PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS ENTRE AS PERSPECTIVAS LOCAL E INTERNACIONAL: CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL -SANTA CATARINA (2014-2024)
Educação Infantil. Criança. Infância. Planos Municipais de Educação. UNESCO.
A pesquisa, desenvolvida em nível de mestrado, assume como objeto de investigação: as concepções e as representações de Educação Infantil, de criança e de infância presentes nos Planos Municipais de Educação (PME) de seis municípios de Santa Catarina, representando cada uma das seis mesorregiões do estado, escolha feita após análise exploratória dos vinte e um municípios polo da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), utilizando-se como critério principal o maior número populacional, configurando-se numa amostra representativa. Propõe-se como objetivo central analisar as concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância, a partir dos Planos Municipais de Educação (PME) dos seis municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina. Apresenta-se como questão-problema: Como estão organizados os Planos Municipais de Educação dos municípios representantes das mesorregiões do estado de Santa Catarina e que concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância são possíveis de serem interpretadas? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, apoiada na descrição interpretativa, operando com os conceitos de concepção(ções) e representação, criança, infância e Educação Infantil.Os principais autores que compõem o referencial teórico e metodológico da pesquisa são: CHARTIER (1990, 1991, 1995, 2004) para o conceito de representação; os autores WHITE (1994) e MATOS E JARDILINO (2016) para o respaldo teórico do conceito de concepção; em CAMPOS (2012) e CAMPOS (2017) para pensarmos as políticas públicas desenvolvidas para a educação das crianças pequenas, e PENN (2002), para o embasamento das perspectivas relativas ao capital humano futuro e intencionalidades do Banco Mundial. A pesquisa compreende quatro abordagens teórico-metodológicas principais: a) pesquisa bibliográfica com o levantamento de referências teóricas publicadas e reflexão sobre os principais aspectos que envolvem as representações de criança, infância e Educação Infantil; b) pesquisa documental com a análise dos PMEs no que tange às representações de Educação Infantil, de criança e de infância dos municípios a que se dispõe a pesquisa; c) A identificação, problematização e análise das mesmas concepções em documentos da UNESCO para a Educação Infantil; d) apresentação de tabelas e comparativos sobre a análise documental e discussão dos dados, a fim de traçar um panorama entre documentações para a Educação Infantil e políticas públicas – sobretudo as municipais –, considerando a articulação e a circulação de ideais entre perspectivas macro e micro, no que concerne o olhar às crianças e suas infâncias.Os resultados apontaram o atual cenário das políticas públicas desenvolvidas para a criança, a infância e a Educação infantil no estado de Santa Catarina, e do quanto ainda há necessidade de investimento e atenção à categoria e à etapa educacional voltada à primeira infância.