DISCIPLINAS DE GESTÃO EDUCACIONAL, ESCOLAR E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE EGRESSOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) - CAMPUS CAMBORIÚ (2011 - 2021)
Formação de professores. Egressos. Gestão Escolar. Gestão Democrática.
A formação inicial para a gestão escolar e educacional constitui-se como essencial para que os professores se apropriem dos conhecimentos dispostos nos documentos regulatórios que orientam os processos em torno da gestão e as políticas públicas em volta voltadas a essa temática de modo que atuem e ocupem espaços de gestão em uma perspectiva democrática e em busca da transformação social. Sendo assim, essa pesquisa definiu como objetivo geral analisar em que medida as disciplinas de gestão educacional, escolar e estágio supervisionado em gestão impactam os processos formativos de egressos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Camboriú entre os anos de 2011 a 2021. O arcabouço teórico contou com autores tais como, Cunha (1997), Libâneo (2001), Paro (2012), dentre outros. A metodologia se constitui da abordagem qualitativa analítico interpretativa, uma vez que será realizada a análise de alguns documentos tais como: as Diretrizes Curriculares da graduação em Pedagogia e o Projeto Político Pedagógico do referido curso. O caráter interpretativo da pesquisa está vinculado à aplicação de questionários semiestruturados, como instrumento de coleta de dados destinados aos egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú com o intuito de traçar o seu perfil, e a partir das respostas, compreender os impactos da formação docente na atuação profissional desses egressos na Gestão Escolar.