Banca de QUALIFICAÇÃO: ALUISIANE KRAISCH

DISCENTE : ALUISIANE KRAISCH
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Campus Brusque

Explorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográfico

Pensamento Espacial, Raciocínio Geográfico, Ludicidade e Ensino de Geografia

Estudos e debates recentes acerca do ensino de Geografia, tem por objetivo compreender como as habilidades de cognição espacial podem ser sistematizadas pelos processos de raciocínio geográfico. No contexto escolar, este projeto de pesquisa busca compreender, como essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio da construção de noções e conceitos, tendo como sujeitos da pesquisa, uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A integração e articulação da linguagem cartográfica e de abordagens lúdicas de ensino desempenham um papel importante nesse processo. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGEO), com foco na linha de pesquisa ‘As linguagens no ensino de Geografia’. Para alcançar esses objetivos, o projeto adotará uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como método. A coleta de dados ocorrerá por meio da observação sistemática dos estudantes durante a aplicação das atividades propostas, além da análise documental das produções estudantis. Como produto educacional, será desenvolvida uma sequência didática, que desempenhará um papel importante como fonte de dados e também como instrumento de análise. A sequência didática permitirá aprofundar a compreensão sobre como o uso de abordagens lúdicas em atividades de orientação e localização espacial pode auxiliar os estudantes a desenvolverem sua percepção e compreensão do espaço. Ao explorar o potencial das abordagens lúdicas no ensino de Geografia, este projeto de pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre como promover o desenvolvimento do pensamento espacial e estimular o raciocínio geográfico dos estudantes, fornecendo subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das práticas pedagógicas nessa área de estudo.

Interno - ***.543.028-** - MAFER MATTOS FERNANDES - UFTM
Interno - ***.411.570-** - MAURICIO RIZZATTI - UFSM
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 21/07/2023 00:27