ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE APONTAM AS TESES E DISSERTAÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA-ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Metodologias ativas. Estado do conhecimento. Educação Básica. Ensino Fundamental/Anos Finais.
Este estudo, caracterizado como estado do conhecimento, vincula-se à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Campus Camboriú. Tem por objetivo principal descrever e analisar a produção acadêmica brasileira sobre metodologias ativas no Ensino Fundamental, anos finais, identificando o que já se produziu sobre o tema e também as possíveis lacunas. Tomamos por base as produções de Rocha (1999) e Soares e Maciel (2000) no tocante à escolha do corpus de análise, assente em dados disponíveis no conhecimento em construção, representado por teses e dissertações. Partimos da conceituação de estado do conhecimento postulada por Romanowski e Ens (2006). Dessa forma, constitui-se enquanto método e metodologia o estado do conhecimento, de abordagem descritiva-analítica, cujo percurso metodológico encontramos caracterizado em Morosini; Kohls-Santos e Bittencourt (2021). No contexto contemporâneo de expansão das pesquisas sobre metodologias ativas, o problema atentou para a possibilidade de contribuições de tais pesquisas para os processos educativos. Assim, o estudo inicia com a revisão da literatura sobre as metodologias ativas. A descrição e a análise de teses e dissertações que tratam do tema metodologias ativas nos anos finais do Ensino Fundamental partiu de categorias prévias, sendo que outras categorias de análise surgiram durante o processo de investigação. O corpus foi analisado à luz do referencial de Bardin (2016), de maneira descritiva-analítica no tocante à superfície dos textos, ao lado de fatores que determinaram tais características, com a intenção de inferir conhecimentos. Os resultados desta pesquisa visam integrar os debates acadêmicos acerca das metodologias ativas, a partir de um balanço da produção acadêmica sobre o tema, descortinando possíveis lacunas, o que pode servir de ponto de partida para estudos vindouros. É possível indicar que sob o guarda-chuva das metodologias ativas há uma gama imensa de técnicas, métodos e metodologias de ensino, por vezes de base teórica/metodológica diferentes. Existem modelos de aprendizagem ativa, adaptados aos anos finais do ensino fundamental, que vão além das metodologias ativas encontradas na literatura sobre o tema. Utilizadas tanto como técnica isolada quanto como eixo norteador do currículo, nos anos finais do Ensino Fundamental as metodologias ativas raramente reorganizam o currículo. São utilizadas isoladamente e por prazo determinado, isto é, de forma não duradoura.