Banca de DEFESA: DAVID ROBERT BERTO LIMA

DISCENTE : DAVID ROBERT BERTO LIMA
DATA : 15/04/2024
LOCAL: Sala F-106, Bloco F

Ensinar aprender e avaliar: um olhar sobre o processo de aquisição de leitura dos estudantes de 4° e 5° anos no CAIC Ayrton Senna da Silva

Leitura, Língua portuguesa, anos iniciais, 4º e 5º anos.

O estudo desenvolvido integra a linha de pesquisa “Processos Formativos e Políticas Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto Federal Catarinense – IFC, do Campus Camboriú. Como problematização da pesquisa, questionou-se: Como as práticas de ensino de leitura, como processo receptivo-ativo-apreciativo do discurso de outrem, feitas por professores Regentes de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, possibilitam aos estudantes a aprendizagem desenvolvimental da Língua portuguesa-leitura? Teve-se como objetivos compreender e analisar como as práticas de ensino-aprendizagem de leitura dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º, 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, são planejadas, identificando se há clareza de orientação nos documentos oficiais do município de Balneário Camboriú, de modo a ser possível ao professor perceber/diagnosticar os problemas de leitura. O estudo decorre da necessidade de uma discussão sobre o conjunto de processos de obuchênie de língua portuguesa-leitura no âmbito dos anos iniciais, nas turmas de 4º e 5º anos do EF1 do CAIC Ayrton Senna da Silva, no âmbito da articulação entre as perspectivas teórico metodológicas da BNCC e da Teoria Histórico cultural presentes na Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Com procedimentos de análise documental segundo Stake (2011) e Gil (2008), questionário semiestruturado, conforme Galiazzi (2022). Os principais documentos analisados foram o Parecer CNE/CP 15/2017 sobre a BNCC, a BNCC, a Proposta Curricular de Balneário Camboriú. Foram, secundariamente, analisados recortes de documentos constituidores dos documentos principais, tais como artigos relativos à educação na Constituição Federal de 1988, aspectos históricos das três LDBs e aspectos de pareceres do concelho Nacional de Educação atinentes ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram os professores regentes dos 4° e 5° anos do EF1atuantes no CAIC Ayrton Senna da Silva. O referencial teórico foi embasado principalmente em Bakhtin (1997; 2009); Vygotsky (1991; 2001; 2017), Saviani (2008; 2013); Mészáros (2017) entre outros. Além disso, prescrevemos de um estado do conhecimento, no qual contemplamos as bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizando a análise dos trabalhos que se relacionam com a presente temática de pesquisa no período entre 2017 e 2022. Para tanto, nossa fundamentação teórica busca empreender uma análise com uma base ancorada em Morosini et. al (2021). Este tema de pesquisa se fez relevante para proporcionar aos professores de anos iniciais da cidade de Balneário Camboriú-SC elementos para fazer uma leitura crítica da Proposta Curricular, tendo em vista a organização de um projeto de Obuchênie de Língua Portuguesa-leitura.

Presidente - 3803554 - MARILANE MARIA WOLFF PAIM
Interna - 1988805 - SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Externo à Instituição - VILTON SOARES DE SOUZA - IFMA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 07:59