foi realizada a avaliação do produto educacional e a metodologia de análise empregada enfatizou dados qualitativos, contudo, não deixou de levar em consideração dados quantitativos. A avaliação contou com a participação de 388 pessoas que responderam um questionário no Google Forms, entre os dias 19 de fevereiro e 15 de março de 2024. Dessa forma, verificou-se, por meio das avaliações, que a rede social TikTok pode, da mesma forma que outros recursos no passado e no presente, ser aplicada ao ensino de Geografia e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Ao buscar compreender o funcionamento da respectiva rede, percebemos que ela ainda é pouco explorada pelos professores de Geografia. Ao contrário que muitos pensam, a rede social é muito mais que entretenimento. Ao final da pesquisa, defendemos que as redes sociais, como o TikTok, integram os espaços de vivência dos alunos. Não podemos mais ignorá-las. Devemos buscar pesquisar formas de aplicação dessas tecnologias em nossas atividades escolares. Com isso, estaremos não só aplicando um novo recurso didático ou linguagem, estaremos também contribuindo para uma Geografia escolar mais conectada e engajada ao século XXI.

Externa à Instituição - SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR - USP
Interno - ***.543.028-** - ANED MAFER MATTOS FERNANDES - UFTM
Externa à Instituição - GABRIELA DAMBRÓS - UFPel
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 10:13