POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO DURANTE OS PERÍODOS DITATORIAIS NO BRASIL (1964-1985) E NO CHILE (1973-1990)
Educação profissional. Ditaduras no Brasil e Chile. Estudo comparado.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as convergências e divergências das políticas públicas educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica de nível médio no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990). Do ponto de vista teórico-metodológico adotamos a pesquisa histórica e a abordagem sócio-dinâmica dos estudos de educação comparada, que permitirão a análise da totalidade social, atendo-se não tão somente aos discursos oficiais, mas também às formas de resistências que eventualmente sucederam a formulação e implantação destas políticas. A coleta de dados ocorrerá, documentalmente, nos repositórios institucionais dos Estados e organismos internacionais, e bibliograficamente, mediante a revisão sistemática da literatura, para a compreensão das realidades político-econômicas e culturais dos períodos históricos a serem estudados.