Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSEMARA CRISTINA SCARTOM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSEMARA CRISTINA SCARTOM
DATA : 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Google Meet
TÍTULO:

Por uma aprendizagem colaborativa do Sistema Braille entre família e professores


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Colaborativa. Sistema Braille. Deficiente Visual. Família. Professores


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A presente pesquisa em desenvolvimento faz parte da linha de pesquisa: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem como foco investigativo a análise qualitativa de como os processos educativos de uma aprendizagem colaborativa do Sistema de Leitura e Escrita Braille entre família e professores podem contribuir para o desenvolvimento do deficiente visual. Nesse sentido, o estudo também visa ampliar o conhecimento do Sistema de Leitura e Escrita Braille que é indispensável para a independência e a autonomia das pessoas com deficiência visual. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Almeida (2002), Bruno (1993), Carvalho (2012), Mazzotta, (1996), Vigotski (1988), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Em termos teórico-metodológicos, utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental ao objetivar a interpretação do fenômeno investigado a partir do seu contexto histórico-cultural. A elaboração da análise está em andamento, e até o momento identificamos a necessidade de trazer para a discussão a relação família e professores, bem como o aprendizado do Sistema de Leitura e Escrita Braille para potencializar os processos pedagógicos inclusivos ao deficiente visual.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Externa à Instituição - MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Presidente - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Notícia cadastrada em: 13/01/2021 11:18
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05