OS PROCESSOS EDUCATIVOS NOS JOGOS DIGITAIS DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise de conteúdo em aplicativos para dispositivos móveis
Alfabetização. Processos Educativos. Jogos Digitais. Educação.
Este documento apresenta os apontamentos para qualificação de uma pesquisa de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. Trata-se de um estudo da linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão, cujo tema define-se como os processos educativos nos jogos digitais de alfabetização (JDA). O objeto de estudo são aplicativos de alfabetização disponibilizados na plataforma playstore, encontrados dentro da categoria jogos e da subcategoria educativos. O objetivo geral é investigar os processos educativos presentes no objeto de estudo através da análise de conteúdo. A seguinte questão identifica a problemática norteadora dessa investigação: Os jogos digitais voltados para os processos educativos de alfabetização são pensados com base teórica? Tema e objeto de estudo da pesquisa são problematizados a partir da perspectiva do estado da questão. O texto indica o posicionamento histórico da pesquisa resgatando o surgimento da escrita e da leitura. Nesse processo salienta aspectos tecnológicos que impactaram nos desdobramentos dessas práticas até os dias atuais. Alfabetização, letramento e literacia, conceitos que perpassam o estudo, são definidos, referenciados e delimitados. Igualmente, apresenta-se a concepção de jogo adotada nessa abordagem, circunscrevendo-a nas categorias educativo e digital. Metodologicamente, temos uma pesquisa teórica, básica, não aplicada, de objetivos exploratórios, com aspectos qualitativos e que faz uso de procedimentos bibliográficos e documentais. O instrumento de análise caracteriza-se na abordagem da análise de conteúdo que está em fase de seleção dos jogos.