HISTÓRIA DE UMA OUTRA HISTÓRIA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE ITAPEMA
Processos educativos. Relações de gênero. Feminismos. História. Anos Finais.
Este projeto de pesquisa do mestrado em Educação do PPGE/IFC Campus Camboriú está inserido na linha de pesquisa 2) Processos educativos e inclusão e visa analisar a concepção e a implementação das questões de gênero, com foco nos feminismos, nas aulas de história dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Itapema/SC. As hipóteses que geraram a problemática são seguintes: os professores de história tem pouco conhecimento sobre o tema; a polêmica que envolve o trabalho com as relações de gênero faz que com os docentes evitem esse tema; o material didático/pedagógico não promove (ou pouco promove) a discussão da temática. Para investigar e buscar respostas para as perguntas levantadas neste projeto, uma pesquisa qualitativa será realizada, buscando através de entrevistas semiestruturadas e investigação documental e bibliográfica o arcabouço para a análise do conteúdo. As análises correspondentes à temática gênero percorrerão os estudos dos teóricos clássicos da área, como: Louro, Pedro, Scott, Matos entre outros, que possibilitam um olhar ampliado sobre o tema.