Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DENIZE DA SILVA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA DENIZE DA SILVA ROSA
DATA : 07/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/tui-hvbz-wzh
TÍTULO:

OS (DES) CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ (1996–2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar. Gestão Democrática/Participativa. Especialistas em Educação.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A pesquisa “Os (des) caminhos da gestão escolar na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú (1996–2020)” está inserida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense –IFC. A promulgação da Constituição de 1988 foi o marco legal que garantiu, pela primeira vez, a gestão democrática como um dos princípios da educação brasileira, em substituição a gestão tradicional baseada nos moldes da administração empresarial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional–LDBEN (1996) e os Planos Nacionais de Educação (2001;2014) regulamentam esse modelo de gestão. A partir dos marcos legais, o objetivo é analisar se as propostas de gestão escolar, aplicadas na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, no período de 1996 a 2020, caracterizam-se como gestão democrática/participativa. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e para a coleta de dados tomamos a pesquisa documental e de campo. Para aprender de que modo a legislação e os discursos sobre a gestão democrática/participativa se materializam no contexto da escola, se faz necessário compreender a dinâmica desse processo. Para isso será analisada a gestão escolar no município de Balneário Camboriú através da visão dos especialistas da educação (administradores, orientadores e supervisores) que, diretamente, estão envolvidos com a gestão da escola. A pesquisa de campo foi realizada na rede de ensino do município, através da aplicação de questionário para, aproximadamente, 101 especialistas, através de aplicação de questionário. Para responder à problemática da pesquisa, o texto está organizado da seguinte forma: na introdução é apresentada a delimitação do problema, a justificativa, os objetivos e a metodologia. Na seção 2, apresentamos o percurso histórico das políticas educacionais da administração/gestão escolar, antes e após a Constituição de 1988 e indicativos da gestão democrática nos municípios de SC. Na seção 3 historicizamos a gestão escolar no município através dos planos de governos dos prefeitos eleitos e da legislação, para identificar as propostas relacionadas à gestão escolar e como se configuram. Na seção 4, discutimos, com base no estado do conhecimento e de referências da área (Paro (2010; 2015); Libâneo (2012); Lück (2009; 2017); Militão (2015); Fraiz (2013), entre outros), o significado e as características da gestão escolar democrática/participativa. Na seção 5, analisamos a gestão democrática/participativa na visão dos especialistas em educação do município de Balneário Camboriú, evidenciando a forma que se estabelece nas escolas. Por fim, sintetizamos os (des) caminhos e os caminhos possíveis para a efetivação da gestão democrática/participativa como política pública para a rede municipal de Balneário Camboriú. Os resultados iniciais indicam que, apesar da legislação prever que o ensino deva ser ministrado com base no princípio da gestão democrática ainda, nos dias atuais, a questão do controle, aprisionado nas mãos de diretores, é prática. É o diretor (não eleito pela comunidade escolar) que controla e fiscaliza as ações de toda a escola e seus membros e o poder e a autoridade se instalam de forma sutil, revelando uma gestão que não contempla ou contempla de forma limitada, a prática democrática e participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VERA LUCIA MARTINIAK - UEPG
Interna - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Presidente - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Notícia cadastrada em: 24/01/2022 07:34
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