POR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO SISTEMA BRAILLE ENTRE FAMÍLIA E PROFESSORES
Aprendizagem Colaborativa. Sistema Braille. Deficiente Visual. Família. Professores.
O presente estudo faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Mestrado em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Aborda como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem desse sistema pela pessoa com deficiência visual. O estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento do Sistema Braille visto sua importância para a conquista da independência e a autonomia da pessoa com deficiência visual. O Braille é um sistema notacional, pois nesse sistema de escrita não há univocidade, isto é, podemos representar sons por mais de uma letra, bem como uma letra pode representar mais de um som, da mesma maneira que ocorre na escrita convencional. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utilizou-se procedimentos da pesquisa bibliográfica tipo revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa, objetivando identificar e sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre o tema. Por meio da análise de dados das pesquisas encontradas foi possível constatar que assim como o professor ter conhecimento do Sistema Braille é importante para a aprendizagem do deficiente visual, a família também necessita ter clareza da importância das suas ações e que o trabalho colaborativo entre ambos é primordial para o melhor aprendizado do Sistema Braille pelo deficiente visual. Assim destaca-se a importância de se propor cursos de capacitação do Sistema Braille aos professores e familiares para potencializar os processos pedagógicos inclusivos ao deficiente visual e, incluir, como um componente curricular, o Braille nas formações acadêmicas.