Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO FLORÊNCIO DOS PASSOS

DISCENTE : RICARDO FLORÊNCIO DOS PASSOS
DATA : 26/01/2021
LOCAL: Vídeoconferência (Google Meet)

EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: PERCEPÇÕES DOS IDOSOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE PARA TERCEIRA IDADE (UATI/UFSC)

Educação ao Longo da Vida. Inclusão. Universidade Aberta à Terceira Idade.

Na demografia brasileira, há uma tendência de crescimento da expectativa de vida, decorrente do avanço da medicina, saúde pública, elevação do nível de vida, entre outros e, atualmente, considera-se idosa a pessoa com 60 anos ou mais. Esta pesquisa qualitativa, reflexiva e descritiva em andamento, vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão, do Mestrado Acadêmico em Educação do IFC, tem como objetivo analisar as percepções dos idosos participantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI/UFSC), tendo em vista o debate sobre a educação ao longo da vida, a inclusão e o envelhecimento Os participantes serão os idosos matriculados no NETI/UFSC – que no ano de 2019 teve 1.058 inscrições nos cursos presenciais. Para manter contato com os participantes durante a pandemia COVID-19 foram criados 29 grupos de Whatasapp pela instituição, que correspondem ao total de turmas e cursos. Para a coleta de dados, foi elaborado questionário eletrônico semiestruturado no Google Forms e um vídeo explicativo. Está em andamento um teste piloto com o grupo Monitores da Ação Gerontológica, composto por nove integrantes, para o qual foi enviado o vídeo e o questionário, com duas respostas até o momento. O processo analítico envolverá a análise de conteúdo (BARDIN, 2010). O referencial teórico pauta-se na pesquisa bibliográfica e análise de teses e dissertações disponíveis nas plataformas CAPES e IBICT de Programas de Pós-Graduação em Educação. Até o momento, os estudos realizados indicam que as Universidades Abertas à Terceira Idade (UATIs) oferecem oportunidades educacionais e apontam maneiras de contornar estereótipos negativos, se houver compreensão da inclusão como direito e dever.

Externa à Instituição - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Presidente - 2773007 - IDORLENE DA SILVA HOEPERS