Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYSE NARA SABEL VIEIRA

DISCENTE : DEYSE NARA SABEL VIEIRA
DATA : 02/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/vpj-hcfu-ggp

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO COMO PRÁTICA FORMATIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Gestão Democrática Escolar. Conselho de Classe Participativo. Ensino Médio. Participação dos estudantes. Processos Formativos.

Este trabalho de pesquisa objetiva investigar o Conselho de Classe como prática participativa e formativa dos estudantes de uma escola de Ensino Médio. É norteado pela questão problema: Como o conselho de classe participativo contribui com a formação dos estudantes de ensino médio de uma escola pública estadual no município de Gaspar? Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo principal analisar a participação dos estudantes no Conselho de Classe e a relação com a formação dos mesmos. Utiliza, para gerar dados, uma abordagem qualitativa de pesquisa com características procedimentais da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A partir de algumas categorias de análise do Materialismo Histórico Dialético serão analisados os dados, utilizando como estratégia metodológica Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004), e interpretada à luz dos teóricos que discutem a temática e que norteiam este estudo. Inicialmente, parte de uma contextualização histórica do tema e sua relação com a gestão democrática, seu papel na efetivação das práticas democráticas na escola. Apresenta histórico de como vem sendo realizado o Conselho de Classe participativo na escola. Em seguida, ao analisar os dados coletados por meio de formulário e de entrevista semiestruturada, traz considerações e apontamentos sobre o Conselho de Classe Participativo na formação dos estudantes destacando alguns aspectos para aprimorar e ampliar os espaços de participação dos estudantes dentro da instância. Como resultados iniciais da pesquisa de campo, observa-se que os estudantes consideram sua participação mais efetiva na primeira etapa do Conselho de Classe Participativo, o pré-conselho, e que esta corrobora com um ensino-aprendizagem de qualidade e formação crítica. Contudo, entendem que o conselho de classe, por si só, não garante uma participação ativa e efetivamente democrática no contexto escolar, pois ainda é limitado por sua premissa institucionalizada e burocrática.

Externa à Instituição - DESIRÉ LUCIANE DOMINSCHEK
Interna - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA