Banca de DEFESA: JUSSEMARA CRISTINA SCARTOM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSEMARA CRISTINA SCARTOM
DATA : 09/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/pzk-prfm-fof
TÍTULO:

 POR UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO SISTEMA BRAILLE ENTRE FAMÍLIA E PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Colaborativa. Sistema Braille. Deficiente Visual. Família. Professores.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Teve como foco investigativo a análise qualitativa de como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento do deficiente visual. Nesse sentido, o estudo também visou ampliar o conhecimento do Sistema Braille que é indispensável para a independência e a autonomia do deficiente visual. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utilizou-se procedimentos da pesquisa bibliográfica ao objetivar a interpretação do fenômeno investigado a partir do seu contexto histórico-cultural. Po meio da análise de dados das pesquisas encontradas foi possível constatar que assim como o professor ter conhecimento do Sistema Braille é importante para a aprendizagem do deficiente visual, a família também necessita ter clareza da importância das suas ações e que o trabalho colaborativo entre ambos éprimordial para o melhor aprendizado do Sistema Braille pelo deficiente visual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Externa ao Programa - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Externa à Instituição - MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 09/07/2021 09:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05