Banca de DEFESA: SICRUNE BOHN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SICRUNE BOHN
DATA : 31/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú
TÍTULO:

A dimensão politizadora da formação continuada nas instituições de Educação Infantil: um diálogo a partir do Estado do Conhecimento


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Formação Continuada. Formação Politizada.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

O presente trabalho de investigação científica intitulado “A dimensão politizadora da formação continuada nas Instituições de Educação Infantil: um diálogo a partir do Estado do Conhecimento” é uma pesquisa bibliográfica e documental, majoritariamente qualitativa. As análises pautaram-se na perspectiva do materialismo histórico dialético, apoiada em Marx e Engels (2014), Netto (2011), Tonet (2018) e Gramsci (1978, 1980 e 1982). A ancoragem metodológica para a realização da revisão bibliográfica que diz respeito à realização do Estado do Conhecimento - base material da pesquisa - se sustenta em Morosini et al (2021). Constituiu o objetivo geral da pesquisa: Investigar e hipotetizar sobre a dimensão politizadora da formação continuada nas instituições de Educação Infantil em diálogo com o Estado do Conhecimento. E como específicos: Categorizar aspectos relevantes da formação continuada desenvolvida pelas redes de ensino nas instituições de educação infantil a partir da análise de teses e dissertações que investigaram tal processo in loco; Analisar dentro de um recorte gramsciano, algumas contribuições do acúmulo teórico no que diz respeito às políticas educacionais brasileiras enquanto ferramenta fundamental para um projeto societário global; e, Examinar as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil e de formação de professores na sua perspectiva instrumental de conformação social, bem como, possibilidade de debate de professores. A realização da pesquisa se justificou no reduzido número de produções que investigam a perspectiva emancipadora e mobilizadora das formações continuadas dentro das instituições no contexto da educação infantil, bem como, a ainda tímida discussão sobre o papel das muitas políticas regulatórias de formação de professores em face da descontinuidade legal das mesmas e da materialidade desses processos. As principais referências teóricas com as quais a pesquisa dialogou foram: Canan (2016), Laval (2004), Neves (2005, 2008), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Tommasi, Warde e Haddad (2009), Evangelista e Seki (2017), Evangelista e Shiroma (2007), Freitas (2002), Shiroma (2018), Shiroma e Evangelista (2015), Campos (2011, 2013, 2021), Rosemberg (2013), Kramer (2005, 2006, 2008). A análise dos resultados deste processo de investigação, deram conta, principalmente, de que os discursos produzidos pelos organismos internacionais como o Banco Mundial para a educação, se sedimentam na constituição da consciência dos docentes da educação infantil, muitas vezes por mecanismos de conformação que não são as políticas de currículo e formação, no entanto, nelas ganham caráter oficial, contribuindo para a normalização do desmonte progressivo das políticas sociais como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADILSON DE ÂNGELO
Interna - 1431375 - ROSELI NAZARIO
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 19:04
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