Por uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores
Aprendizagem Colaborativa. Sistema Braille. Deficiente Visual. Família. Professores
A presente pesquisa em desenvolvimento faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem como foco investigativo a análise qualitativa de como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema de Leitura e Escrita Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento do deficiente visual. Nesse sentido, o estudo também visa ampliar o conhecimento do Sistema de Leitura e Escrita Braille que é indispensável para a independência e a autonomia das pessoas com deficiência visual. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental ao objetivar a interpretação do fenômeno investigado a partir do seu contexto histórico-cultural. A elaboração da análise está em andamento, e até o momento identificamos a necessidade de trazer para a discussão a relação família e professores, bem como o aprendizado do Sistema de Leitura e Escrita Braille para potencializar os processos pedagógicos inclusivos ao deficiente visual.