O CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO DO TERRITÓRIO CATARINENSE: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS JUVENTUDES
Currículo; Reforma do Ensino Médio; Juventudes
estudo surge a partir das incertezas empregadas pelas políticas públicas neoliberais instauradas em nosso país recentemente, a partir do golpe de 2016, particularmente a respeito da Reforma do Ensino Médio dada pela Lei n° 13.415/17 e suas implicações. Metodologicamente caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-analítica tendo como instrumento de pesquisa a análise bibliográfica e documental, onde buscou-se compreender o objeto de estudo em sua totalidade na realidade social inserida pautando-se no método de análise do ciclo de políticas de Ball (2016). O objetivo geral deste estudo consiste em analisar em que medida o Currículo Base do Ensino Médio do Território de Santa Catarina (in)viabiliza a formação integral das juventudes. Para alcançar este objetivo geral, estabelecemos objetivos específicos que orientaram a pesquisa para: a) Caracterizar a reforma do Ensino Médio a partir da Lei 13.415/17; b) Problematizar o papel do currículo na formação das juventudes; c) Compreender a estrutura e concepção do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense a partir dos seus Eixos Estruturantes do currículo; d) Discutir possíveis influências do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense sobre a formação das juventudes. Os principais referenciais teóricos são os autores Silva; Possamai; Martini (2020), Martini (2021); Thiesen (2021); Laval, Dardot (2016); Silva (2016); Carrano (2000). Como resultados, apresentam-se que o CBTCEM encontra-se como uma extensão da BNCC, por meio da instrumentação e fragmentação do processo de construção do conhecimento, instituindo o currículo por áreas de conhecimentos, e itinerários formativos, dando ênfase à disciplina “Projeto de Vida” que desresponsabiliza o papel do Estado, da sociedade na formação das juventudes, dessa maneira, concebe a escola como espaço para se produzir o perfil da mão de obra, numa perspectiva mercadológica. Assim, conclui-se que alinhado às políticas públicas neoliberais o CBTCEM atende aos anseios empresariais, distanciando-se dos anseios das juventudes como contemplava a Proposta Curricular de Santa Catarina e as diversas modalidades do Ensino Médio até então constituídas.