PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO: DA PERIFERIA PARA A ACADEMIA, ENTRE SINGULARIDADES, PLURALIDADES E A PRÁXIS EDUCATIVA
(Auto)biografia. Processos formativos. Identidade
A pesquisa em tela objetiva compreender como a trajetória de vida pessoal e profissional, influencia o processo de construção de identidade de uma profissional que atua no âmbito da educação profissional científica e tecnológica. O procedimento metodológico de abordagem qualitativa, ancora-se na pesquisa (auto)biográfica, cujo objeto de estudo, é a história de vida da própria pesquisadora. O presente trabalho desenvolve-se a parir da vertente da linha de pesquisa: “Processos formativos e políticas educacionais”, no qual, partindo da questão: de como as trajetórias de vida pessoal e profissional influenciam o processo de construção de identidade de uma profissional que atua no âmbito da educação profissional científica e tecnológica? realizamos o Estado do Conhecimento (MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021) como fonte de revisão bibliográfica para embasamento teórico do referido estudo. Ao realizar uma análise temática da narrativa apresentada, chegamos as conclusões provisórias de que agimos e nos posicionamos no mundo e nos lugares que ocupamos a partir de nossas experiências, elas se articulam como o nosso presente e constituem nossa identidade em construção. Ademais, consideramos que a narrativa apresentada corrobora para o favorecimento e reconhecimento dos saberes e experiências dos profissionais da educação, evidenciando a forma como as construções identitárias do (Eu), envoltos nas pluralidades dos (Nós) são representativas de um escopo social mais amplo.