Banca de DEFESA: REGIANI FRANCEZ NOVAK

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGIANI FRANCEZ NOVAK
DATA : 18/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/wfr-pjdi-zas
TÍTULO:

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE CRIANÇAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA FAMÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

NARRATIVAS INFANTIS. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. EDUCAÇÃO INFANTIL


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. A pesquisa se inscreve no campo da educação em diálogo com/entre a sociologia da infância, a sociologia, a filosofia, a antropologia e, os desdobramentos desse percurso interdisciplinar, auxiliou na ampliação do entendimento de conceitos centrais ao estudo, como: criança, infância, narrativas infantis, institucionalização da infância, tecidos aos moldes de uma artesania etnográfica. Partiu se dessas prerrogativas teórico conceituais para o delineamento do objeto de preocupação desta pesquisa, que contorna a institucionalização da infância em espaço escolar a partir das perspectivas dos sujeitos que a habitam: as crianças. Decorre dessa compreensão a pergunta central desse estudo: a partir das narrativas das crianças, quais as perspectivas sobre o processo de institucionalização da infância em espaço escolar? Para percorrer essa questão, recorreu se à etnografia, com vistas à observação atenta e escuta sensível às narrativas das crianças de um agrupamento, nomeado Pré escolar de 5 a 6 anos, da Educação Infantil instalada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Blumenau SC. Esta proposição atribui centralidade a sujeitos que, historicamente, foram marginalizados e colocados em posição de potencial humano e não como sujeitos no presente. As narrativa s das crianças nos aproximam dos seus diversos modos de experienciar tal institucionalização, dando a ver ajustamentos secundários, ou seja, os seus escapes à ordem instituída pelos adultos. Com esta pesquisa etnográfica com crianças e não sobre elas, é po ssível perceber que, ainda que se tenha demarcado um lugar institucionalizado à infância, as crianças, narradores das suas experiências, nos levam a pensar em uma nova institucionalização, comprometida com o respeito às suas múltiplas maneiras de pensar, s entir e expressar se, com a experiência da infância.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDRÉA SIMÕES RIVERO
Presidente - 1431375 - ROSELI NAZARIO
Interna - 1843283 - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Notícia cadastrada em: 14/05/2021 09:30
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