Banca de DEFESA: RICARDO FLORÊNCIO DOS PASSOS

DISCENTE : RICARDO FLORÊNCIO DOS PASSOS
DATA : 20/10/2021
LOCAL: Videoconferência (Google Meet) meet.google.com/fcn-uxhp-znx

EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: REPRESENTAÇÕES DOS IDOSOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE PARA TERCEIRA IDADE (UATI/UFSC)

Gerontologia Educacional. Educação Não Formal. Inclusão Social. Universidade Aberta à Terceira Idade.

Esta pesquisa aborda sobre o tema das Universidades Abertas à Terceira Idade, que se inserem no campo do Direito Educa-cional, conforme os pressupostos da educação não formal, a partir das representações dos idosos, que participam do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC), considerando os aspectos físicos, sociais e psicológicos. Compreende-se a educação como formação integral, com uma proposta humanizadora e personalizada (TRIL-LA, 1987; GOHN, 2006; HOZ, 2018; DOLL, 2008), ressaltando três aspectos centrais: a perspectiva do curso da vida obser-vada na gerontologia (CACHIONI, 1998; 2006; QUADAGNO, 2014), a compreensão crítica – aplicada à educação (MÉS-ZÁROS, 2005; VIGOTSKI, 2011; FREIRE, 1996) e ao mercado de trabalho e às organizações internacionais (LEHR, 2016; SPRING, 2018; ANTUNES; ALVES, 2004) - e a importância do acolhimento, assistência e valorização do idoso, de modo a romper a marginalização e exclusão (ARGENTIN, 2019; SAVIANI, 1991, 1994; BOSI, 1994) e a garantir a igualdade perante a lei e a inclusão social, esta compreendida como processo social que envolve as dimensões da educação e do envelhecimento (CARVALHO, 2013). O objetivo da pesquisa consiste em analisar as representações dos idosos participantes do NETI/UFSC, tendo em vista o debate sobre a qualidade de vida, educação não formal, a inclusão enquanto processo social e o envelheci-mento. Já os objetivos específicos são: (1) Discutir a produção acadêmica a partir do estado do conhecimento de pesquisas educacionais quanto ao conceito de idoso, papéis sociais, trajetória de vida, inclusão social e educação não formal; (2) Refletir criticamente sobre os aspectos históricos que envolvem a velhice, os processos sociais de inclusão e exclusão e as políticas educacionais no âmbito mundial e brasileiro; (3) Caracterizar o objeto de estudo, envolvendo a história das UATIs e tendo como foco o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC (NETI/UFSC); (4) Problematizar os dados coletados sob o con-texto da educação não formal e da representação dos participantes do NETI sobre a qualidade de vida e a inclusão. Caracteri-za-se a pesquisa como de abordagem qualitativa, reflexiva e descritiva, pertencendo à Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão, do Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC). Como ponto de partida, foi realiza-do um levantamento bibliográfico e de publicações acadêmicas referentes ao tema estudado, sob a forma de estado do conhe-cimento (BRIZOLA; FANTIN, 2016; MOROSINI, 2015). Em seguida, mapearam-se categorias de análise, com base na perspectiva crítica, contrária à “coisificação humana”, e na literatura que enfatiza a centralidade da dignidade humana no processo educacional, com o intuito de ressaltar a importância da formação crítica e perscrutadora do educando. A deflagração da pandemia do COVID-19 levou uma adaptação da metodologia e, com o intuito de captar a representação social dos idosos (CHARTIER, 1995), optou-se pela entrevista virtual coletiva e o uso de questionário eletrônico enviado para grupos de What-sApp em que os participantes do NETI receberam o material durante esse período de atividades on-line. Na análise dos dados, assume-se a perspectiva analítico-interpretativa (ROSENTHAL, 2014), dividida em dois momentos distintos, consonantemen-te aos apanágios mencionados anteriormente de abordagem qualitativa, reflexiva e descritiva. Em primeiro lugar, houve a tabulação do primeiro questionário, que serviu de parâmetro para a elaboração do roteiro utilizado na entrevista coletiva. A qualidade de vida, assim como a percepção individual da idade, foi analisada como aspecto subjetivo – como elementos que, em última análise, formam as representações sociais – frente às questões objetivas - físicas, psicológicas e sociais (NERI, 1995; 2006; INOUYE, K. et al, 2018). Como resultados alcançados, indica-se a importância da educação ao grupo de idosos participantes do NETI como fomentadora da qualidade de vida, por meio da mobilização de recursos autoeducativos próprios, socialização de conhecimentos e da orientação docente. Em relação à representação social dos participantes, indicou-se a qualidade de vida como decorrente do bem-estar físico, mental e social, estimulados por meio das atividades educacionais da Instituição. A partir da educação não formal e da inclusão como processo social, a particularidade da Educação de Idosos consiste em não se ater à formação e/ou aperfeiçoamento para o mercado de trabalho, enfatizando, sobretudo, o ensino de conteúdos que levam em conta características individuais e a socialização dos conhecimentos, além do processo de extensão cultural para além dos muros da universidade, em que as instituições escolares “educam” a sociedade e a sociedade “educa” essas instituições escolares.

Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Externa à Instituição - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 09:05