Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA DE SOUZA CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DE SOUZA CAETANO
DATA : 24/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Google Meet
TÍTULO:

Experiências e subjetividades na ausência do sentido da audição – entre o gesto e a oralidade


PALAVRAS-CHAVES:

Surdez. Experiências. Língua. Subjetividades.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Os saberes produzidos a respeito das pessoas com surdez, as diferentes práticas educacionais direcionadas a elas acarretaram classificações binárias como: surdo x deficiente auditivo; diferente x deficiente, representações teóricas e sociais das quais emergem discussões, contradições e tensões no modo de entender e conceber a surdez. Nesse sentido, este estudo em desenvolvimento, tenciona dar visibilidade às diferenças que compõe esse universo surdo, principalmente no que tange a questão linguística. Diferenças essas que estão intrinsecamente relacionadas a como a pessoa com surdez significa sua condição corpórea através das experiências vividas no mundo social. Sob a ótica subjetiva dessas pessoas há intenção de transcender às argumentações teóricas que partem em defesa de um modelo a ser seguido, ou de um lugar determinado a ser ocupado, sem sustentar uma visão colonizadora, e sim a existência, a constituição singular da pessoa com surdez enquanto ser no mundo. Na intenção de abrir espaço para o múltiplo e valorizar a voz do sujeito com surdez, este estudo tem como objetivo geral descrever e compreender as vivências e experiências sociais de três sujeitos com surdez profunda, constituídos por diferentes modalidades linguísticas entre eles (oralizado, sinalizado e bimodal). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o método estudo de caso baseado em história de vida (ANDRÉ, 2012), onde utilizamos a entrevista semiestruturada para coleta dos dados, os quais estão em análise sob o prisma teórico da Análise Textual Discursiva (ATD). Para dialogar com os resultados dos dados apreendidos usamos como base a perspectiva teórica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e de seus intérpretes, que conduzirão nosso olhar para as subjetividades expressas por meio dos significados atribuídos às experiências do corpo vivido na ausência do sentido da audição, ainda buscamos nos aproximar das contribuição dos estudos de Lev Vigotski (1896-1934) no que tange à educação e à deficiência, ao considerar que pessoa com surdez não parte da concepção de incompletude ou incapacidade, mas sim de um ser humano em potencial para desenvolver-se. Por fim, as análises em andamento contribuirão para pensar a surdez sob a ótica das experiências e subjetividades surdas, principalmente no que concerne às diferenças linguísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Externa ao Programa - 2265320 - MAGALI DIAS DE SOUZA
Presidente - 2253759 - ROGERIO SOUSA PIRES
Notícia cadastrada em: 13/01/2021 11:04
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