PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DO SENAC UNIDADE DE ITAJAÍ/SC NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Tecnologias Digitais. Ensino Remoto. Pandemia. Processos Educativos.
Esta pesquisa baseia-se na percepção dos educadores quanto ao impacto do ensino remoto no período de pandemia, entendendo que a tecnologia é uma das fortes características de mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos, e que no contexto da educação tendem a direcionar as instituições de ensino para algumas transformações nos processos educativos. Neste sentido, a proposta desta pesquisa é investigar os desafios enfrentados pelos educadores na utilização das tecnologias digitais no contexto do ensino remoto, a fim de compreender como ocorreu a troca de conhecimentos entre educador e estudante durante a pandemia. Para esta investigação foi aplicada a abordagem qualitativa, através de questionários com educadores e entrevista com as coordenações. Um ponto forte desta pesquisa foi abordar os desafios do educador em adaptar o processo educativo, mais especificamente, sua prática docente dentro desta realidade de distanciamento social e com a utilização de tecnologias digitais para mediar suas aulas, que neste caso, representa um conjunto de alterações em metodologias e modelos conceituais.
Para isso autores como Silva e Teixeira (2020); Guedes e Gomes (2020); Charczuk (2020); Joye, Moreira e Rocha (2020); Goedert e Arndt (2020); Wenczenovicz (2020); Fettermann e Tamariz (2021) e Zaionz (2020) são mencionados como referências de desafios já encontrados nos cenários em que suas pesquisas foram aplicadas, e, como referência principal para análise desta pesquisa, além dos autores acima e de outros mencionados ao longo do texto, Moran (2000) vem trazendo boas reflexões quanto ao uso da tecnologia na educação, mesmo antes do período de pandemia. A partir dessa abordagem, cabe discutir a questão da formação docente, no sentido de qual nível de conhecimento referente às tecnologias digitais o educador possuía frente a sua formação. Dado ainda ao fato de que, no cenário de pandemia, ao qual não se é programado, os educadores precisam se adaptar ao ensino remoto. Com isso, esta pesquisa também visa entender se os educadores possuíam experiência prévia com ensino remoto e qual sua familiarização com as tecnologias digitais, com base em sua experiência docente, formação inicial e continuada.