DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DO ENSINO MÉDIO
Didática histórico-crítica. Estado do conhecimento. Pedagogia histórico-crítica. Método dialético. Ensino Médio.
Este projeto de pesquisa consiste em um estado do conhecimento sobre a utilização da didática histórico-crítica, método que emerge da pedagogia histórico-crítica, e tem como objetivo geral analisar o que vem sendo produzido em teses e dissertações sobre a aplicação da didática histórico-crítica em disciplinas do currículo base do ensino médio. Está vinculado à linha de pesquisa 2, processos educativos e inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Catarinense/ Campus Camboriú. Tomamos como referencial teórico para a compreensão da didática histórico-crítica os textos de Galvão, Martins e Lavoura (2019) e para a compreensão da pedagogia histórico-crítica, os textos de Saviani (1999, 2011, 2012 e 2013). Quanto a metodologia do estado do conhecimento, nos aproximamos de Romanowski e Ens (2006), que fornecem uma definição para esta metodologia, e Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), que propõem uma esquematização para a realização desta pesquisa. No que se refere a concepção epistemológica que norteia a escrita deste texto nos utilizaremos do método dialético com base em Rodriguez (2014) imbricando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados preliminares vêm mostrando um crescimento na produção de teses e dissertações relacionadas a didática histórico-crítica na última década, porém de forma desigual, com destaque para a preponderância de produções provenientes do estado de São Paulo e também para uma maior utilização desta didática na disciplina de sociologia.