PROCESSOS EDUCATIVOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO SENAC UNIDADE ITAJAÍ/SC
Tecnologias Digitais. Ensino Remoto. Pandemia. Processos Educativos.
Este projeto de pesquisa baseia-se na percepção dos educadores quanto ao impacto do ensino remoto no período de pandemia, entendendo que a tecnologia é uma das fortes características de mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos, e que no contexto da educação tendem a direcionar as instituições de ensino para algumas transformações nos processos educativos. Neste sentido, a proposta deste projeto de pesquisa é investigar a utilização de tecnologias digitais em sala de aula no ensino remoto, a fim de compreender como ocorreu a troca de conhecimentos entre educador e estudante durante a pandemia. Para esta investigação será aplicada a abordagem qualitativa, através de questionários e entrevistas com educadores. Um ponto forte desta pesquisa será abordar o desafio do educador em adaptar o processo educativo, dentro desta realidade de distanciamento social e com a utilização de tecnologias digitais para mediar suas aulas, que neste caso, representa um conjunto de alterações em metodologias e modelos conceituais. E, a partir dessa abordagem, discutir a questão da formação docente, no sentido de qual nível de conhecimento referente as tecnologias digitais o educador possuía frente a sua formação. Dado ainda ao fato de que, no cenário de pandemia, ao qual não se é programado, os educadores precisam se adaptar ao ensino remoto, como ocorre no cenário atual. Com isso, esta pesquisa também visa entender se os educadores possuíam experiência prévia com ensino remoto e qual sua familiarização com as tecnologias digitais, com base em sua experiência docente, formação inicial e continuada.