Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA CARVALHO MONTEIRO

DISCENTE : PRISCILA CARVALHO MONTEIRO
DATA : 25/11/2021
LOCAL: Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES

Processos Formativos. Instituto Federal Catarinense. Equipe Multiprofissional.

A atuação de uma equipe multiprofissional se constitui como importante no desenvolvimento dos aspectos relacionados à educação em seu sentido mais amplo. Partindo de tal perspectiva esta pesquisa, intitulada “Equipe Multiprofissional no Instituto Federal Catarinense: atuação e contribuições para o processo formativo de docentes”, desenvolvida na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/IFC), vem sendo realizada acerca do objeto equipe multiprofissional e sua atuação e contribuições para o processo formativo de docentes, contribuição efetiva deste estudo sobre o tema, em especial no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Dessa forma o referido trabalho é conduzido a partir da seguinte questão problema: como ocorre a atuação da equipe multiprofissional, bem como suas contribuições no Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Araquari para o processo formativo de docentes? Tal questão impulsionou a elencar como objetivo geral analisar a atuação e as contribuições da equipe multiprofissional para o processo formativo dos docentes do IFC, campus Araquari. Este estudo está ancorado na abordagem qualitativa tendo como procedimento metodológico a elaboração do Estado do Conhecimento baseado em Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2020). O estudo é também de cunho exploratório, pois poucos estudos com tal abordagem foram encontrados ao longo da realização do Estado do Conhecimento. Quanto ao instrumento de coleta de dados, consideramos a elaboração e aplicação de um questionário contendo questões abertas e fechadas, tanto para a equipe multiprofissional, quanto para os docentes. As categorias abordadas dizem respeito a: dados pessoais para compreender a condição de origem dos entrevistados; trajetória escolar para descrever o trânsito desses profissionais durante o percurso escolar; carreira profissional e experiência docente, para desenhar a construção do perfil profissional tanto da equipe multiprofissional, quanto dos docentes. As questões abertas foram elaboradas procurando abordar tanto a atuação, quanto a contribuição da equipe multiprofissional para o processo formativo dos docentes. Na seção introdutória contextualizamos a origem do estudo e sua relevância pessoal, científica e social apresentando a temática e o lócus da pesquisa; elencando os objetivos e o percurso metodológico da investigação. Na segunda seção revelamos as abordagens do objeto a partir do Estado do Conhecimento composto por 9 (nove) trabalhos: 8 (oito) dissertações e 1 (uma) tese. No que diz respeito à terceira seção, apresentamos o perfil da equipe multiprofissional e dos docentes do IFC - campus Araquari, a partir dos dados pessoais, da trajetória escolar e da carreira profissional, obtidos por meio dos questionários. Como aportes teóricos, dialogamos com pesquisadores como Dubar (2020) e Bourdieu (2008, 2014) buscando elencar o conceito de habitus, para refletir acerca da construção do perfil, da socialização profissional e da carreira profissional; no que diz respeito à trajetória escolar a discussão foi adensada com as contribuições de Freire (2014) tendo em vista as suas reflexões acerca do formato de educação; já em Nóvoa (2019) buscamos contribuição para o debate acerca da carreira profissional e experiência docente. As análises iniciais delimitam sobre contribuições da atuação da equipe multiprofissional e sinalizam que alguns profissionais desconhecem o trabalho desenvolvido por esta equipe no campus Araquari. Destacamos que a atuação da equipe multiprofissional no contexto escolar pode ocorrer de diversas formas e em diferentes momentos, com vistas a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma ampla e com a formação de professores, nesta pesquisa, de modo específico.

Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Externa à Instituição - GABRIELA ALBANÁS COUTO
Presidente - 1715961 - MARILANDES MOL RIBEIRO DE MELO
Notícia cadastrada em: 13/10/2021 09:51