Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA BATISTA
DATA : 22/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório da Biblioteca
TÍTULO:

IMPACTOS DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS EGRESSOS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO IFC NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADE(S) DOCENTE(S) E PROFISSIONAL (IS)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Processos formativos. Identidade docente e profissional. Formação de professores. Autoavaliação na pós-graduação.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do IFC Campus Camboriú, na linha de pesquisa "Processos formativos e políticas educacionais", tendo como objetivo geral analisar como a formação stricto sensu oferecida no Programa de Mestrado em Educação do IFC Camboriú impacta a construção da(s) identidade(s) docente(s) e/ou profissional(is) dos(as) egressos(as). Os objetivos específicos propostos são: Discutir os processos formativos, a formação continuada e a construção da(s) identidade(s) docente(s) e profissional(is); Identificar como os(as) egressos(as) do Programa de Mestrado em Educação do IFC Campus Camboriú percebem a formação acadêmico-científica possibilitada no contexto stricto sensu;Compreender os impactos da formação stricto sensu nos processos de inserção social e na construção da(s) identidade(s) docente(s) e/ou profissional(is) a partir da percepção dos(as) egressos(as) do Programa. Os autores que fundamentam essa pesquisa são: Almeida (2016), Bastos (2016), Belloni (1996), Bianchetti e Martins (2018), Demo (2015), Dias Sobrinho (2009), Dubar (2006), Fernandes, Hoepers e Albuquerque, (2014), Freire (2011), Leite et al (2020), Nóvoa (2013), Pimenta (1996), Rocha (2006), Saul (2002), Silva (2014; 2016), Tardif e Lessard (2005; 2012), Trevisol e Balsanello (2023), Vanzuita (2016; 2020), entre outros. Metodologicamente, na presente pesquisa será utilizada a abordagem qualitativa, do tipo analítico descritiva e interpretativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), sendo realizada a partir de um estudo de caso (ANDRÉ, 2005; 2013). Para a coleta de dados realizamos um questionário semiestruturado que foi enviado para 37 egressos/as do PPGE-IFC e obteve-se um retorno de 21 respostas (21/37). As análises serão realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Dentre os resultados esperados, almeja-se compreender os impactos da formação stricto sensu na construção da(s) identidade(s) docente(s) e ou profissional(is) dos/as egressos/as do curso de mestrado em educação do IFC Camboriú, considerando a relevância da pesquisa como princípio formativo (DEMO, 2005; VANZUITA, 2016; 2020). Espera-se contribuir com os processos de autoavaliação do PPGE-IFC, com a linha de pesquisa e com as investigações da área da educação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Externo à Instituição - LUCÍDIO BIANCHETTI
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 08:24
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