A utilização de Recursos Tecnológicos Digitais na intervenção psicopedagógica para a melhora da fluência leitora com estudantes da Educação Básica na perspectiva de processos educativos inclusivos
Dificuldades de Aprendizagem. Fluência Leitora. Recursos Tecnológicos Digitais. Psicopedagogia. Processos Educativos. Inclusão.
Apresentamos a pesquisa de Mestrado em Educação realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). É um estudo desenvolvido dentro da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, cujo tema se insere na utilização de Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) em Sessões de Intervenção Psicopedagógica (SIPp) para a melhora da fluência leitora, com estudantes da educação básica que apresentam Dificuldades de Aprendizagem (DA) na perspectiva de processos educativos inclusivos (FREIRE, 1998; 2002; 2011; MITTLER, 2003; GLAT; PLETSCH; FONTES, 2007; PACHECO; EGGERTSDÓTTIR; MARINÓSSON, 2007; CUNHA, 2011). O tema e o objeto de estudo foram problematizados a partir da perspectiva da necessidade de se encontrar alternativas de intervenção psicopedagógicas (WEISS, 2004; FERNÁNDEZ, 1991; 2001; PAÍN, 1992; CAIERÃO, 2013; CAIERÃO; HICKEL; KORTMANN, 2016; LEAL, 2017) que possam auxiliar os estudantes com DA a desenvolverem os processos cognitivos que envolvem a aprendizagem da leitura (SCLIAR-CABRAL, 2003a; 2003b; 2004; 2019; 2020; DEHAENE, 2012; SNOWLING; HULME, 2013) e consequentemente a melhora na fluência de leitura (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2002; CAPOVILLA; CAPOVILLA, 2004; ZORZI, 2008; 2010; SCHARDOSIM, 2010; 2015), buscando, sobretudo a constituição histórica, social e ativa dos sujeitos. Os RTD (SANCHO, 2006; KENSKI, 2010; 2012; MORAN, 2013; MARTINO, 2015; KRETZER; VIEIRA, 2019) podem romper barreiras físicas, atitudinais e culturais, promovendo a autonomia e a inclusão. Metodologicamente, o estudo permeou as características da pesquisa experimental (GIL, 2008a; 2008b; PRODANOV; FREITAS, 2013), com Grupo Experimental (GE) e Controle (GC), compostos por estudantes com DA que foram submetidos a intervenções psicopedagógicas, sendo que apenas no GE as intervenções foram mediadas por RTD. Foram aplicados testes psicopedagógicos de leitura de palavras (TLP) e de texto (TLT) com base em Kretzer e Vieira (2019). Nosso estudo apresentou resultados discretos, porém positivos, na melhora da fluência leitora em textos quanto à velocidade de leitura e decodificação nos participantes do GE. Estes receberam intervenção, mediadas pelos RTD, apontados nos resultados do TLT. Os resultados da nossa pesquisa também apontaram na direção de práticas psicopedagógicas, na perspectiva de processos educativos inclusivos e também inovadores com a utilização de RTD, nos processos de aprendizagem da leitura.