OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE DA LEITURA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS 6º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMBORIÚ
Sentidos e Significados. Leitura. Ensino da Leitura.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender quais são os sentidos e significados que professores dos 6º anos do ensino fundamental da rede municipal de Camboriú atribuem à leitura. Os objetivos específicos estão delineados no seguinte percurso: Identificar quais são os sentidos e significados que emergem a partir das entrevistas gravadas e transcritas. Como questão desta pesquisa tomamos: quais são os sentidos e significados que os professores dos 6º anos do município de Camboriú atribuem à leitura. A discussão tem como fundamento a análise dialógica bakhtiniana e a concepção de Vygotsky, sobre a consolidação da aprendizagem via interações, as quais permitem o estabelecimento da zona de desenvolvimento proximal (zpd). Realizou-se uma investigação caracterizada como uma abordagem qualitativa, composta por revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas, analisadas a partir da perspectiva dialógica da linguagem. O estudo caracteriza-se como estado do conhecimento, metodologicamente ancorada na teoria/metodologia dialógica, com base em Bakhtin e seu círculo. Destarte, explora através da proposição vygotskyana de zona de desenvolvimento proximal, inscrita na psicologia histórico-social, os processos psicológicos do homem a partir da linguagem, ambos tendo como bases o materialismo dialético. Para as análises dos dados, foram considerados como basilares as concepções de sentidos e significados em Bakhtin (2007, 2003, 2011) e Vygotsky (1989). Ao final da investigação constatou-se que ainda existem divergências quanto aos sentidos e significados do ensino da leitura, visto que distintos discursos/concepções emergem, assim, destacam-se: o ensino da leitura relacionado à decodificação, ao trabalho isolado de atividades de leitura, restrito à leitura de obras literárias, a leitura como prática de leitura de mundo, a leitura como espaço subjetivo de interação e concepção da leitura como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade e escrita.