Os sentidos e significados da leitura para professores de Língua Portuguesa dos 6º anos da Rede Municipal de Camboriú
SENTIDOS E SIGNIFICADOS, LEITURA, ENSINO.
O presente estudo objetivou compreender quais são os sentidos e significados (LURIA, 1992/ BAKHTIN,2002) que professores de Língua Portuguesa dos 6º anos da Rede Municipal de Camboriú atribuem à leitura. Tal investigação localiza-se no campo das pesquisas qualitativas, desenvolvendo-se a partir da coleta e transcrição das entrevistas, estas instrumentalizadas em encontros presenciais individualizados. Compreende-se que os sujeitos constroem seus saberes a partir das relações sociais (VIGOTSKY 2001/BAKHTIN 2002) historicamente localizados e ideologicamente marcados, assim, ao analisar a perspectiva dos professores e delinear suas percepções, partimos da premissa que ler é um ato político e emancipatório (FREIRE, 2005), porém seu papel talvez seja muito subestimado ou mesmo apagado em práticas e currículos escolares, e isto, possa indicar a resposta para os desastrosos índices relacionados ao progresso educacional no país. Portanto, chegamos à seguinte questão base: Como os professores de Língua Portuguesa compreendem a leitura, quais suas referências e distanciamentos em relação ao que se constrói em sala de aula e a teoria? Para tanto, os dados são abordados mediante a análise linguística e discursiva (BAKHTIN, 2002). Como resultados são demarcados aproximações e distanciamentos, dialogando com os conceitos de sentidos e significados e leitura para professores da faixa etária e disciplina eleita, sendo assim, apresentando as percepções desta comunidade para que se chegue a compreender sentidos e significações que a leitura e seu ensino incorporam/são incorporados neste processo.