PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS ENTRE AS PERSPECTIVAS LOCAL E INTERNACIONAL: CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL (SANTA CATARINA (2014-2022)
Educação Infantil. Criança. Infância. Planos Municipais de Educação. UNESCO.
A pesquisa tem como objeto de investigação: as concepções e as representações de Educação Infantil, de criança e de infância presentes nos Planos Municipais de Educação (PME) dos municípios polo da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Apresenta-se como questão-problema: Como estão organizados os Planos Municipais de Educação dos municípios polo da – FECAM e que concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância são possíveis de serem interpretadas? Propõe-se como objetivo central analisar as concepções e representações de Educação Infantil, de criança e de infância, a partir dos Planos Municipais de Educação (PME) dos municípios polo da FECAM. Quanto aos objetivos específicos, se pretende: compreender como estão organizados os Planos Municipais de Educação dos municípios propostos; identificar aproximações e distanciamentos entre PMEs dos municípios polo da FECAM; confrontar aspectos dos PMEs dos municípios polo da FECAM com documentos do organismo multilateral – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, apoiada na descrição interpretativa, operando com os conceitos de concepção(ções) e representação, criança, infância e Educação Infantil. A pesquisa compreende quatro abordagens teórico-metodológicas principais: a) pesquisa bibliográfica com o levantamento de referências teóricas publicadas e reflexão sobre os principais aspectos que envolvem as representações de criança e infância; b) pesquisa documental com a análise dos PMEs no que tange às representações de Educação Infantil, de criança e de infância dos municípios a que se dispõe a pesquisa, assim como do PNE vigente; c) A identificação, problematização e análise das mesmas concepções em documentos da UNESCO para a Educação Infantil; d) apresentação de tabelas e comparativos sobre a análise documental e discussão dos dados, a fim de traçar um panorama entre documentações para a educação das infâncias e políticas públicas – sobretudo às municipais –, considerando a articulação e a circulação de ideais entre perspectivas macro e micro, no que concerne o olhar às crianças e suas infâncias.