Banca de DEFESA: MAYSA APARECIDA GORONSKI

DISCENTE : MAYSA APARECIDA GORONSKI
DATA : 08/03/2024
LOCAL: meet.google.com/njm-qzux-imn

MULHERANDO O MUNDO: ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO COMO PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Geografia Feminista. Feminismo. Ensino de Geografia. Podcast

Pensar a valorização da mulher e as questões de gênero é fundamental ao ensino de Geografia, porque permite dar visibilidade a urgente e emergente temática feminista. Os podcasts, neste contexto, podem ser uma interessante estratégia didática para evidenciar essas questões no espaço escolar, relacionando-os aos conteúdos curriculares da componente pedagógica. Assim, temos como questão problema desta pesquisa “como a abordagem sobre as potencialidades de ser mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero vivida pelas mulheres cisgênero na sociedade, nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, pode colaborar com a emancipação feminina em Caçador/SC?”. O objetivo geral é estudar as contribuições da Geografia Feminista para a componente curricular Geografia, no Ensino Fundamental, evidenciando a importância do enfrentamento da violência de gênero nas escolas e no ambiente vivido como um todo, valorizando a inserção das mulheres em diferentes contextos. Especificamente, objetiva-se identificar a problemática da violência de gêneros em suas principais interfaces em nível local, regional e nacional; reconhecer a problemática da violência de gênero nas turmas de 8os anos da EMEB Dr. Ulysses Guimarães; desenvolver uma metodologia de ensino de Geografia, pautada em Podcasts e debates sobre a desigualdade de gênero, para aplicação com as turmas; e avaliar a eficiência da metodologia desenvolvida, demonstrando a potencialidade das Geografias Feministas no enfrentamento da violência de gênero e no empoderamento das meninas das turmas. A pesquisa será caracterizada como uma pesquisa-ação, que tem como intuito a participação abrangente das(os) estudantes e da própria pesquisadora. Ter-se-á, deste modo, como público da pesquisa meninas e meninos do 8os anos da escola mencionada. Além disso, utilizar-se-á da Análise Textual do Discurso (ATD) como ferramenta de interpretação dos podcasts desenvolvidos com as(os) estudantes nas aulas de Geografia. Desta forma, o produto de comunicação, a ser produzido como resultado do Mestrado Profissional em Geografia, será nomeado como: “Pod Mulherar o mundo”, isto é, uma sequência de podcasts enfocando a valorização da mulher e o enfrentamento da violência de gênero e intertextualizando com a ideia de “melhorar” o mundo pela presença e reconhecimento das ações das mulheres. Espera-se que a pesquisa contribua com o empoderamento feminino, com a valorização de mulheres relevantes, com o enfrentamento da violência de gênero e sobretudo com a valorização e ampliação da autoestima das meninas das participantes da pesquisa.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Presidente - ***.271.110-** - NATÁLIA LAMPERT BATISTA - UFSM