Banca de DEFESA: JOAO LEONIR MANTOVANI

LOCAL: RNP do ProfGEO

JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA PAISAGEM

Ensino de Geografia; Paisagem; Jogo Didático

A reflexão sobre o ensino de Geografia nos remete ao uso de diferentes tipos de recursos didáticos. Acreditamos que o jogo pode ser um instrumento que facilita o processo de aprendizagem. Diante do exposto, questionamos: como o jogo pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da categoria geográfica paisagem? Essa categoria está presente no cotidiano do aluno e julgamos que a leitura da paisagem desperta o interesse em conhecer mais sobre sua realidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral investigar e compreender a contribuição do jogo enquanto recurso metodológico para o ensino e aprendizagem do conceito de paisagem nas aulas de Geografia do sexto ano tendo como recorte espacial a cidade de Brusque/SC. Para isso, definimos como objetivos específicos: refletir sobre o ensino de Geografia, associando-o ao recurso lúdico jogo; desenvolver um jogo de tabuleiro que contempla o estudo da paisagem urbana local, representada por imagens; aplicar o jogo aos alunos dos sextos anos da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, Brusque, SC; propor atitude investigativa (reflexão e tomada de decisão) a partir do jogo com base na utilização de imagens de paisagens e analisar a aplicação do produto educacional e a aprendizagem gerada do conceito de paisagem a partir do jogo. Para atingir os objetivos e atendendo requisito do programa de mestrado, elaborou-se o produto educacional jogo intitulado “Decifrando a Paisagem”. A metodologia empregada no estudo enfatizou dados qualitativos, contudo, não deixou de levar em consideração dados quantitativos. A investigação colocada em prática se constituiu da pesquisa-ação que estabeleceu ampla e colaborativa interação entre o pesquisador e sujeitos da pesquisa que proporcionou aprimoramento da prática pedagógica analisada.  A coleta de dados contou com a participação de 105 estudantes que responderam três questionários e foram observados com base em critérios estabelecidos em uma pauta de observações, durante as partidas. Eles participaram da implementação e avaliação do jogo inicialmente proposto e contribuíram para uma versão melhorada. As informações coletadas foram tabuladas e analisadas de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e referencial bibliográfico consultado. Dessa forma, verificou-se que o uso do jogo como recuso didático para o estudo da paisagem, estimulou a participação ativa dos estudantes e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas que favoreceram o raciocínio geográfico bem como habilidades socioemocionais tão importantes para o convívio em sociedade.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interna - ***.271.110-** - NATÁLIA LAMPERT BATISTA - UFSM
Externa à Instituição - JERUSA VILHENA DE MORAES - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 11:14