Narrativas de crianças pequenas sobre o papel da Educação Infantil instalada em uma escola de Ensino Fundamental
Narrativas Infantis. Educação Infantil. Ensino Fundamental.
O texto apresenta uma pesquisa em andamento, a ser apreciado no processo de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú. A pesquisa se inscreve no campo da educação em diálogo com os Estudos Sociais da Infância, mais especificamente, com a Sociologia da Infância que contribui para o entendimento da infância como categoria social do tipo geracional e das crianças como atores sociais, produtoras e reprodutoras de culturas, inseridas numa realidade social que as influencia, mas também é influenciada por elas. Partiu-se dessa prerrogativa conceitual-teórica para o delineamento do objeto de preocupação desta pesquisa, que contorna a institucionalização da infância em espaço escolar e os sujeitos que a habitam: as crianças. Decorre dessa compreensão a pergunta central desse estudo: a partir das narrativas das crianças pequenas, qual o papel da Educação Infantil instalada em uma escola de Ensino Fundamental? Para percorrer essa questão, recorreu-se à etnografia, com vistas à observação atenta e escuta sensível às narrativas das crianças de um agrupamento, nomeado Pré-escolar de 5 a 6 anos, sobre a Educação Infantil instalada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Blumenau - SC. Esta proposição atribui centralidade a sujeitos que, historicamente, foram marginalizados e colocados em posição de potencial humano e não como sujeitos no presente. Até o momento da pesquisa, é possível perceber nuances de lugares construídos para as crianças e por elas, não somente na perspectiva da provisão e proteção, mas também de participação.