A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA ADOÇÃO DOS REA EM PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL
Recursos Educacionais Abertos. Organismos Internacionais. UNESCO. OCDE. Diretrizes. Base Legal. América do Sul.
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar em que medida a UNESCO e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) influenciam na adoção de políticas de Recursos Educacionais Abertos no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no Uruguai. Como objetivos específicos, tem-se: a) identificar as diretrizes e/ou recomendações para uso dos REAs disponibilizadas pelos organismos internacionais; b) conhecer as bases legais que fundamentam a adoção de REA nestes países; c) discutir se as diretrizes e/ou recomendações elaboradas pela UNESCO e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estão sendo seguidas pelos governos. Inicia-se a pesquisa abordando o contexto histórico dos organismos internacionais e a influência exercida por tais de forma global e com ênfase na América Latina. Ainda, expõe-se especificamente os fundamentos dos organismos internacionais de maior relevância para esta pesquisa, UNESCO e OCDE. Como forma de adentrar aos conceitos relacionados aos Recursos Educacionais Abertos, apresenta-se as devidas noções sobre as características históricas e contemporâneas do movimento e sua importância. Visando atender aos objetivos específicos da pesquisa, serão identificadas as diretrizes elaboradas pela UNESCO e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que envolvem os REAs, bem como serão analisadas as bases legais que envolvem os REAs em cada país investigado. Ao fim, verificar-se-á se as diretrizes dos organismos estão sendo consideradas na criação das políticas públicas educacionais relacionadas aos Recursos Educacionais Abertos nos países investigados. Acerca da metodologia da pesquisa, se configura como qualitativa em relação a abordagem do problema e tem caráter exploratório quanto a realização dos objetivos. No que tange aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental e estudo comparado.