Direito à educação infantil e divisão sexual do trabalho: a inclusão da mulher trabalhadora em um sistema excludente
Educação infantil. Classe trabalhadora. Divisão sexual do trabalho.
Este trabalho é produto de uma pesquisa em desenvolvimento que discute a omissão do Estado no seu dever de garantir educação pública gratuita para crianças pequenas. Pretende problematizar os impactos das políticas públicas relacionadas ao oferecimento de vagas em unidades de educação infantil na vida de mulheres trabalhadoras, a partir da realidade da rede municipal de ensino de Florianópolis. Por meio da abordagem materialista-histórica este trabalho busca demonstrar como as políticas públicas de Estado relacionadas à educação infantil excluem crianças originárias de famílias trabalhadoras, contribuindo para a exploração da classe trabalhadora no sistema capitalista. O principal objetivo deste trabalho é analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, as políticas públicas relacionadas ao acesso de crianças da classe trabalhadora à educação infantil pública e gratuita e seus impactos na situação de trabalho das mulheres desta classe. A pesquisa bibliográfica está sendo realizada a partir de fontes que tomam por base epistêmica a abordagem marxista, a partir das quais é possível compreender a totalidade e a materialidade da questão apresentada. A pesquisa de campo está sendo realizada por meio de questionários eletrônicos semiestruturados, a partir dos quais estão sendo coletados dados junto às mulheres responsáveis por crianças matriculadas em três unidades de educação infantil da rede municipal de Florianópolis. Partindo do conceito de trabalho, esta pesquisa busca se aprofundar na discussão acerca da situação da classe trabalhadora, da condição da mulher na sociedade dividida em classes e da divisão sexual do trabalho.