Educação de Crianças Surdas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Contexto Bilíngue e na Inclusão Escolar: uma Revisão Bibliográfica e Documental
Bilinguismo. Educação de Surdos. Inclusão. Anos Iniciais.
A pesquisa em andamento intitulada Educação de Crianças Surdas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Contexto Bilíngue e na Inclusão Escolar tem como objetivo geral investigar a educação de crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto bilíngue e na inclusão escolar no estado de Santa Catarina. O percurso metodológico desta pesquisa será descritivo (GIL, 2002; GIL, 2008), bibliográfico e documental (MARCONI; LAKATOS, 2003; SEVERINO, 2007; GIL, 2008) de abordagem qualitativa (SEVERINO, 2007; GIL, 2008; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Na filosofia de ensino do Oralismo, a literatura aponta um verdadeiro fracasso na trajetória escolar e um abismo na história da educação de surdos durante esse período. Do Oralismo para Comunicação Total/Bimodalismo não percebemos mudanças significativas (CICCONE, 1990; GOLDFELD, 1997; SOARES, 2005; STROBEL, 2009; PIETZAK; 2017). O Bilinguismo, porém, avança significativamente, pois é a partir dele que a Língua de Sinais é aceita como língua materna, Primeira Língua (L1), e por isso entende-se que esta deve ser a língua de instrução na educação de surdos. (LACERDA, 2009; Quadros 1997, 2005, 2006, 2008; Soares, 2005; Quadros e Stumpf, 2009; Quadros e Perlin, 2007; Fernandes, 2005, 2015). Contudo, apesar do Bilinguismo se mostrar a melhor proposta na educação de surdos, o impasse está então na forma como ele se apresenta nos contextos abordados. O Estado da Arte demonstrou que as discussões acerca desta temática carecem do rigor científico e metodológico das pesquisas no âmbito da Pós-Graduação.