ESTUDANTES NEGROS/AS DA EJA CONTINENTE II DE FLORIANÓPOLIS E SUA PERCEPÇÃO DE REPRESENTAÇÃO NO CURRÍCULO QUE AJUDAM A CONSTRUIR: VIVENDO A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2020-2021)
Educação de Jovens e Adultos. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Florianópolis. Estudantes Negros(as).
O presente trabalho objetiva investigar, partindo das discussões sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais, como os/as estudantes negros/as do Núcleo Continente II da EJA de Florianópolis se sentem representados no currículo que constroem através da pesquisa enquanto princípio educativo. A pesquisa se insere nos esforços de refletir sobre a educação brasileira, principalmente no que diz respeito ao racismo nos espaços escolares. Três recortes foram realizados: racial, temporal e espacial. O racial com objetivo de compreender e dialogar com os/as estudantes negros/as sobre as percepções que construíram em seus percursos escolares entrelaçando discussões sobre educação, desigualdades sociais e racismo; o temporal, entre os anos de 2020 e 2022, pensando no marco dos 20 anos da promulgação lei federal nº 10.639/03; e o espacial, do Núcleo EJA Continente II, por atender regiões periféricas da cidade de Florianópolis, espaços majoritariamente de população negra e caracterizados pela resistência à colonialidade. Busca-se contribuir com histórias, memórias e produção de conhecimentos não colonizados sobre a ERER, a EJA e a vida de seus estudantes.