Banca de DEFESA: ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO
DATA : 25/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca - Bloco F - Campus Camboriú
TÍTULO:

 

OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SUL DO BRASIL (PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL) E PAÍS FRONTEIRIÇOS DA AMÉRICA LATINA (ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Relações Étnico-Raciais; América Latina; Educação Básica.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense - PPGE-IFC, na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. É um desdobramento do Projeto de Pesquisa, aprovado pelo Edital nº 20/2020 da FAPESC, intitulado: "Influência dos organismos multilaterais na elaboração e implementação das políticas educacionais inclusivas e práticas pedagogicamente inovadoras na América Latina". Considerando as temáticas educacionais, foi realizado o estudo que se fundamenta nas orientações dos dispositivos legais, que objetiva analisar como ocorre as relações étnico-raciais nas iniciativas curriculares da educação básica, já existentes no Sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e especificamente em Santa Catarina e nos países fronteiriços da América Latina, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Ressaltamos a referência de documentos curriculares orientadores e relatórios dos organismos internacionais, (UNESCO (2019), Banco Mundial (2018), OCDE (2011), CEPAL (2017 e 2021), dentre outros), bem como marcos normativos no âmbito da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e suas diretrizes. As escolhas das concepções teóricas desta pesquisa, se deram a partir da perspectiva afrocêntrica, inserindo autores e autoras em sua maioria, pela identidade racial, negros e negras, que fazem reflexões do processo histórico e colonizatório na América Latina, para uma educação antirracista e os efeitos que o racismo provoca na identidade étnico-racial dos sujeitos sociais presentes no espaço escolar, principalmente na educação básica. Para isso, como aporte teórico, dialogaremos com estudos dos seguintes autores e autoras: Arroyo (2011), Canan (2016), Carneiro (2011), Fonseca (2000), Gomes (1995, 2002, 2007, 2017), Gonzalez (1982, 1984, 1988), Grosfoguel (2008), Hall (2003), Hernández (2017), Munanga (1994, 1999, 2020), Mignolo (2003, 2005), Minayo (2009), Moura (1992, 2014), Morosini (2021), Nascimento (2004), Pinar (2007), Santos (2009) e Stake (2011) entre outros, que trazem colocações convergentes em seu pensamento, que nos ajudam a (re)pensar conceitos importantes e uma leitura de transformação do mundo, da interculturalidade e do respeito, (re)existência e (re)significação ao outro. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, é de abordagem qualitativa, com análise descritiva e interpretativa, através do que correspondem às africanidades, sobre o sistema da educação básica no contexto da América Latina. Conclui-se que neste estudo é possível refletir acerca dos documentos curriculares orientadores dos Organismos Internacionais, a afirmação da identidade da população negra na América Latina, seja pelas lacunas que historicamente, culturalmente e socialmente provocaram distanciamento em colocar a população negra e suas experiências nos processos inclusivos na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Externa à Instituição - ANGELA MARIA DE SOUZA
Interna - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 09:56
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