POR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO SISTEMA BRAILLE ENTRE FAMÍLIA E PROFESSORES
Aprendizagem Colaborativa. Sistema Braille. Deficiente Visual. Família. Professores.
A pesquisa desenvolvida faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Teve como foco investigativo a análise qualitativa de como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento do deficiente visual. Nesse sentido, o estudo também visou ampliar o conhecimento do Sistema Braille que é indispensável para a independência e a autonomia do deficiente visual. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utilizou-se procedimentos da pesquisa bibliográfica ao objetivar a interpretação do fenômeno investigado a partir do seu contexto histórico-cultural. Po meio da análise de dados das pesquisas encontradas foi possível constatar que assim como o professor ter conhecimento do Sistema Braille é importante para a aprendizagem do deficiente visual, a família também necessita ter clareza da importância das suas ações e que o trabalho colaborativo entre ambos éprimordial para o melhor aprendizado do Sistema Braille pelo deficiente visual.