OS ORGANISMOS MULTILATERAIS E AS RECOMENDAÇÕES SOBRE GÊNERO NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: UM OLHAR PARA ARGENTINA, BRASIL E CHILE
Gênero; Organismos Multilaterais; América Latina; Políticas Educacionais de Gênero.
Esta dissertação está vinculada a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tendo em vista as crescentes discussões em torno das temáticas de gênero, esta pesquisa se propõe a analisar como as recomendações dos organismos multilaterais voltadas a gênero influenciam a elaboração e implementação das políticas educacionais na América Latina, especificamente nos países Argentina, Brasil e Chile. A temática das questões de gênero foi definida em virtude da opressão e silenciamento vivenciados por mulheres e meninas latino-americanas desde o momento da invasão e colonização de seus países e que, além das violências de gênero, ainda sofrem com xenofobia, racismo, entre outros, por não estarem dentro dos padrões eurocêntricos. Dessa forma, a pesquisa ancora-se na abordagem, qualitativa, interpretativa e analítica (STAKE, 2011), na qual, a metodologia de coleta de dados utilizada será bibliográfica e documental, onde analisaremos documentos referentes às recomendações dos organismos multilaterais: ONU-Mulheres, Banco Mundial, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), selecionados por conterem núcleos de discussão e orientações específicas a respeito da promoção da igualdade de gênero. A linha teórica consistirá nas pedagogias decoloniais, a luz dos autores Lugones (2014), Espinosa-Miñoso (2014), Walsh (2014), Quijano (2000; 2005), Maldonado-Torres (2018) e Mignolo (2008), por evidenciarem a colonização como marco da marginalização e desumanização dos povos colonizados, sobretudo, daqueles considerados socialmente como minorias, a exemplo das mulheres, foco desta pesquisa. Pretendemos, com base nas análises dos documentos selecionados, entender a perspectiva de gênero presente nas políticas educacionais dos países anteriormente citados, quais suas propostas e ações para a atingir a equidade de gênero na e por meio da educação.